Uma pergunta que frequentemente nos colocamos aqui no TechJunkie é sobre segurança Wi-Fi e, em particular, se a transmissão do SSID Wi-Fi é um risco à segurança. Você deve transmitir seu SSID Wi-Fi ou mantê-lo oculto? Vamos dar uma olhada.
Consulte também o nosso artigo Como configurar chamadas Wi-Fi no Android
O que é um SSID?
O SSID, ou Service Set Identifier, é o nome que o dispositivo vê quando verifica as vias aéreas em busca de uma rede. Se deixado como padrão, o que você nunca deve fazer, geralmente terá o nome do fabricante da sua operadora ou roteador de rede. Se você o tiver alterado, esse nome será transmitido para qualquer dispositivo dentro do alcance.
A idéia de um SSID é informar quais redes estão disponíveis e com que força elas estão. Isso permite que você saiba a qual rede se conectar, a que possui o sinal mais forte ou a que permite acesso público. Se você estiver em casa, obviamente se conectará a esse. Lá fora, a força do sinal é tudo quando se lida com redes públicas.
Seu roteador Wi-Fi transmitirá o SSID periodicamente, juntamente com o canal que está sendo usado e o tipo de segurança. O SSID não é estritamente necessário para que os dispositivos sem fio possam se conectar à rede, mas é transmitido de qualquer maneira.
Você deve transmitir seu SSID Wi-Fi ou mantê-lo oculto?
Em teoria, você acharia mais seguro não transmitir seu SSID, pois exigiria que um hacker descobrisse por conta própria. Quero dizer, por que ajudar o hacker quando você não precisa, certo?
Na prática, ocultar o SSID não faz diferença alguma para a segurança da sua rede. De fato, ele pode criar mais problemas do que resolve. Aqui está o porquê.
Seu roteador Wi-Fi divulga o SSID no farol. No entanto, as informações de SSID e de rede também estão contidas nos pacotes de dados para que o roteador saiba para onde enviá-los quando transmitidos. Portanto, interromper a transmissão SSID não interrompe a transmissão dos dados da sua rede, pois o roteador precisa deles para fornecer tráfego entre dispositivos.
Qualquer hacker com uma simples ferramenta de detecção de rede pode descobrir seu SSID em segundos, mesmo que você não esteja transmitindo. Ferramentas gratuitas, como Aircrack, Netstumbler, Kismet e muitas outras, descobrirão rapidamente o SSID, canal, protocolo de segurança e outras informações.
Ao ocultar seu SSID, você está dificultando a rede, sem adicionar mais segurança à sua rede.
Por que você não deve ocultar seu SSID
Há desvantagens em não transmitir seu SSID, especialmente se você usar um computador legado. O Windows 10 é muito bom em redes Wi-Fi e pode manter uma conexão com uma rede, independentemente de você transmitir ou não o SSID. Versões mais antigas do Windows, computadores que usam adaptadores USB Wi-Fi, alguns telefones e tablets mais antigos têm problemas para encontrar e manter redes sem um SSID.
Em vez de conectar-se à conexão conhecida ou mais forte, os computadores mais antigos e alguns dispositivos móveis optariam por um sinal de menor intensidade com um SSID transmitido. Embora um SSID não seja necessário para criar uma conexão, algo dentro de seus respectivos sistemas operacionais parecia preferir isso.
Sei em primeira mão que o Windows XP e o Windows 7 tiveram esse problema, assim como as versões anteriores do Android. Também tive problemas com um dongle sem fio USB ao desconectar uma conexão em um computador com Windows 10 assim que parei de transmitir o SSID.
Embora não seja necessário ter um SSID para uma conexão estável, obviamente ele está em algum nível, pelo menos.
Como aumentar a segurança do Wi-Fi
Se a desativação do seu SSID não afeta a segurança da sua rede, o que faz? Como você pode manter hackers e indesejados fora da sua rede Wi-Fi?
Há três coisas que você precisa fazer para proteger sua rede sem fio:
- Use criptografia WPA 2
- Use uma chave de rede forte
- Alterar o nome de usuário e a senha no seu roteador Wi-Fi
Idealmente, instale esses três no momento em que desembalar o roteador. A maioria dos roteadores de terceiros aplicará uma alteração de senha no momento em que você fizer login pela primeira vez. Alguns roteadores de provedor de rede não o fazem. De qualquer forma, altere o nome de usuário de 'admin' e a senha imediatamente.
Novamente, muitos roteadores terão como padrão a segurança WPA 2, enquanto outros não. Navegue até a página do seu roteador e provavelmente encontrará a configuração em Sem fio. A configuração Pessoal ou Corporativa não significa muito, a menos que você tenha um roteador de classe executiva, eu costumo usar o WPA2 / Pessoal.
Finalmente, quando você altera seu SSID para algo pessoal, mas não identificável, altere a chave ou a senha de acesso para algo forte também. Quanto mais complicado você conseguir, melhor, desde que você se lembre!