Anonim

Não é segredo: os aplicativos de mensagens são uma dúzia em 2017. Com o declínio dos clientes de mensagens instantâneas em meados da década de 2000, parecia que a maioria dos usuários estava indo para um sistema de comunicação exclusivamente baseado em SMS e MMS. Embora aplicativos como o AIM e o Skype continuem existindo nos computadores de mesa e nos primeiros smartphones, a maioria dos usuários de smartphones está acostumada com o que eles costumavam usar nos telefones: usando mensagens de texto básicas para se comunicar com outros usuários.

Veja também o nosso artigo Slack Integration with Trello

Embora as mensagens de texto ainda sejam uma característica principal do aplicativo, algumas coisas levaram à ressurreição de aplicativos de mensagens que não dependem do uso de números de telefone para comunicação. Primeiro, o serviço iMessage da Apple, lançado pela primeira vez para usuários em 2011 com iOS 5, e o aplicativo Messenger do Facebook levaram a um aumento nos aplicativos de mensagens instantâneas. Ambos os aplicativos tinham bases de usuários integradas, com a rede social massivamente popular do Facebook, incluindo o serviço de bate-papo no aplicativo principal, antes de lançá-lo por conta própria, onde já obteve mais de um bilhão de downloads somente no Android e na própria Apple. Comunidade proprietária de iPhone, que compõe uma grande porcentagem da comunidade proprietária de smartphones, especialmente nos Estados Unidos. E enquanto o iMessage exige que seus usuários tenham um dispositivo iOS ou MacOS, a plataforma de mensagens do Facebook funciona em quase todos os dispositivos de computação.

Com o surgimento dessas duas plataformas, vimos os aplicativos de bate-papo se tornarem cada vez mais populares nos últimos cinco anos. Parece que toda empresa deseja participar do jogo de mensagens, e a lista de aplicativos populares de mensagens no iOS e no Android funciona essencialmente como uma sopa de palavras. O WhatsApp teve uma enorme popularidade entre usuários globais, e o WeChat é o aplicativo de mensagens a ser usado na China. Outros aplicativos como GroupMe, Vibe, LINE e Telegram criaram comunidades sólidas, e redes sociais como Twitter e Snapchat também criaram métodos de bate-papo em seus aplicativos para comunicação com outros usuários. Até o Google entrou na loucura das mensagens, com o Google Hangouts, o Google Allo e o Android Messages coexistindo ao mesmo tempo em várias plataformas, cada uma com seu uso distinto.

Mas enquanto aplicativos como Telegram ou Kik podem chamar sua atenção na Play Store, outros dois aplicativos de bate-papo estão em alta há algum tempo. O Slack e o Discord ganharam notoriedade na Web por seus casos de uso e recursos específicos. Ambos os aplicativos foram amplamente abordados por jornalistas e publicações de notícias e estão disponíveis em quase todas as plataformas que você usaria hoje, tornando-os uma ótima opção para usuários que procuram uma opção independente de plataforma em seu aplicativo de bate-papo. Mas decidir qual aplicativo é ideal para você realmente se resume ao que você quer fazer com os aplicativos de mensagens. Tanto o Slack quanto o Discord são plataformas maduras de comunicação, com recursos completos, mas qual é a certa para você? Leia o nosso guia completo abaixo.

Slack

Links Rápidos

  • Slack
    • História
    • Canais
    • Mensagens
    • Ferramentas e recursos
    • Plataformas e Preços
  • Discórdia
    • História
    • Jogos
    • Mensagens
    • Ferramentas e recursos
    • Plataformas e Preços
  • Qual você deve usar?
    • Comunicação
    • Acesso
    • Custo
  • Conclusão

Se você já ouviu falar do Slack realmente depende de quanto tempo você gasta lendo os pensamentos de jornalistas e outros profissionais. Embora o Slack não tenha atraído o público em geral da mesma maneira que vimos a popularidade de soluções de mensagens como o Facebook Messenger ou o iMessage, o aplicativo é amplamente popular entre empresas, jornalistas e outros usuários em equipe que procuram um método de se comunicar com suas equipes e também compartilhar arquivos, imagens e outras mídias. De várias maneiras, o Slack não é apenas um aplicativo de mensagens - é um conjunto completo de produtividade baseado em nuvem, criado para empresas e profissionais se comunicarem com os membros de sua equipe e colegas de trabalho. Mas não deixe que seu traje profissional o engane: o Slack também é ótimo para uso pessoal. Vamos dar uma olhada na experiência completa do Slack e no que você pode esperar ao usar este aplicativo com seus amigos e colegas de trabalho.

História

A história do Slack começa, estranhamente, não como um produto em si, mas como uma ferramenta interna usada durante o desenvolvimento do Glitch , um jogo MMO independente baseado em navegador lançado em 2011 pela equipe de desenvolvimento Tiny Speck. O jogo foi o primeiro lançamento de Tiny Speck, mas a equipe continha alguns desenvolvedores de alto nível, principalmente Stewart Butterfield, co-criador do site de compartilhamento de imagens Flickr. Embora o Glitch tenha sido bem recebido pelos críticos e jogadores no lançamento em setembro de 2011, o aplicativo voltou ao status beta em novembro e acabou sendo encerrado em dezembro de 2012. Embora o Glitch tenha sido uma experiência de curta duração, a ferramenta que Tiny Speck havia desenvolvido ao lado do aplicativo, evoluíram para o principal produto. Butterfield e o restante de sua equipe perceberam que estavam envolvidos em algo com seu sistema de comunicação interno e, depois de reduzir o tamanho da equipe de desenvolvimento para apenas dez membros principais, começaram a trabalhar no Slack, ou “Log pesquisável de todas as conversas e conhecimentos”.

