Anonim

OK, agora é hora de realmente começar a fazer algumas redes. Configurar uma rede Ethernet geralmente é muito fácil. A parte mais difícil geralmente vem na passagem dos cabos. Se você estiver conectando PCs em rede em salas diferentes, terá a alegria de passar os fios pelo sótão, paredes etc. Não vou falar sobre como abrir buracos na parede, mas mostrarei como para fazer a configuração de rede real. A parte boa é que a maioria das redes Ethernet é plug-and-play.

Preparação de cabos

Conforme indicado, a execução do cabo para sua LAN Ethernet pode envolver o roteamento de cabos nas paredes e no sótão. E, como prometido, não pretendo mostrar como trabalhar com drywall ou executar cabos. No entanto, existem algumas diretrizes que você pode ter em mente ao planejar a rede:

  • Pense com antecedência em quais salas você deseja cabeamento de rede
  • Pense se você pode, de alguma forma, passar o cabo entre os computadores ou se deseja instalar tomadas de rede reais nas paredes (como uma tomada de telefone)
  • Escolha um local central para o seu roteador / switch. Independentemente de onde o cabeamento vá para sua casa, todos os cabos precisarão ser roteados de volta ao roteador. Portanto, seu roteador precisa estar situado em um local onde todos os cabos possam chegar facilmente, minimizando a quantidade de cabos necessária o máximo possível. Lembre-se também de que o roteador precisará de uma tomada elétrica. No seu caso, você pode gastar o dinheiro em cabeamento extra para poder ocultar o roteador em um local discreto, como um armário, garagem, porão, etc. Ao colocar o roteador em alguma área invisível, você também pode minimizar a quantidade de confusão de cabos visível ao redor dos computadores.

A maioria das lojas que vendem suprimentos para rede vende cabos de rede em comprimentos de até 100 pés ou mais. Se esses comprimentos funcionarem para você, isso é realmente conveniente, porque os conectores já estão no cabo. Porém, se você deseja executar o cabeamento Ethernet em toda a casa, pode ser necessário adquirir o cabeamento Ethernet a granel. Se o fizer, você provavelmente precisará conectar os conectores por conta própria.

Se você precisar preparar seu próprio cabeamento de rede, existem algumas ferramentas necessárias:

  • Grampeador de cabo. Útil para grampear cabos de rede nos rodapés da parede. Uma pistola de grampos padrão não usa os grampos de tamanho certo e pode danificar o cabo.
  • Crimper do cabo. Utilizado para conectar o conector RJ-45 ao cabo de rede. O conector RJ-45 se parece com o conector de um cabo telefônico, embora maior.

O uso de um prensador de cabos é bastante fácil, mas você pode querer praticar um pouco com ele em alguns cabos sobressalentes antes de tentar fazer o que é real. O procedimento geral é o seguinte:

  1. Corte o cabeamento no comprimento necessário.
  2. Use uma decapadora de cabos ou uma faca para raspar cerca de 1 ”do isolamento externo do cabo. Cuidado para não danificar o cabo subjacente.
  3. Dentro do cabo, haverá vários fios: laranja / branco, laranja, verde / branco, azul, azul / branco, verde, marrom / branco e marrom. Separe esses fios um do outro.
  4. Use um cortador de fio para aparar cada fio de forma que fique a cerca de 10 cm da extremidade da luva isolante no cabo.
  5. Coloque o conector sobre o fio e insira os fios no conector. A ordem dos fios coloridos é exatamente a listada acima, da esquerda para a direita.
  6. Insira o conector na ferramenta de crimpagem e aperte a alça.

Se você não quiser cabos soltos, poderá usar tomadas de parede. É bom ter conectores apresentáveis ​​em cada cômodo da sua casa. As tomadas terão a aparência de tomadas de telefone, apenas com orifícios maiores. Ao usar uma tomada de parede, você não precisará de uma ferramenta de crimpagem, a menos que precise crimpar os conectores na extremidade do cabo. É mais fácil conectar um cabo à parte traseira de uma tomada de parede.

  1. Na extremidade do computador do cabo Ethernet, corte o conector, se já houver um conectado.
  2. Separe os fios dentro do cabo, conforme indicado acima.
  3. Conecte cada fio ao conector apropriado na parte traseira da placa de parede. Os conectores geralmente são numerados e codificados por cores. Simplesmente separe os fios, conecte cada fio no orifício direito e feche a conexão. Você não precisa retirar o isolamento do fio primeiro, porque os conectores geralmente têm pequenas lâminas que perfuram o cabo e fazem a conexão com o fio de cobre.
  4. Monte a tomada na parede.
  5. Use um cabo Ethernet mais curto para conectar seu computador à tomada na parede.

