Uma regra geral é que nunca é uma má idéia colocar tanta memória RAM quanto sua placa-mãe pode suportar. Afinal, nunca se pode ter muita memória em um PC (ou laptop).
Eu acredito nessa regra de ouro? Sim, mas com esta condição: coloque tanta memória RAM na caixa do computador que sua placa-mãe suportará, desde que seja do tipo correto .
Agora eu sei que hoje em dia você basicamente não consegue errar a RAM no que diz respeito ao ajuste físico (principalmente porque agora estão todas com chave), mas ainda há algumas considerações, dependendo da velocidade da memória, consumo de energia e operação. próprio sistema.
SO e arquitetura
Uma arquitetura de 32 bits pode endereçar um máximo de 4 GB de RAM; no entanto, em um PC, os únicos sistemas operacionais que podem endereçar os 4 GB completos são UNIX e Linux. O Windows XP não pode devido à "qualidade" do arquivo de paginação, pois permite apenas um máximo de 3, 2 GB endereçável. Quanto ao Vista e Win7, a mesma limitação existe.
As arquiteturas de 64 bits, por outro lado, podem lidar com tanta RAM quanto a placa-mãe suporta fisicamente, seja UNIX, Linux ou Windows. Isso significa que, se você possui uma placa-mãe com capacidade de 24 GB de RAM, o sistema operacional (desde que seja uma instalação de 64 bits e você tenha uma CPU de 64 bits) pode endereçar os 24 GB completos.
Se você está se perguntando "Quão alto eu posso ir?" com placas-mãe de consumidores sobre a quantidade de RAM que eles podem armazenar fisicamente, atualmente a resposta é 128 GB. Sim, ridículo, mas disponível. A RAM é instalada através de 8 sticks de 240 pinos de RAM de 16 GB por peça para obter esse total de 128 GB.
Existe 128 GB no Windows 7 de 64 bits? Sim. O sistema operacional Win7 de 64 bits suporta até 192 GB de RAM - desde que seja Professional, Enterprise ou Ultimate Edition. Se você possui o Home Premium, ele suporta até 16 GB. Se Basic, isso suporta até 8 GB.
Você deve usar a RAM mais rápida disponível?
De um modo geral, não, você não deveria.
Por exemplo, esta placa-mãe monstro que pode ter 128 GB de memória RAM suporta velocidades DDR3 de 1066, 1033, 1600, 1866, 2133 e 2400. Qualquer coisa acima de 1600 é capaz de fazer overclock.
Se você estiver construindo um PC para jogos, é parecido com o curso em que você terá um sistema de refrigeração melhor que a média instalado. Nesse caso, sim, não há problema em ir com a velocidade máxima 2400 e fazer um overclock porque você tem os meios de refrigeração para impedir que tudo sob o capô se transforme em um vulcão.
Se você não gosta de PC para jogos, território seguro é usar o 1600. Digamos que você estivesse criando algo para ser usado como um poderoso conjunto de edição de vídeo em HD. É altamente improvável que você obtenha vantagens reais com a RAM com overclock em comparação com não com overclock. O que importa mais é apenas a quantidade física de RAM que você tem disponível para renderizar arquivos de vídeo de alta qualidade (ou superior) com especificações Blu-ray de alta qualidade. O 1600 será bastante rápido e adequado para esta tarefa, e o sistema de refrigeração usado pode ser simplesmente de 4 a 8 ventiladores de alta qualidade (não se esqueça dos coolers da CPU e do disco rígido) em vez de outros meios como os jogadores usam.
Outro motivo para usar o 1600 é a disponibilidade. Um único stick de 16 GB 1600 custa US $ 100 (um pouco mais barato em outro lugar, mas geralmente US $ 100 / stick é a taxa atual), o que significa que US $ 800 receberão os 128 GB para encher a placa-mãe acima mencionada. Quanto aos custos de 2400, eu não conseguia nem contar porque não encontrei um à venda . Se você encontrar um, por favor, poste um link nos comentários, porque eu também gostaria de saber.
No final de tudo, para a maioria de vocês por aí, se você estiver executando uma CPU de 64 bits e um SO de 64 bits, a RAM de alta velocidade sem capacidade de overclock é o melhor caminho a percorrer.
Notas finais para quem pensa em comprar uma nova placa-mãe em breve
Conseguir uma placa que suporte 128GB é, obviamente, bastante ridículo - mesmo para um jogador. Além disso, não há muita escolha ao usar placas que suportam tanta memória RAM.
No momento, a maior escolha é nas placas que suportam até 32 GB de RAM. O NewEgg no lado da Intel tem 106 deles para escolher, e no lado da AMD existem 57.
Quanto à quantidade de RAM que você deve colocar lá, levar 32 GB completos é um desperdício de dinheiro para a maioria das pessoas. Uma quantidade razoável para começar - especialmente se o orçamento for uma preocupação - é de 6 GB. Os sabores de 64 bits do Win7, UNIX ou Linux funcionam muito bem nisso e são muito rápidos. Se o orçamento não for uma preocupação ou você simplesmente tiver o dinheiro pronto para gastar, use 16 GB. O limite de 32 GB é normalmente reservado para jogadores hardcore e aqueles que precisam de suítes de renderização de vídeo super-rápidas. Para todos os outros, 32 é apenas um exagero. Você pode até dizer que 16 é um exagero.
Pessoalmente, eu corro 8 GB no meu PC. A placa suporta até 16 GB, mas eu nunca cheguei nem perto de utilizar toda a minha RAM, não importa o quanto eu jogue nela (e acredite, eu tentei).
"Se for esse o caso, eu não deveria simplesmente usar uma placa de 16GB-max?"
Não, porque há menos opções lá. Mesmo que você nunca use os 32 GB completos, você terá mais opções com as placas de 32 GB atualmente.