Embora seja um aplicativo de comunicação geral, o Slack foi realmente destinado a assumir o uso de e-mail e outros aplicativos de produtividade que as empresas usam diariamente. Desde o início, a empresa, a mídia e os editores posicionaram o aplicativo como um "assassino de e-mail", algo que poderia ser usado para remover completamente a necessidade de enviar e-mails diariamente a seus colegas de trabalho para contato. Com a capacidade de classificar suas mensagens e conversas em canais, sincronizar com o software já existente, como o Microsoft Office, e oferecer suporte a uma ampla variedade de tipos de arquivos e uploads, não é de admirar que as equipes tenham encontrado o Slack perfeito para seu fluxo de trabalho. Mas Slack o aplicativo para você? E o que o torna tão especial? Embora o aplicativo demore algum tempo para se acostumar, com uma curva de aprendizado bastante íngreme para novos usuários, é também um dos aplicativos de escritório e produtividade mais poderosos que já vimos no mercado hoje, com um rico conjunto de recursos que facilita o uso do aplicativo uma brisa - e às vezes também um fardo.

Canais

Depois de configurar o URL personalizado da sua equipe do Slack para bate-papo, cada usuário pode criar e fazer login na conta e no local de trabalho da sua equipe. O Slack suporta autenticação de dois fatores, o que é bom para usuários que desejam manter suas contas protegidas e protegidas. Depois de carregar em um aplicativo, você verá a interface principal do Slack, bem como o nome do aplicativo: canais. Usando hashtags semelhantes ao Twitter, o Slack permite criar vários canais em um único URL para comunicação, o que significa que o gerenciamento e as equipes podem ter seus próprios serviços de bate-papo, permitindo que a comunicação ocorra organicamente e apenas com as pessoas que precisam se envolver com um conversação.

O sistema de hashtag do Slack para canais é baseado no IRC, ou Internet Relay Chat, um programa de bate-papo on-line mais antigo, que remonta à década de 1990 em termos de uso geral. Embora o IRC esteja em constante declínio há quase uma década e meia, as idéias utilizadas pelo IRC no auge do protocolo ainda são vistas em aplicativos baseados em bate-papo como o Slack, incluindo a capacidade de manter salas de bate-papo persistentes e sempre ativas, opções para grupos e salas particulares e a capacidade de enviar DMs (mensagens diretas) a usuários específicos fora dos canais. O Slack não é construído a partir de um protocolo IRC; em vez disso, o aplicativo baseado em nuvem usa um sistema de back-end proprietário para manter suas mensagens.

Em termos de canais, permite que um grupo tenha várias mensagens acontecendo ao mesmo tempo. Isso pode parecer limitado a certas empresas de 9 a 5, mas organizar suas conversas por esse método é muito mais fácil de ler do que você esperaria. Isso significa que você pode dividir sua força de trabalho em equipes, permitindo que eles conversem sobre seu projeto ou objetivo específico sem distrair outras equipes e membros da equipe do trabalho. Mas isso não para em trabalhos básicos: estudantes universitários responsáveis ​​pelos conselhos executivos de seus clubes podem usar o Slack para gerenciar a comunicação entre projetos específicos e membros do eBoard, colegas de classe podem usar o programa para organizar seus projetos e enviar arquivos entre si, e grandes grupos de amigos podem até usar o Slack como um aplicativo de mensagens poderoso sem se preocupar em derramar seus planos entre diferentes usuários. Os canais são bastante flexíveis quando se trata de visibilidade e recursos. Um canal pode ser definido como privado ou público, permitindo que qualquer pessoa que queira ingressar entre na conversa - ou, por outro lado, impedindo que determinados usuários possam acessar esse canal específico. E, como mencionado, também existem mensagens diretas para permitir que os usuários se comuniquem diretamente sem precisar abrir um novo canal de comunicação.

Mensagens

Embora o método de canais no Slack seja poderoso, um aplicativo de mensagens é tão bom quanto o ato real de mensagens. Felizmente para quem procura um conjunto de mensagens baseado em nuvem, o Slack não é apenas competente em mensagens - é excelente. Além dos recursos de canal e de mensagens privadas discutidos acima, o Slack também suporta chamadas de VoIP e vídeo entre usuários. O aplicativo na Web e em dispositivos móveis como uma interface elegante, permitindo atender chamadas telefônicas de maneira rápida e fácil, sem muito esforço. Como as chamadas são feitas diretamente no Slack, não há troca de contatos ou links externos para se comunicar por meio de uma chamada de voz ou vídeo. Essas chamadas podem ocorrer nos canais público e privado, bem como em uma mensagem direta entre dois usuários.

A interface básica de bate-papo é bastante simples de usar, especialmente no celular. Seus canais disponíveis estão abertos à esquerda da janela de mensagens. Seus canais com estrela estão disponíveis na parte superior da tela, o que permite acessar rapidamente seus canais favoritos no aplicativo. Abaixo de seus canais, estão listadas todas e todas as mensagens diretas que você compartilhou com outras pessoas. Na parte inferior do aplicativo, há opções para definir seu status e disponibilidade on-line, permitindo que você mude ou se esconda como faria em qualquer outro aplicativo on-line. A interface principal de bate-papo ocupa a maior parte do aplicativo em dispositivos móveis e computadores, com uma visualização embutida das conversas de todos. O nome do canal é exibido na parte superior da tela e todos os usuários têm seus próprios avatares e cores de bate-papo abaixo para designar quem está falando e quando. Por fim, na área de trabalho, você pode abrir uma exibição de compartilhamento de arquivos à direita das mensagens, permitindo que o conteúdo seja compartilhado facilmente no aplicativo sem usar o navegador de arquivos do computador.