Se você deseja colocar mais de um computador em uma única sala, lembre-se de que não precisa executar dois cabos nessa sala a partir do roteador central. Tudo o que você precisa fazer é passar um cabo e, em seguida, colocar um switch nessa sala para fornecer portas extras.

Por fim, se você estiver passando cabos em toda a sua casa ou escritório, seria uma boa idéia etiquetar cada cabo de alguma maneira, para que você possa saber em qual sala esse cabo vai. Com cabos longos espalhados por toda a casa, será um pouco complicado descobrir qual cabo vai para qual cômodo, se não estiverem etiquetados.

Configurando seu switch

Roteadores e switches são essencialmente completamente plug-and-play. Portanto, na maioria dos casos, a configuração do switch é tão simples quanto conectar o cabo de alimentação e conectar todos os computadores a ele usando o cabo CAT5.

Ao instalar um roteador / switch, muitas vezes você pode simplesmente colocar a unidade em uma superfície plana e concluir o processo. No entanto, em alguns casos, convém montar a unidade em uma parede. A maioria deles vem com algum hardware para montagem na parede. Geralmente, ao conectar vários cabos de rede, o peso dos cabos faz com que o roteador / switch se incline para trás ou caia da superfície em que está sentado. A montagem na parede pode contornar esse problema, se houver algum problema.

A maioria dos switches terá uma porta na parte traseira chamada porta "Uplink". Isto é para conectar outros switches a ele. Se você deseja usar um segundo comutador na rede, você deve conectá-lo à porta Uplink no primeiro comutador. Alguns comutadores possuem uma porta Uplink dedicada. Outros usarão a porta de número mais alto como a porta Uplink, juntamente com um pequeno switch para selecionar se essa porta está operando como uma porta Uplink ou normal para outro computador.

A porta rotulada "WAN" ou "Internet" é reservada para conectividade com a Internet a partir do seu modem a cabo ou modem DSL, onde o cabo CAT-5 vai diretamente do modem para a porta rotulada "WAN" ou "Internet".

Configurando seus adaptadores de rede

Acima, discuti os diferentes estilos de adaptadores de rede. Supondo que você já instalou o adaptador, agora você precisa configurar o seu computador para usá-lo. O Windows XP e alguns outros sistemas operacionais detectam automaticamente o dispositivo Ethernet e o configuram automaticamente. Não são necessários drivers adicionais. Se o seu sistema operacional não fizer isso, no entanto, você precisará usar o disquete ou CD-ROM que acompanha o dispositivo para instalar os drivers no seu computador.

Quando terminar, abra a caixa de diálogo Conexões de Rede no Painel de Controle. Você verá uma lista de todos os métodos disponíveis para o seu computador se conectar a uma rede. As conexões ativas ficarão azuis, as conexões inativas ficarão acinzentadas. Se a conexão estiver ativa, mas desconectada, você verá um X vermelho sobre ela. Quando os cabos estiverem conectados corretamente à sua conexão Ethernet e a alimentação estiver ligada, você não verá um X vermelho em "Conexão de área local". Caso contrário, você pode ter um problema de fiação. Para isolar se é um problema de fiação, tente outro cabo e veja se o X desaparece. Nesse caso, você sabe que é um problema com o cabo original. Caso contrário, olhe para o seu roteador. Se a luz de atividade não estiver piscando, você pode ter um problema de software ou driver.

Verificando se há uma conexão "ativa"

Todas as placas de rede possuem uma luz verde ou âmbar que indica se a conectividade está ou não presente. Se a luz estiver acesa, a conectividade existe. Se estiver desativado, a conectividade não existe.

No roteador, quando um computador for conectado com êxito, uma luz aparecerá ao lado da porta à qual está conectado. Por exemplo, o primeiro computador está conectado à porta 1. A porta 1 do roteador deve estar ligada para indicar uma conexão bem-sucedida. Nota: A NIC de um computador não se conectará a um roteador, a menos que esteja fisicamente ligado.

Se, por algum motivo, a luz de status estiver apagada na NIC, verifique se o cabo CAT-5 está conectado corretamente.

Se, por algum motivo, a luz de status estiver apagada no hub ou roteador, verifique se o cabo CAT-5 está conectado corretamente e se o roteador está ligado.

Sumário

Isso é basicamente tudo o que você precisa saber para fazer a configuração física real de uma LAN Ethernet. Há mais o que fazer para configurar o compartilhamento de arquivos e outras coisas, e isso será abordado mais tarde.

Configurando uma LAN Ethernet com fio