Anonim

Por que Plex?

Links Rápidos

  • Por que Plex?
  • O que você precisará
  • O servidor
    • Piscar a imagem
    • Coloque junto
    • Configurar o Wireless
    • Instale o Plex
    • Configure o servidor
    • Crie a sua conta aqui
    • Sua biblioteca de mídia
      • USB
      • Rede
      • Configurar uma biblioteca no Plex
    • Acesso externo
  • O jogador
    • Download da imagem
    • Piscar a imagem
    • Coloque seu Pi junto
    • Iniciar
  • Pensamentos finais

Portanto, você deseja configurar uma solução de streaming de home theater em sua casa. Você tem duas escolhas óbvias, Plex e Kodi. Na realidade, ambos funcionam muito bem. Se você está procurando um pouco mais de polimento e mais alguns extras extras, Plex é a escolha certa.

Plex é um produto comercial, em oposição a um projeto de código aberto como o Kodi. Eles já configuraram as partes mais difíceis para você. Isso significa que você precisa se preocupar menos com a configuração e o ajuste fino do sistema, isso funcionará.

O Plex também possui um suporte mais amplo à plataforma, tornando-o uma opção melhor quando você tem muitos dispositivos diferentes na rede para os quais deseja transmitir. O Plex suporta dispositivos de streaming, como Roku, e telefones e tablets. Você precisa pagar pelo suporte completo ao Android e iOS.

O Plex permite transmitir fora da sua rede doméstica, enquanto o servidor de mídia estiver em execução. Isso faz parte do que faz do Pi uma excelente opção para configurar um servidor Plex. É uma potência super baixa, por isso não é tão ruim deixá-lo funcionando.

No total, o Plex é uma excelente opção para configurar sua solução de streaming de mídia doméstica.

O que você precisará

Para toda essa configuração, você precisará de duplicatas de tudo para configurar um sistema Raspberry Pi, bem como das adições que desejar para o seu media player. Não há muito, mas escolha os componentes do seu media player como se estivesse construindo qualquer outra configuração de home theater.

  • Raspberry Pi 2 ou superior x2
  • Cartão MicroSD de 8 GB ou superior x2
  • Cabo de alimentação Raspberry Pi x2
  • Cabo Ethernet (para configuração inicial)
  • Uma unidade de armazenamento (em rede ou USB) para sua mídia
  • Teclado e Mouse USB

O servidor

Não existe uma imagem Plex especializada para o Raspberry Pi. Você precisará configurar o servidor com o Raspbian. Tudo bem, porém, é realmente muito simples.

Piscar a imagem

Para começar, baixe a versão mais recente do Raspbian Lite. Você não precisará de um ambiente de área de trabalho para isso. É apenas um servidor e você pode gerenciá-lo a partir do SSH e de uma interface da web.

Depois de criar sua imagem, descompacte-a. Insira o seu primeiro cartão MicroSD no seu computador. Você precisará de algo para gravar a imagem no SD. Independentemente de qual sistema operacional você está usando, Etcher, é uma ótima opção. Baixe a versão para o seu sistema operacional.

Abra o Etcher. A interface é o mais fácil possível. Na primeira coluna, localize sua imagem. No meio, encontre o seu cartão SD. Finalmente, quando tudo parecer correto, use o botão na última coluna para escrever a imagem. Tenha certeza absoluta de que você tem o local correto do cartão primeiro. Isso substituirá tudo no cartão.

Não remova seu cartão ainda. Você precisará ativar o SSH. No navegador de arquivos do seu computador, localize a partição "boot" que você acabou de escrever no MicroSD. Crie um arquivo vazio nesse diretório chamado “ssh”. Esse arquivo informará o Raspberry Pi para ativar o acesso SSH na inicialização.

Coloque junto

Retire o seu cartão SD do seu computador e coloque-o no Pi. Conecte o Pi diretamente à sua rede com um cabo Ethernet. Em seguida, conecte o Pi.

Aguarde alguns minutos para o Pi se configurar. Ele precisa redimensionar suas partições e iniciar antes que você possa acessá-lo. Enquanto isso, abra um navegador no seu computador e navegue até a interface da web do seu roteador. Encontre a interface na qual você pode ver os endereços IP dos dispositivos conectados. Espere para ver o Pi aparecer. Anote o endereço IP que ele possui.

Abra o OpenSSH. Se você estiver no Windows, esse pode ser o aplicativo OpenSSH incorporado ou o PuTTY. No Linux … você já sabe o que fazer. Conecte-se ao Pi através do endereço IP. O nome de usuário é "pi" e a senha é "framboesa".

Configurar o Wireless

Como este é um servidor, provavelmente é uma idéia melhor deixá-lo conectado. Se você realmente precisar usar uma conexão sem fio, poderá configurar uma.