Na visualização de bate-papo, uma barra de tarefas na parte inferior da tela oferece opções para o uso da interface básica de bate-papo para se comunicar. Seis ícones diferentes na parte inferior da tela oferecem opções para enviar arquivos e outras mídias diferentes para os outros usuários do canal. Um ícone permanente de emoticons permite selecionar e visualizar na própria biblioteca de emojis do Slack, embora você também possa usar a coleção de emojis do seu próprio dispositivo, se preferir acessá-los a partir do teclado de sua escolha. Um atalho para a câmera do seu dispositivo (no celular) permite tirar e enviar uma foto diretamente da interface da câmera do seu dispositivo. Você também pode selecionar imagens da sua galeria usando o terceiro ícone da esquerda. O amplo suporte do Slack aos tipos de arquivo não é segredo, e a anexação de um arquivo permite abrir todas as imagens recentes no seu dispositivo. Os arquivos também podem ser visualizados no sistema de arquivos do seu dispositivo, por isso é fácil compartilhar qualquer coisa que você precise dar à sua equipe ou organização.

Os dois botões finais na barra de ferramentas do Slack permitem que você insira comandos e tags rapidamente. A inserção de um comando é realizada usando o comando "barra" (/) dentro do seu texto. Isso sugerirá uma lista de tags para você se comunicar com seu grupo ou alterar o funcionamento do Slack. Por exemplo, / apps abre o diretório de aplicativos no Slack, enquanto / dm permite que você inicie uma mensagem direta para outro usuário. Enquanto isso, as tags funcionam como uma tag no Twitter ou no Facebook: digite um símbolo em (@), que carregará uma lista de nomes de usuários e contatos dentro desse canal do Slack, permitindo que você os marque em uma mensagem. Isso alertará o usuário que foi marcado em uma mensagem automaticamente. No geral, a interface do usuário do Slack é sólida, com uma aparência profissional sem parecer muito monótona ou entediante. É um aplicativo que permite que você se comunique com amigos e colegas de trabalho, sem que a conversa apareça fora do lugar.

Ferramentas e recursos

Um dos maiores recursos que ainda precisamos abordar é a capacidade de pesquisa do Slack, que é incorporada a todos os canais e facilita a localização de mensagens, usuários e muito mais no aplicativo. Ao selecionar o ícone de pesquisa em um canal, você pode visualizar o histórico de pesquisa e os filtros sugeridos para encontrar a mensagem que está procurando. Embora exista uma curva de aprendizado no Slack, a capacidade de utilizar adequadamente a funcionalidade de pesquisa do Slack é um dos principais componentes para o uso adequado do aplicativo em todo o seu potencial. Por exemplo, pesquisar em: me dentro de um canal carregará todas as mensagens e arquivos que você já enviou no aplicativo, mas enviar de: @ (nome de usuário) carregará todas as mensagens de um usuário específico. A equipe de desenvolvedores do Slack parece entender que esse recurso pode ser difícil de aprender, e o recurso de pesquisa parece sugerir filtros para você usar. A tag de pesquisa permitirá que você pesquise automaticamente todas as mensagens da pessoa que enviou a última mensagem dentro desse canal, por exemplo, ou todas as mensagens dos últimos trinta dias de comunicação. Você pode até procurar mensagens marcadas com estrela usando has: star, o que significa que as estrelas podem agir como mensagens salvas.

Os arquivos também podem ser pesquisados ​​e você pode usar o mesmo sistema de tags detalhado acima para pesquisar arquivos. Isso facilita a localização de um documento de planejamento enviado pelo seu chefe ou líder do projeto ou de uma maquete de pôsteres enviada por alguém na liderança do seu grupo. A pesquisa no conteúdo do Slack é um dos melhores recursos que ele oferece, facilitando a localização de uma mensagem ou documento necessário para continuar seu trabalho. E como você pode pesquisar por canal individualmente, encontrar mensagens é muito mais fácil do que se tudo estivesse em um grande grupo de bate-papo.

O Slack também possui alguns recursos diversos integrados ao aplicativo para facilitar o uso. O aplicativo de desktop suporta o compartilhamento de tela em videochamadas, permitindo que o Slack seja usado como uma ferramenta de apresentação, além de seus padrões de comunicação. As contas de convidado também estão disponíveis no Slack, para que fornecedores externos, freelancers e usuários temporários possam acessar seus canais necessários sem precisar ter acesso total ao seu espaço de trabalho do Slack. O suporte a aplicativos para o Slack foi mencionado brevemente acima, mas vale a pena chamar mais atenção: O Slack possui uma grande biblioteca de aplicativos de terceiros que podem ser conectados ao Slack na área de trabalho, incluindo gerenciamento de arquivos pelo Google Drive, compartilhamento de arquivos de código-fonte pelo GitHub e o capacidade de rastrear seus números de vendas diretamente no Slack with Salesforce. Esses complementos e bots são ferramentas incrivelmente poderosas para os usuários e empresas aproveitarem e podem economizar muito tempo durante o uso normal.

Um lugar em que o Slack fica aquém é sua personalização. Para melhor ou pior, o aplicativo parece mais ou menos o mesmo para todos os usuários, sem a capacidade de alterar as cores dos menus ou da interface geral, dificultando a personalização e fazendo com que o aplicativo pareça ser seu. O Slack também não permite que você trabalhe em mais de um espaço de trabalho ao mesmo tempo; portanto, se você é um freelancer envolvido em vários grupos do Slack, alterna entre as duas contas frequentemente para manipular os dois grupos.

