Anonim

Algo que ainda é relativamente novo é a opção de usar uma placa gráfica dedicada “sem ventilador”. Sem ventoinha significa literalmente que a placa de vídeo tem um dissipador de calor, mas não possui ventilador. Às vezes, você também vê sem ventilador, conhecido como resfriamento passivo.

No momento em que escrevo isso, o Newegg carrega 113 cartões sem ventilador, então você tem uma boa escolha quando se trata deles. Antes de acabar e comprar um, no entanto, você deve estar ciente de algumas coisas.

  1. A Fanless não ultrapassa nem supera as placas de vídeo equipadas com ventoinhas de primeira linha. Se você deseja a melhor capacidade de exibição de vídeo possível, precisará acompanhar os fãs.
  2. Sem ventilador pode resultar em mais calor dentro do gabinete do seu PC. Normalmente, você não encontrará um calor escaldante emitido pelo dissipador de calor em uma placa sem ventilador, mas se você estiver tentando o máximo para manter a temperatura baixa, será melhor usar uma placa equipada com ventilador.
  3. Melhores cartões sem ventilador são grandes. Placas sem ventilador com dissipadores de calor de baixo perfil normalmente não têm um desempenho muito bom porque precisam ser projetadas de maneira a emitir o menor calor possível; portanto, os recursos de vídeo são bastante diluídos. O clock do núcleo é significativamente mais lento e o número de processadores de fluxo será baixo. Cartões sem ventilador com pias altas, no entanto, geralmente têm melhor capacidade, mas ao mesmo tempo são grandes e podem não se encaixar corretamente no seu caso. Sim, ele se encaixa no slot, mas o que envolve o cartão (fios, ventiladores de gabinete, outros cartões etc.) é o que importa.
  4. O Índice de Experiência do Windows está relacionado aos cartões sem ventilador. Este aqui vou falar mais abaixo.

Minha experiência com uma placa sem ventilador no Windows 7 de 64 bits

A placa sem ventilador que eu usei era baseada no chipset nVidia com 512 MB de memória de vídeo e 16 processadores de fluxo. Com base no hardware que tenho, meu Índice de Experiência do Windows classificou meu PC como um 4, 3, o que para todos os efeitos significa "ligeiramente acima da média". Em outras palavras, nem um blazer, mas também um slowpoke.

O DVD e o vídeo baseado na Web seriam reproduzidos sem problemas. O Windows Aero e os jogos, por outro lado, não eram tão bons.

Nas configurações gráficas mais baixas possíveis para o Half-Life 2 , sendo 640 × 480 com tudo “desativado”, os quadros caem após menos de 10 minutos de jogo.

O Windows Aero periodicamente gagueja ao exibir janelas de aplicativos. Além disso, arrastar janelas de um monitor para outro (eu tenho uma configuração de monitor duplo) também resultaria em interrupção / pausa.

Finalmente disse: “Basta!” E voltei para uma placa equipada com ventilador; este em particular. Eu simplesmente queria uma placa de vídeo de orçamento que me permitisse jogar em configurações de vídeo médias e também parasse completamente o Windows Aero.

O cartão vinculado acima fez exatamente isso. Agora posso jogar o Half-Life 2 usando as configurações de tela widescreen com algumas opções decentes de vídeo ativadas, e o Windows Aero não gagueja mais.

O que é interessante, no entanto, é a classificação do Índice de Experiência do Windows que eu tenho agora: 3.6. A queda veio diretamente do relatório "recursos gráficos" e de nenhum outro lugar - mas o desempenho do meu vídeo é notavelmente aprimorado em todos os lugares.

Como eu disse, o Índice de Experiência do Windows está. Eu nunca tomei essa classificação como evangelho antes, e isso apenas reforça minha crença de que a WEI é bs na maior parte.

Você deve usar uma placa de vídeo sem ventilador?

Mesmo que eu tenha acabado de dar um polegar para baixo de cartões sem ventilador, eles têm duas vantagens enormes que não podem ser ignoradas:

1. 100% silencioso
2. A probabilidade de quebra é pequena ou nenhuma

O silêncio de um cartão sem ventilador é óbvio porque não possui partes móveis.

É muito improvável que uma carta sem ventilador nunca seja quebrada porque não há nada para quebrar nela. Um ventilador é mais ou menos a única responsabilidade em uma placa de vídeo dedicada, e, como a maioria das placas gráficas tem ventiladores que não podem ser substituídos, quando esse ventilador morre (e vai acabar), você literalmente precisa jogar a placa e comprar outra.

Ao considerar o uso de uma placa gráfica sem ventilador, tudo depende do aplicativo e não da capacidade de vídeo necessária.

Exemplos de quando placas gráficas sem ventilador servem a um bom propósito

Ambientes de computação hostis

Se o PC estiver em um ambiente sujo, como uma loja de madeira ou garagem, ele ficará sujo rapidamente e qualquer coisa com um ventilador é um risco que mata o computador em pouco tempo. Sem ventoinha é definitivamente mais desejável aqui, porque é uma coisa a menos para quebrar.

Centro de entretenimento PC

Esse tipo de computador deve ficar silencioso, porque você não deseja ouvir os fãs enquanto assiste a filmes. As placas sem ventilador podem exibir arquivos de DVD e vídeo facilmente, portanto, nesta configuração, é uma boa opção.

Retrofitting para computação de longo curso barata

O cartão sem ventilador mais barato custa cerca de 25 dólares. Se você tem uma caixa de computador antiga que deseja dar um pouco mais de "força" com algum hardware de vídeo que basicamente nunca precisa ser substituído durante a vida útil da caixa, a ausência de ventilador é perfeita a esse respeito.

Em uma nota final, sobre os problemas do Windows Aero com uma placa sem ventilador mencionada acima, lembre-se de que é o Windows com gráficos GUI completos. Se você usasse uma placa sem ventilador no XP, não encontraria nenhum dos problemas que eu fiz, porque o Aero é apenas um Vista e sete.

Você deve usar uma placa de vídeo “sem ventilador”?