Comece atualizando o Pi. É sempre uma boa ideia ter os pacotes mais recentes.

$ sudo apt update && sudo apt upgrade

A senha para "sudo" ainda é "framboesa".

O Pi já vem com as ferramentas de WiFi necessárias. Você só precisa configurá-los na linha de comando. Comece configurando sua senha e nome da rede. Na verdade, existe uma ferramenta para isso. Primeiro, escale suas permissões para o root.

$ sudo su

Em seguida, execute a ferramenta e direcione a saída para o arquivo de configuração apropriado.

# wpa_passphrase “rede” “frase secreta” >> /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf

Abra o arquivo. Você verá o nome da sua rede, a senha inserida e a forma criptografada da senha. Sinta-se à vontade para excluir a senha de texto sem formatação por motivos de segurança. Deixe o criptografado.

Abandone seus privilégios de root agora.

# Saída

Seu Pi deve se conectar automaticamente à sua rede agora. Você pode verificar com:

$ ifconfig wlan0

Se não conectar, reinicie o Pi e ele se conectará. Lembre-se de que você precisará fazer o SSH novamente.

$ sudo reboot

Instale o Plex

Você está finalmente pronto para instalar o Plex. O servidor Plex está disponível em um repositório externo. Você precisará adicioná-lo ao seu Pi para instalar o pacote e mantê-lo atualizado. Primeiro, instale o pacote Debian que permite a instalação de pacotes através de HTTPS.

$ sudo apt instala apt-transport-https

Em seguida, faça o download de uma importação da chave GPG do repositório.

$ wget -O - https://dev2day.de/pms/dev2day-pms.gpg.key | sudo apt-key add -

Em seguida, adicione o repositório. Use "nano" para criar um arquivo para o seu repositório.

$ sudo nano /etc/apt/sources.list.d/plex.list

Nesse arquivo, coloque a seguinte linha.

deb https://dev2day.de/pms/ stretch main

Salve e saia.

Você tem o repositório. Agora, atualize o Apt e instale o servidor.

$ sudo apt update $ sudo apt install plexmediaserver-installer

O servidor levará alguns minutos para instalar.

Configure o servidor

Antes de poder usar seu servidor, você precisará configurar uma coisa. O servidor Plex é executado como usuário, “plex” por padrão. Você quer que seu usuário "pi" o execute.

Abra /etc/default/plexmediaserver.prev

Encontre a linha:

PLEX_MEDIA_SERVER_USER = plex

Altere para:

PLEX_MEDIA_SERVER_USER = pi

Salvar e sair. Em seguida, reinicie o seu Pi.

$ sudo reboot

Crie a sua conta aqui

Agora você pode entrar na interface da web do seu servidor. Abra um navegador e navegue até:

servidor-ip: 32400 / web

Use o endereço IP real do seu servidor lá. O que você verá quando chegar é uma tela solicitando que você crie uma conta Plex ou entre. Qual opção você escolhe depende inteiramente de você.

Depois de fazer login, você verá uma tela inicial informando um pouco sobre o Plex. Prossiga para a próxima tela.

Em seguida, o Plex tentará vender a você o serviço "Plex Pass". Ele permite que você armazene mídia nos servidores deles, e não nos seus. Você não precisa se inscrever agora, para poder pensar se deseja. Apenas feche a janela se não o fizer.

O Plex solicitará que você forneça um nome ao seu servidor. Escolha algo memorável.

Ele solicitará que você configure uma biblioteca a seguir. Você não precisa. Guarde isso para depois de configurar seu disco rígido. Para finalizar, solicite a instalação dos aplicativos Plex.

Quando terminar, você será direcionado para a interface inicial. Essa é a interface da web do seu servidor, mas você também pode reproduzir mídia diretamente daqui.

Sua biblioteca de mídia

Você deve considerar configurar sua biblioteca de mídia agora. Como o servidor é um Raspberry Pi, você tem duas opções principais para adicionar um dispositivo de armazenamento grande, armazenamento em rede ou uma unidade USB. Qual você escolhe depende inteiramente de você. Ambos funcionarão bem.

USB

Conecte sua unidade ao Pi. Volte para o seu computador e abra novamente a conexão SSH com o Pi. Procure no diretório / dev a sua nova unidade.

$ ls / dev | grep sd

A unidade de inicialização terá várias partições, como sda1, sda2, sda3. A unidade USB terá apenas um ou dois.

Crie uma pasta para montar sua unidade.

$ sudo mkdir / media / biblioteca

Abra / etc / fstab com seu editor de texto. Depois de tudo o que já existe, adicione uma linha ao seu disco rígido. Será algo como isto:

/ dev / sdb1 / media / library ext4 padrões, usuário, exec 0 0

Se a unidade estiver formatada para NTFS para uso no Windows, será necessário especificar isso em vez de "ext4" e instalar um pacote para compatibilidade.