Plataformas e Preços

Sem surpresa, o Slack está disponível para clientes de desktop, Web e móvel, com o aplicativo de desktop dedicado sendo o mais poderoso e robusto dos três. Os aplicativos dedicados para iOS e Android mantêm você conectado em qualquer lugar, e os aplicativos de desktop para Windows e MacOS garantem que você esteja conectado, independentemente do sistema operacional de sua preferência. Os usuários do Linux podem fazer o download do aplicativo beta de desktop para suas máquinas, enquanto os usuários do Chrome OS precisarão confiar no cliente da Web para conversar. Dito isto, o Web client pode executar a maioria das mesmas tarefas que seus irmãos dedicados.

O Slack, como a maioria dos outros aplicativos de bate-papo no mercado hoje, opera em um modelo freemium. Para a maioria dos usuários e organizações, o aplicativo é gratuito, com suporte para até 8.462 usuários por canal. Para usuários gratuitos, o Slack limita algumas das habilidades do aplicativo, incluindo apenas a pesquisa de 10.000 mensagens em um espaço de trabalho e a limitação de aplicativos a dez integrações de terceiros. A inscrição em uma conta paga - com os preços padrão do Slack ou Plus - desbloqueia novos recursos com os quais a maioria dos usuários não comerciais não se importa. O acesso de convidado está incluído nos dois planos, assim como a autenticação da conta do Google (em vez de se inscrever em uma conta Slack padrão) e a capacidade de implementar a autenticação de dois fatores obrigatória. As videochamadas em grupo e o compartilhamento de tela estão disponíveis apenas nos planos Standard e Plus; usuários gratuitos podem acessar apenas chamadas individuais. Por fim, o pagamento do plano padrão do Slack desbloqueia 10 GB de armazenamento em nuvem para cada usuário, e a conta Plus dobra para 20 para cada membro da equipe. Enquanto isso, o plano gratuito fornece apenas 5 GB de armazenamento para todos os usuários, uma redução notável no armazenamento.

A maioria das equipes pequenas e usuários básicos provavelmente será capaz de manter o plano gratuito sem perder muitos recursos e utilitários avançados. Para uso comercial, pequenas e locais empresas provavelmente acharão que o plano Padrão se encaixa bem. Cobrança de folga por usuário em bases mensais e anuais, tornando-o um plano caro, dependendo de quantos membros da equipe você trabalha em um espaço de trabalho. O plano padrão custa US $ 6, 67 por usuário por mês, ou seja, uma equipe de 15 usuários gasta cerca de US $ 100 por mês no plano anual (em outras palavras, US $ 1200 por ano). Se você deseja pagar mensalmente, e não anualmente, pode, mas o preço aumenta para US $ 8 por usuário por mês, o que significa que a mesma equipe de 15 usuários gastará US $ 120 por mês para acessar o Slack. Quanto ao modelo Plus, recomendamos apenas se você é uma empresa ou estabelecimento comercial de médio a grande porte. Além disso, as empresas administram US $ 12, 50 por usuário por mês anualmente ou US $ 15 por usuário em uma programação mensal.

Como dissemos, a maioria dos usuários que lê este artigo provavelmente pode seguir o plano gratuito de uso, especialmente estudantes universitários ou qualquer outra pessoa que queira usar o Slack para suas necessidades pessoais ou ocasionais. Os usuários profissionais do Slack podem desejar os benefícios adicionais das versões premium do Slack Standard ou Plus, mas, caso contrário, seguem o plano gratuito. Com isso, você obtém a maior parte do que deseja do aplicativo sem exigir que você pague pelos recursos que você não usaria de qualquer maneira.

Discórdia

O Slack pode ter começado a vida como uma ferramenta usada pelos desenvolvedores de jogos, mas o Discord se relaciona com a indústria de jogos sob uma luz totalmente diferente: concentrando-se nos próprios jogadores. Diferentemente do foco do Slack no profissionalismo, o Discord nasceu da necessidade de uma maneira de se comunicar com outros jogadores enquanto jogava videogames competitivos ou cooperativos online. Embora o aplicativo tenha um aplicativo completo baseado em bate-papo, além de clientes para Windows, MacOS, Android e iOS, o aplicativo é conhecido principalmente por sua interface VoIP que permite chamadas sem latência em um servidor Discord dedicado, contribuindo para uma melhor experiência de jogo e gravação do que qualquer coisa que você veria através do Skype ou do Google Hangouts. Vamos dar uma olhada no que torna este aplicativo tão interessante para jogadores e não jogadores.

História

Pode parecer estranho, mas o Slack não é o único aplicativo de mensagens no mercado hoje a nascer de um jogo multiplayer online com falha. A história da Discord começa com o lançamento do OpenFeint em 2009, uma plataforma social móvel para jogadores em Android e iOS (então conhecido como iPhone OS). Qualquer pessoa que possuiu um dispositivo iPhone, iPod touch ou Android nesse período provavelmente tem algumas lembranças (desculpas) tênues do OpenFeint, especialmente se eles jogaram o popular e infindável corredor Jetpack Joyride , que conta com o suporte do OpenFeint nativo no aplicativo. O OpenFeint também teve suporte de outros jogos para celular populares da época, incluindo The Moron Test , Robot Unicorn Attack e Fruit Ninja . Apesar da prevalência da plataforma desde o seu lançamento até 2011, o OpenFeint não demorou muito para este mundo, sendo encerrado permanentemente em 2012 após ser comprado por uma empresa japonesa de jogos em 2011.

