Anonim

Um dos alertas mais temidos que um usuário do MacBook pode ver é o que diz Bateria de serviço.

Como em todos os laptops, a bateria é um dos componentes mais críticos e caros, e também é um componente que basicamente não pode ser reparado, o que é irônico, dada a redação do alerta.

Quando uma bateria de íon de lítio está pronta, está pronta e você precisa substituí-la ou manter o MacBook sempre conectado, o que meio que anula o propósito de ter um laptop em primeiro lugar.

Quais são exatamente as suas opções quando o MacBook retorna o aviso de bateria de serviço ?, Explicarei como as baterias de íon de lítio do seu MacBook funcionam, como obter o melhor desempenho e a maior vida útil da bateria e darei algumas sugestões sobre como resolver o alerta da bateria de serviço que não requer que você pague muito dinheiro por uma nova bateria.

Como funcionam as baterias de íon de lítio

Links Rápidos

  • Como funcionam as baterias de íon de lítio
  • O que esperar das baterias do MacBook
  • Reparar o aviso de bateria em um Mac
  • Redefinir o aviso de bateria de serviço no Mac
    • Recalibre a bateria
  • Redefina o SMC para interromper o aviso de bateria de serviço no Mac
  • Outras maneiras de resolver o aviso de bateria de serviço no Mac
  • Como prolongar a vida útil da bateria do seu Mac
    • Mantenha seu Mac conectado
    • Evite expor os extremos de temperatura do seu Mac
    • Armazene seu Mac com meia carga

A química básica da bateria de íons de lítio foi descoberta por um químico americano chamado Gilbert Lewis, em 1812.

Todas as baterias químicas funcionam com o mesmo princípio básico: um eletrodo positivo (cátodo) é separado de um eletrodo negativo (ânodo) por uma solução chamada eletrólito. Quando a bateria é conectada a um circuito elétrico que consome energia, os elétrons fluem do ânodo para o cátodo, criando uma corrente.

Haverá um teste sobre isso mais tarde. Os resultados continuarão em seu registro permanente.

Se a bateria for recarregável, esse fluxo poderá ser revertido. Quando uma corrente é enviada para a bateria, os elétrons fluem do eletrodo positivo para o negativo, recarregando a bateria e adicionando energia a ela.

Em uma bateria de íons de lítio, o eletrodo positivo é geralmente feito de óxido de lítio-cobalto (LiCoO2). As baterias mais recentes usam fosfato de ferro e lítio (LiFePO4).

Você, sem dúvida, ouviu notícias sobre baterias de lítio explodindo ou pegando fogo. Essas histórias são verdadeiras; esse tipo de bateria está sujeito a superaquecimento e explosão se não forem monitorados com cuidado. À medida que a tecnologia da bateria se desenvolveu, esse problema foi mais ou menos eliminado pela adição de circuitos de monitoramento eletrônico adicionados a uma bateria.

Esse circuito mantém um olho (eletrônico) na taxa de descarga da bateria. Se algo der errado (geralmente uma descarga descontrolada), o circuito interrompe a conexão entre o ânodo e o cátodo e interrompe a reação. Sem reação, sem fogo, sem explosão.

Existem muitas variações nesse projeto básico de bateria, com projetos diferentes produzindo diferentes saídas de energia, níveis de confiabilidade e assim por diante. O principal fator que estamos vendo hoje é o ciclo de vida da bateria; ou seja, quantas vezes a bateria pode ser descarregada e recarregada antes que ela não funcione mais na capacidade total.

O cátodo se degrada lentamente ao longo do tempo, à medida que suas moléculas continuam sendo colocadas no espremedor e, eventualmente, a bateria chega a um ponto em que deixa de reter a carga e, eventualmente, não retém a carga.

Para baterias de íon de lítio, o número de ciclos antes que isso aconteça varia muito, dependendo da qualidade da construção da bateria e do nível de descarga que a bateria suporta.

O que esperar das baterias do MacBook

As baterias do seu MacBook seguem as mesmas leis físicas de todos os outros aplicativos para baterias de íon de lítio. Os laptops não consomem muita energia e geralmente são projetados para otimizar seu consumo de energia.

Mesmo com esses dois fatos em mente, um típico MacBook ou MacBook Pro recente pode funcionar por cerca de 10 horas usando a Internet e executando tarefas normais de computação, como processamento de texto ou reprodução de música.

A duração da bateria será menor se você estiver fazendo um trabalho intensivo, como calcular pi ou fazer equações químicas. Os modelos mais antigos do MacBook geralmente duram cerca de 8 horas com a bateria.

Quanto tempo você pode esperar esse nível de desempenho da sua bateria? Ou seja, qual é a duração da bateria do seu MacBook?