$ sudo apt install ntfs-3g

Monte sua unidade.

$ sudo mount -a

Rede

Se você tiver uma unidade em rede, precisará instalar um pacote para compatibilidade primeiro.

$ sudo apt install nfs-common

Em seguida, crie um diretório para montar.

$ sudo mkdir / media / biblioteca

Abra o / etc / fstab com o seu editor de texto e adicione uma linha semelhante à abaixo.

192.168.1.110:/your/share / media / library ext4 padrões, usuário, exec 0 0

Monte sua unidade.

$ sudo mount -a

Configurar uma biblioteca no Plex

Volte para o seu navegador e a guia onde você tem o Plex aberto. Se você fechou, basta voltar com o número de IP e porta antes. Ao lado, clique no botão "Adicionar biblioteca". Isso abrirá uma nova caixa de diálogo perguntando que tipo de biblioteca você deseja adicionar.

Selecione o tipo que você deseja. A tela avançará para a próxima etapa. Clique no botão para navegar até o local da sua biblioteca e selecione-o.

Depois de selecioná-lo, o Plex começará a varrer esse diretório para conteúdo de mídia e adicioná-lo à sua biblioteca.

Acesso externo

Um dos maiores pontos de venda do Plex é o acesso aos seus arquivos de fora da sua rede. Você pode configurá-lo com bastante facilidade, mas precisa habilitar o encaminhamento de porta no seu roteador. O processo de configuração é diferente para cada roteador, mas existem alguns aspectos universais. Primeiro, abra a interface da web do seu roteador.

Geralmente, você pode encontrar as configurações de encaminhamento de porta na guia NAT / QoS do seu roteador. Alguns roteadores podem ter uma seção separada para encaminhamento de porta. Nessa seção, você precisará definir uma porta de origem, uma porta de destino e um IP de destino. Isso instrui o servidor a encaminhar todas as conexões de entrada nessa porta para o endereço IP especificado para o computador para lidar com a solicitação. Salve e aplique suas configurações.

O jogador

No momento, você pode se conectar ao servidor Plex pela interface da web. Você também pode instalar o aplicativo Plex em qualquer variedade de dispositivos e conectar-se. No entanto, se você quiser usar um segundo Raspberry Pi como um cliente Plex dedicado, precisará configurar isso também.

Download da imagem

Há uma imagem dedicada do Raspberry Pi para uso como cliente Plex. Vá e faça o download da versão mais recente na página do Github do projeto. O arquivo está compactado, então você precisará expandi-lo. Se você estiver no Linux, será fácil, basta usar o gunzip.

$ gunzip RasPlex-1.8.0.148-573b6d73-R P i 2 .arm.img.gz

Se você estiver no Windows, poderá usar uma ferramenta como o 7-Zip.

Piscar a imagem

Depois de retirar a imagem da embalagem, insira seu segundo cartão SD e inicie o Etcher novamente. Siga exatamente os mesmos passos da última vez. Escolha sua imagem. Encontre o seu MicroSD e faça o flash do cartão.

Coloque seu Pi junto

Assim como antes, conecte seu cartão MicroSD ao seu Raspberry Pi. Conecte-o a um teclado, mouse e tela. Em seguida, conecte quaisquer dispositivos adicionais, como alto-falantes, que você deseja usar no seu media center. Quando tudo estiver no lugar, conecte o Pi.

Iniciar

Como antes, o sistema levará algum tempo para inicializar. O Pi ainda precisa se configurar e redimensionar suas partições. Você deve ver uma tela inicial do RasPlex enquanto espera.

Quando o Pi estiver pronto, ele o guiará por um processo básico de configuração. Ele solicitará que você se conecte à sua rede, conecte-se à sua conta Plex e configure opções de cache. Nada disso é muito complexo.

A interface em si deve parecer familiar para os usuários do Kodi. O OpenPHT, no qual o RasPlex se baseia, é construído sobre o Kodi. Você também deve notar imediatamente que suas bibliotecas que você adicionou anteriormente já estão disponíveis neste Raspberry Pi. Tudo isso nos bastidores, com sua conta Plex atuando como autorização para conectar-se ao servidor. Agora você pode assistir ao conteúdo do seu servidor no RasPlex.

Pensamentos finais

O Plex é uma solução simples, porém poderosa, de centro de mídia. Ele permite um mundo de opções para você gerenciar e experimentar sua mídia na sua própria rede e remotamente.

Essa configuração que você definiu pode crescer e se adaptar à sua rede. Você pode, e definitivamente deveria, expandir sua rede e adicionar dispositivos adicionais para aproveitar ao máximo o Plex e sua biblioteca de mídia.

Configure um servidor e um player de mídia plex com o raspberry pi