Jason Citron, um dos principais desenvolvedores e fundadores do OpenFeint, usou o dinheiro da venda do OpenFeint para abrir o Hammer and Chisel, um estúdio de desenvolvimento de jogos, em 2012, no mesmo ano em que o OpenFeint fechou definitivamente. O primeiro jogo deles foi o Fates Forever , comercializado como o primeiro MOBA (arena de batalha multiplayer online - pense em League of Legends ou DOTA 2 ) para dispositivos móveis. Embora o jogo tenha recebido uma recepção geralmente positiva após seu lançamento no iPad em 2014, o Fates Forever não conseguiu gerar nenhum tipo de popularidade com o público, deixando o aplicativo descontinuado e indisponível para download na App Store em 2015. Enquanto trabalhava no aplicativo, Disse Citron ao VentureBeat em uma entrevista em 2015 que sua equipe teve problemas ao tentar se comunicar enquanto jogava outros jogos online, apontando especificamente problemas com aplicativos de VoIP como Skype e Google Hangouts. A maioria dos aplicativos de VoIP está sobrecarregando os sistemas, e jogar no seu dispositivo móvel ou computador enquanto hospeda um bate-papo por voz simultaneamente pode causar lentidão significativa e uso de recursos.

Isso levou Citron e sua equipe, após o fracasso do Fates Forever , a começar a trabalhar em um novo sistema de VoIP construído com jogadores em mente que não dependiam de tecnologias mais antigas ou forçavam os usuários a compartilhar endereços IP. O software foi lançado ao público em maio de 2015 e, embora o aplicativo não atinja um público tão grande quanto o Slack, para alguns usuários, é insubstituível.

Jogos

Sem surpresa, o principal público da Discord é a comunidade de jogadores e, mais especificamente, todos e quaisquer usuários que procuram uma experiência sem atrasos enquanto jogam online, no console ou no PC. Aplicativos como o Skype têm um histórico infeliz de sistemas de tributação e outros dispositivos, dificultando a obtenção de uma conexão forte no jogo sem sofrer atrasos ou lentidão que podem custar ao jogador uma vitória decisiva no jogo. Embora outras soluções VoIP baseadas em jogos já existissem antes - principalmente no Teamspeak - esses aplicativos costumam ser complicados de configurar, exigindo a troca de endereços IP em vez de usar um sistema de contato básico semelhante ao que vimos em aplicativos como Skype ou Hangouts . Esses aplicativos também não oferecem aplicativos móveis dedicados, limitando sua utilidade a interfaces apenas para PC.

Isso não significa que o Discord não esteja se limitando ao público dos jogos, mas significa que o jogo está muito claramente posicionado para os jogadores. O logotipo do Discord foi projetado para se parecer com um controlador de jogo, e a primeira página do site exibe ilustrações de fones de ouvido e controladores de jogos. O aplicativo também toma nota de algumas coisas muito específicas dos jogadores durante a instalação, incluindo um reconhecimento de memes enquanto o aplicativo verifica se há atualizações ao abrir. Novamente, isso não quer dizer que você precisa ser um jogador para usar o Discord, mas o Discord certamente se concentra nos jogos e na comunidade de jogadores, e você se sentirá mais à vontade aqui como jogador do que como empresário ou anunciante.

Mensagens

Dito isto, para o que o aplicativo foi criado não importa realmente. O que importa é a capacidade do aplicativo fornecer uma experiência positiva de mensagens em seu aplicativo e, felizmente, para a base de usuários do Discord, ele o faz de maneira excelente. Ao contrário do Slack, o Discord concentra sua energia principalmente em seus recursos de VoIP, e eles se destacam entre a multidão aqui. Testando chamadas entre o Discord, o Skype e o Google Hangouts, houve um atraso perceptível no Hangouts e, principalmente, no Skype que, embora não sem alguns milissegundos de atraso, o Discord conseguiu evitar principalmente. E embora o Hangouts seja um serviço de bate-papo baseado na Web, o Discord conseguiu tributar os recursos do computador de teste muito menos do que o que vimos no Hangouts e no Skype, com um menor uso da CPU.

A interface básica do aplicativo na área de trabalho é bastante limpa, com um tema roxo escuro exibido por padrão. Na extremidade esquerda da tela, está a tela do servidor, permitindo alternar ou ingressar em um novo servidor, desde que você tenha o convite correto para ingressar em um grupo. Os servidores podem ser públicos e privados; se você deseja iniciar um servidor para você e sua equipe de Destiny para configurar ataques em movimento, é possível criar um servidor em particular. Da mesma forma, servidores públicos podem abranger qualquer quantidade de tópicos, tanto relacionados a jogos (RPGs, jogos on-line específicos como PUB: G , etc.), como jogos (anime, quadrinhos, etc.) e não totalmente relacionados a jogos (política servidores são populares, embora não sem o seu quinhão de controvérsia nas últimas semanas). Os servidores NSFW são marcados como tal e pesquisas específicas podem conter ou proibir com base em suas próprias preferências pessoais para o aplicativo. A maioria dos servidores disponíveis no site oficial do Discord Server possui políticas de convite abertas que permitem acessar diretamente a comunidade.

