Anonim

Configurando um PC Virtual

Alguma vez você já quis testar algum software no seu computador sem o risco de estragar tudo? Isso é uma coisa bastante comum de se fazer. Há muitos softwares anunciados na Internet para executar ações como antivírus, anti-spyware, otimização de registro e outras tarefas no nível do sistema. Este não é o tipo de software que você gostaria de testar no seu computador principal, porque se algo desse errado, poderia atrapalhar o seu PC. Muitas pessoas tiveram a experiência de testar um otimizador de registro, por exemplo, e descobriram que ele destrói totalmente a instalação do Windows. A única solução, então, é reinstalar. E testar aplicativos de combate a spyware ou vírus geralmente envolve infectar propositalmente um PC com vários malwares e ver a eficácia do utilitário na detecção e remoção. Você pode ter se perguntado como vários sites e revistas de tecnologia testam esse software. Certamente você não acha que eles estão infectando seus PCs de escritório.

Obviamente, uma maneira de fazer isso é instalar um computador de sacrifício. Agora, no meu caso, tenho alguns computadores em meu escritório que não têm valor de produção para mim. Assim, eu poderia facilmente configurar o Windows em um desses computadores e testar. Se esse computador for totalmente destruído (em termos de software, é claro), basta formatar a unidade e começar de novo. Esta é certamente uma maneira de fazer isso, mas nem todo mundo tem computadores disponíveis. Além disso, muitas vezes é um pouco inconveniente ter que configurar um segundo PC.

A outra opção mais conveniente é configurar o que é chamado de "máquina virtual". Uma máquina virtual é essencialmente um ambiente artificial de computador, operado completamente por software. O que ele faz é fornecer uma camada de abstração entre o seu ambiente de computação artificial e o hardware real do seu computador. O que isso significa para você e eu? Isso significa que, por meio de um software que você instala como qualquer outro programa, você pode configurar um ambiente de computador "falso" que é executado como se fosse um computador totalmente diferente. Em outras palavras, é um computador dentro de um computador. Que tipos de coisas você pode fazer com isso?

  • Configure uma cópia do Windows no seu computador que você possa destruir totalmente, sem causar danos à sua instalação de trabalho do Windows.
  • Configure uma cópia do Linux em sua máquina Windows e simplesmente opere o Linux em uma janela.
  • Configure máquinas virtuais em execução em sistemas operacionais mais antigos, como o MS-DOS ou edições anteriores do Windows.
  • Crie um ambiente em que você possa testar um software que possa interferir com seu sistema (por exemplo, Internet Explorer 7).

O conceito é muito útil e surpreendentemente fácil. E, devo acrescentar, você pode fazer isso sem gastar um centavo. Leia.

Suas opções

Existem várias opções disponíveis para configurar máquinas virtuais no seu computador. Vou direcioná-lo para a Wikipedia para obter uma lista mais completa de todas as suas opções. A maioria dos leitores da PCMech, no entanto, está usando o Windows. Trago à sua atenção duas opções populares (embora existam várias outras disponíveis):

  • VMWare
  • Microsoft Virtual PC
Configurando um PC virtual