Um dos principais recursos incluídos no relativamente novo sistema operacional Windows 10 da Microsoft é o assistente de voz da empresa, Cortana. Ele recebeu o nome de um personagem da série Halo, de enorme sucesso da Microsoft, mas serve como concorrente contra coisas como Siri e Google Now ou Assistant. Desde o lançamento como assistente de voz obrigatório do Windows 10, muitas questões surgiram sobre a remoção total da Cortana dos computadores.
Agora, há uma maneira de fazer isso, mas pode não ser uma idéia tão boa quanto você pensa. Aqui está o porquê.
Cortana é um software incorporado
Não é tão simples como desinstalar o Cortana do seu computador. O assistente de voz está incorporado no sistema operacional, o que significa que outros recursos do Windows 10 dependem da Cortana para funcionar. Com isso em mente, desativar ou remover a Cortana do seu computador fará com que funções importantes parem de funcionar, sendo uma delas o recurso de pesquisa interno do Windows. Em outras palavras, você não poderá abrir o menu Iniciar e procurar um aplicativo ou documento no seu computador.
Desativando Cortana
Se você não se importa de perder alguns recursos extras, pode desativar a Cortana muito bem. Não é tão simples quanto parar o processo da tarefa no Gerenciador de Tarefas, pois ele será reiniciado. Os usuários do Windows 10 Home precisarão acessar o Editor do Registro e procurar essa chave:
No painel esquerdo do Editor do Registro, clique com o botão direito do mouse na pasta Pesquisa do Windows e adicione um novo valor DWORD (32 bits). Chame-o AllowCortana e defina seu valor como 0 para desativar a Cortana no seu PC.
Se você é um usuário Pro ou Enterprise, precisará desativá-lo através do Editor de Diretiva de Grupo. Navegue para Configuração do computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Pesquisa . Clique duas vezes em Permitir Cortana e defina as configurações como Desativado . Em seguida, aplique suas alterações e a Cortana foi desativada.
E é só isso! Fiquei preso? Junte-se a nós na seção de comentários abaixo ou nos fóruns da PCMech!