Dentro de um servidor, você encontrará uma interface bastante complexa e bem construída para interagir com o grupo de bate-papo. O painel esquerdo da página está cheio de canais, semelhante ao que vimos anteriormente no Slack. Esses canais estão todos contidos no servidor único e normalmente são rotulados com seu próprio título. Por exemplo, no servidor "Procurando por jogadores", existem vários canais de texto: informações, anúncios, fora do tópico, discussão de jogos e muito mais. Existem também vários canais de voz dedicados a pular para falar, cada um com a capacidade de acomodar até seis pessoas por canal. A interface de bate-papo, entretanto, é relativamente semelhante a qualquer outro serviço de bate-papo on-line, com uma lista de rolagem de mensagens baseadas em texto e uma lista de usuários on-line atuais no lado direito da tela. Você pode ver quando um novo usuário ingressou e quando alguém está digitando uma nova mensagem e se comunicar como desejar. Você também pode silenciar canais específicos, se desejar.

Dito isto, você não precisa usar servidores dedicados se não estiver interessado neles. Como qualquer outro software de bate-papo, o Discord suporta listas básicas de mensagens e amigos dentro do aplicativo e, ao lado da lista de servidores, você encontra sua lista de amigos disponíveis. Adicionar um amigo ao Discord é um pouco mais difícil que no Skype, onde você pode usar endereços de e-mail e nomes de usuário para alcançar seus amigos e familiares na plataforma. Para ajudar a eliminar spam, você precisa do nome de usuário de seus amigos e de uma tag Discord de quatro dígitos, disponível na parte inferior do cliente Discord. Isso permite que você envie mensagens diretas, embora seja necessário acessar um servidor para alcançar um grupo de amigos de uma só vez. Você pode verificar quem está e não está online no aplicativo, visualizando os pequenos ícones na parte DM da página e pode ver sugestões de amigos na página inicial do aplicativo.

No que diz respeito às mensagens básicas, ele funciona tão bem quanto você poderia esperar. As mensagens diretas parecem quase idênticas às que você encontraria em um aplicativo como o Skype, com um feed das mensagens mais recentes para as mais antigas aparecendo de baixo para cima. Você pode fixar mensagens específicas e visualizá-las com uma alternância e adicionar amigos a um DM se precisar marcar usuários adicionais no aplicativo. Um ícone de chamada está localizado na parte superior da mensagem direta, ativando uma chamada VoIP para alcançar seu amigo diretamente no visor do DM. Além disso, o Discord começou lentamente a lançar videochamadas para cerca de 10% de seus usuários no momento da gravação. Ainda não conseguimos testar o recurso, mas assumimos que ele adicionará um novo ícone ao lado do botão de chamada já existente.

Ferramentas e recursos

Os recursos do Discord não são tão destacados quanto os do Slack, construídos mais sobre as especificações e o lado do desenvolvimento do que o visual e útil no uso diário do aplicativo. Mas os recursos são importantes e são o que faz do Discord um dos nossos aplicativos favoritos para chamadas VoIP quase sem atraso. Sem mergulhar em muitos aspectos técnicos, o Discord incorpora recursos como tags e hashtags em seu sistema de mensagens para fazê-lo parecer e agir mais moderno do que o Skype. Como mencionamos, o Discord tem muito menos impacto na CPU do seu dispositivo do que em outros aplicativos de chamada VoIP semelhantes, e a configuração do aplicativo em dispositivos móveis, web ou desktop leva apenas alguns segundos.

Aqui estão os aspectos técnicos: o Discord foi desenvolvido para oferecer suporte à proteção do seu endereço IP e contra ataques DDoS, o que significa que você não terá problemas ao tentar se conectar aos seus amigos on-line através de mensagens diretas ou através de um dos milhares de servidores mantidos pelo Discord. O aplicativo na área de trabalho suporta interfaces no jogo, portanto você não precisará Alt + Tab fora do jogo para ajustar suas configurações de chamada ou visualizar suas mensagens. Você também pode configurar teclas de atalho personalizadas no Discord para ajustar e controlar automaticamente o aplicativo em um jogo ou outro programa. Embora não tenhamos muito espaço para colocar isso, a qualidade das chamadas de voz do Discord é muito superior à que vimos no Skype. Para nossas chamadas de teste comparando o Skype com o Discord, testamos uma chamada entre dois computadores diferentes em duas conexões de Internet diferentes. As duas chamadas usaram as mesmas conexões padrão para os dois aplicativos, juntamente com os mesmos microfones, mas o Discord não apenas soou mais claro que a chamada do Skype, mas houve visivelmente menos atraso entre os dois chamadores.

Também existem melhorias menores na qualidade de vida, como controles de volume personalizáveis ​​para todos os usuários - uma ótima idéia para aquele amigo cujo microfone é sempre mais alto que o de todos os outros - e algumas ofertas sólidas de anexos de arquivos, incluindo imagens, vídeos e outros conteúdo que você pode enviar para seus amigos de jogos. No geral, o aplicativo não é tão cheio de recursos quanto alguns de seus concorrentes, mas o Discord claramente não está tentando ser o vencedor de todos os negócios. Está tentando ser um mestre de alguns.

Plataformas e Preços

No que diz respeito às plataformas da Discord, o aplicativo está disponível em praticamente toda e qualquer plataforma que você possa solicitar. Windows e MacOS? Obviamente, não importa em que plataforma você esteja, você estará pronto. Android e iOS para bate-papos e chamadas em movimento? Também está lá, permitindo que você seja pingado pela sua comunidade de jogadores sempre que lhe apetecer. Jogando em uma máquina Linux caseira? Você também poderá se comunicar lá, com uma plataforma completa criada para Linux. E se você estiver usando o Chrome OS e ainda desejar permanecer conectado aos servidores do Discord, o cliente da Web cuidará do restante de suas necessidades. Basicamente, se você deseja acessar o Discord, pode, e nenhuma plataforma parece ser melhor que a outra. Até a versão web do Discord parece quase idêntica à que vimos nas versões para desktop.

Em termos de preço, o Discord gosta de se vender como um aplicativo de comunicação 100% gratuito em sua lista de recursos e, de fato, você pode usar o aplicativo com todos os recursos, gratuitamente, sem anúncios. Ao contrário do Skype, que exibe banners dentro do aplicativo, a interface do Discord não apresenta s intrusivos ou irritantes incorporados ao aplicativo. De fato, o aplicativo não solicitou nenhum pagamento durante o uso geral ou em nosso período de testes, e nunca tivemos nenhuma limitação ao usar o aplicativo gratuitamente.

A discórdia, no entanto, possui um plano de pagamento: Discord Nitro. Nitro é uma assinatura mensal de US $ 4, 99 que ajuda a apoiar os servidores e o desenvolvimento do Discord, o que lhe concede alguns recursos extras no Discord. O que é legal no Nitro é que, embora os recursos sejam legais, não é nada que você ache necessário para o aplicativo. De muitas maneiras, o Nitro é simplesmente um pacote de vantagens para quem sente que o Discord os beneficia de uma maneira ou de outra, quase como um Patreon. O Nitro concede a você um avatar animado (compatível com qualquer GIF de sua escolha), suporte personalizado a emoji em todos os servidores, um limite de upload maior (a 50 MB por arquivo, acima do limite de 8 MB original) e um selo no seu perfil que mostra outros usuários por quanto tempo você suporta o Discord através do plano de pagamento do Nitro. A empresa também possui uma página de perguntas frequentes, onde eles mencionam ter explorado opções cosméticas opcionais à venda, incluindo embalagens de adesivos e skins para o Discord, mas, a partir de agora, o Nitro é a única parte paga do Discord. Por fim, essa taxa de US $ 4, 99 é cobrada mensalmente, não anualmente, e você pode cancelar a qualquer momento.

Qual você deve usar?

Essa é uma pergunta difícil, porque, de várias maneiras, o Slack e o Discord atendem a dois nichos de audiência diferentes, embora com algum crossover. O Slack se concentra principalmente em empresas e grupos, tornando sua prioridade a capacidade de se comunicar com grandes equipes em nível geral e individual. Enquanto isso, o Discord se concentra principalmente em chamadas VoIP com baixa latência e com o menor impacto possível no uso geral da CPU, permitindo que os jogadores joguem jogos online com seus amigos, mantendo uma conexão clara e forte. Esses dois compartilham alguns pontos em comum, especialmente quando você considera o poder dos servidores do Discord, que também oferecem suporte ao canal para se comunicar com diferentes grupos de usuários. Então, qual você deve escolher entre os dois? Tudo se resume a três categorias diferentes: comunicação, acesso e custo.

Comunicação

Esse é o grande, porque, embora o Slack e o Discord ofereçam suporte à comunicação de texto e VoIP (com o Slack também tendo suporte para chamadas de vídeo, algo que ainda não chegou ao Discord em uma distribuição completa, embora deva estar disponível em breve), o Slack foca principalmente em texto e mensagens instantâneas em todas as suas formas, enquanto o Discord é conhecido principalmente por seu serviço de VoIP. Os dois também se concentram em dois públicos muito diferentes, parecendo um pouco como comparar maçãs com laranjas. Mas isso não significa que os dois não sejam comparáveis, porque oferecem muitas semelhanças. O Slack apresenta a enorme vantagem de canais em cada espaço de trabalho que podem ser públicos e privados, facilitando o gerenciamento de diferentes grupos de usuários em um serviço. O Discord oferece um recurso semelhante por meio de sua capacidade de servidor, com a opção de definir alguns canais como "Super Secreto". Dito isso, o Slack supera o Discord facilmente quando se trata de canais privados; é muito mais fácil configurar canais distintos no Slack, enquanto o Discord exige um servidor completo com vários canais.

Quando se trata de mensagens diretas básicas, os dois aplicativos são igualmente igualmente poderosos. Ambos enviam notificações push, suportam tags para usuários e tópicos e permitem que várias pessoas entrem em conversas. Ambos também apresentam ótimas interfaces; no geral, fomos atraídos pelo design mais plano e sombrio do Discord, mas isso não quer dizer que o que vimos do Slack foi uma exibição ruim. Ambos facilitaram a navegação no aplicativo e a busca de informações, embora a interface de pesquisa do Slack supere o que vimos no Discord em qualquer dia da semana. De fato, a capacidade de conectar aplicativos ao Slack também cria um computador bastante poderoso, faz do Slack um dos melhores aplicativos de bate-papo do mercado atualmente.

Acesso

O Discord e o Slack estão disponíveis em quase todas as plataformas, e 95% dos usuários encontrarão o aplicativo de fácil acesso no computador ou em qualquer lugar. O Discord é o mais amplamente disponível, com aplicativos dedicados para Windows e MacOS, aplicativos móveis para Android e iOS, um cliente de desktop Linux e um cliente da Web. Realmente não conseguimos pensar em muitos dispositivos não cobertos por esse guarda-chuva; a menos que você estivesse esperando um aplicativo Windows 10 Mobile dedicado para os poucos usuários restantes do Windows 10 Mobile, a maioria dos consumidores não terá problemas para acessar seus DMs e servidores Discord online.

Slack é quase tão disponível, mas apenas erra o alvo do Discord. Você pode acessar o Slack no Windows e MacOS com aplicativos de área de trabalho dedicados, em dispositivos Android e iOS com aplicativos móveis e por meio do Web client. Os usuários do Linux não estão completamente sem sorte, é claro, desde que estejam executando uma distro baseada no Ubuntu ou no Fedora e não se importem em confiar em um produto in-beta. Mesmo assim, o Web client do Slack também está sempre disponível, disponibilizando-o em quase tantas plataformas quanto o Discord. Ah, e um bônus: o Slack ainda tem um aplicativo Windows Phone 8.1 disponível para usuários do Windows Phone e Windows 10 Mobile. Provavelmente não verá nenhuma atualização futura, e o aplicativo ainda está na versão beta, mas está lá.

Custo

Para alguns, isso pode até ultrapassar a comunicação básica como a categoria mais importante. Se você está apenas procurando o que é mais barato, não há dúvida: o Discord é o aplicativo para você. Para desbloquear todo o potencial do Slack, especialmente ao lidar com uma grande equipe de comunicadores e membros, você estará limitado em seu uso e suporte a aplicativos ou pagará centenas de dólares por mês para cada usuário abaixo você. O Slack possui vários recursos excelentes, mas muitos deles são mantidos atrás de um paywall, incluindo seus planos de armazenamento on-line, acesso para convidados e vídeo chamadas em grupo. Dito isto, a maioria dos usuários casuais do Slack provavelmente pode se ater ao modelo freemium, pois a maioria das limitações não se aplica diretamente aos conceitos básicos de bate-papo e canal do aplicativo. Para esses outros usuários, se você estiver usando o Slack for business, há uma boa chance de você não precisar desses recursos e poder continuar usando o plano básico. Isso torna o Slack uma ótima opção para as classes ou clubes da faculdade se comunicarem, mantendo diferentes canais para diferentes casos de uso e grupos.

Dito isto, o Discord esfrega mais ou menos o chão com o Slack em termos de preço puro. Quase tudo no Discord é totalmente gratuito: uso do servidor, hospedagem de servidores, chamadas VoIP para outros usuários do Discord e chamadas VoIP em grupo são gratuitas e fáceis de usar, sem um anúncio à vista. O plano pago para o Discord, chamado Nitro, concentra-se principalmente em fornecer alterações cosméticas ao seu perfil como recompensa por apoiar financeiramente o programa, com a única alteração não cosmética uma diferença no tamanho do upload do arquivo. Não há dúvida: o Discord é o melhor aplicativo para os usuários com orçamento limitado, embora o Slack seja certamente utilizável no plano gratuito.

Conclusão

Não é que Slack e Discord não tenham muito em comum. Eles fazem, sem dúvida, mais do que você esperaria ao comparar um conjunto de comunicação de substituição de e-mail e comunicação baseada em nuvem de classe empresarial com algo projetado por e para os jogadores se comunicarem rapidamente. Mas ambas as plataformas têm recursos de mensagens e VoIP. Ambos permitem servidores ou canais públicos e privados, facilitando a comunicação com pessoas específicas ao mesmo tempo. Ambos são apoiados por serviços em nuvem, permitindo o upload de arquivos em seus servidores para envio a outros usuários, e ambos têm planos gratuitos e pagos de diferentes níveis de recursos.

Mas, honestamente, para a maioria dos usuários, achamos que a decisão será fácil. A maioria dos consumidores normais que procuram um novo aplicativo de bate-papo vai querer conferir Discord over Slack. O aplicativo é feito para um público mais casual e, embora isso não seja profissional, o foco na lista de jogos e amigos faz com que pareça um aplicativo muito mais acolhedor do que a sensação inicial do Slack. Se você está procurando um substituto para o Skype, é incomparável a qualidade das chamadas e a baixa latência, e o aplicativo é fácil de aprender e aprender imediatamente. Além disso, quase todos os recursos são desbloqueados no nível gratuito, com apenas um limite menor de upload de arquivos sendo pago àqueles que não pagam pelo plano Nitro de US $ 4, 99 por mês. Se você estiver interessado em conhecer novas pessoas, a função de servidor funciona bem, e configurar seu próprio servidor leva apenas alguns minutos do seu tempo.

Por outro lado, empresas, startups e jovens profissionais se sentirão atraídos pelo Slack, mas vale a pena notar que o aplicativo só é bom se você tiver usuários suficientes para constituir um espaço de trabalho no aplicativo. Como o Slack não funciona muito bem sem fazer login em uma guia aberta predefinida, você não pode obter a mesma experiência de acessar o aplicativo e conhecer novas pessoas. Mas para as pessoas acima mencionadas que procuram um conjunto de reposição para seus aplicativos de produtividade, você não pode vencer o que o Slack oferece. É um aplicativo poderoso, especialmente para equipes de colegas de trabalho e, embora a qualidade das chamadas por voz não seja tão alta quanto a Discord, as empresas que usam o programa encontrarão a conectividade do aplicativo e a capacidade de pesquisar rapidamente usuários, mensagens, tópicos, e arquivos incrivelmente poderosos.

No geral, nossa recomendação para a maioria dos usuários é conferir o Discord. É um aplicativo VoIP e de mensagens incrivelmente poderoso, e achamos que ele satisfará as necessidades da maioria dos usuários que procuram uma ferramenta para se comunicar, seja jogando ou não. Com seu baixo preço de entrada, ampla disponibilidade e futura implementação de bate-papo por vídeo, o Discord é um dos melhores aplicativos de mensagens que você pode obter hoje.

Então, qual aplicativo você acha que vai usar? Você já tentou o Slack ou o Discord? Você é mais jogador ou profissional? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Slack vs. discord: o que é certo para você?