A Apple afirma que suas novas baterias foram projetadas para oferecer suporte a 1.000 ciclos completos de carga e descarga, após os quais a bateria ainda deve ter 80% ou mais de sua capacidade original.

Observe que, mesmo após esse longo ciclo de vida (uma descarga e recarga completas todos os dias por três anos), sua bateria continuará funcionando - ela simplesmente não terá a mesma capacidade de manter uma carga do que no pico. Ele continuará se degradando lentamente com o tempo e acabará parando de funcionar, mas isso pode levar anos depois de atingir seu fim de vida nominal.

Observe que o macOS é bastante inteligente ao calcular ciclos. Cobranças parciais não contam como um ciclo completo; se você descarregar um pouco a bateria e depois carregá-la novamente, isso contará apenas como uma fração de ciclo para o monitoramento interno.

Reparar o aviso de bateria em um Mac

O seu MacBook monitora a saúde da bateria, usando sua capacidade original como base. Se você passar o mouse sobre o ícone da bateria na barra de status na parte superior da tela, um pop-up exibirá o status da bateria, a quantidade de energia restante e uma lista de aplicativos que estão consumindo muita energia. Existem quatro mensagens de status da bateria.

  • Normal - esse status da bateria significa que sua bateria está operando dentro dos parâmetros normais e é basicamente "como nova"
  • Substituir em breve - A bateria está mantendo menos carga do que quando era nova, mas ainda está funcionando bem.
  • Substituir agora - A bateria ainda funciona normalmente, mas tem uma capacidade significativamente menor de reter uma carga do que quando era nova. É hora de começar a procurar uma bateria nova.
  • Bateria de serviço - Há algo de errado com a função da bateria. Ele ainda pode estar funcionando e você não danificará o computador, continuando a usá-lo, mas a bateria pode não carregar a carga por muito tempo.

A primeira coisa que você deve fazer ao receber uma notificação de "Bateria de serviço" é verificar o Relatório do sistema. Isso informará a contagem do ciclo e as condições gerais da bateria do seu MacBook. Para visualizar o relatório do sistema:

  1. Selecione o menu Apple (o ícone Apple no canto superior esquerdo do seu computador)
  2. Em seguida, selecione Sobre este Mac
  3. Clique em Relatório do sistema
  4. Em seguida, clique em Ligar no menu esquerdo
  5. Em Informações de saúde , procure a contagem de ciclos da bateria.

Os Macs modernos recebem pelo menos 1.000 ciclos antes que ocorra um problema, embora se você tiver um Macbook com mais de 2010, poderá ter apenas 500 ciclos disponíveis antes que a bateria se esgote.

Redefinir o aviso de bateria de serviço no Mac

Se você receber o aviso de bateria de serviço, os ciclos estão acima de 1.000 para um Mac mais novo (pós-2010) ou de 500 para um Mac anterior a 2010, então a bateria provavelmente está quase esgotada.

Mas se seus ciclos são relativamente baixos, pode haver outros problemas em jogo e você deve usar os métodos que estou prestes a descrever para tentar resolver o problema antes de considerar substituir a bateria imediatamente.

Recalibre a bateria

A primeira coisa a tentar é recalibrar a bateria. Recalibrar a bateria significa basicamente descarregá-la completamente (algo que a maioria de nós raramente faz) e depois recarregá-la completamente para que o circuito de gerenciamento da bateria dentro do seu MacBook tenha a chance de ver toda a faixa de carga possível na bateria.

A recalibração da bateria leva mais ou menos um dia, portanto, se possível, faça-o durante um fim de semana, quando você não precisar do seu MacBook para trabalhar. Veja como fazê-lo:

  1. Carregue totalmente o seu MacBook a 100% - até o anel luminoso MagSafe ficar verde ou o menu suspenso no ícone da bateria indicar que o seu MacBook está totalmente carregado.
  2. Mantenha o laptop funcionando enquanto estiver conectado à fonte de alimentação por algumas horas.
  3. Desconecte o MacBook da fonte de alimentação, mas deixe-o em execução. Você pode usá-lo normalmente ou simplesmente deixá-lo ligado. Execute programas com uso intensivo de processador para acelerar o processo, se desejar.
  4. Quando vir o aviso de bateria fraca, salve qualquer trabalho que estiver fazendo.
  5. Permita que o MacBook funcione até desligar devido à falta de energia.
  6. Deixe o MacBook da noite para o dia sem energia.
  7. Carregue o MacBook novamente na manhã seguinte até que esteja cheio.

O seu MacBook agora deve poder medir com mais precisão o status da bateria. Se isso resolver o problema, o aviso de bateria de serviço deve desaparecer. Além disso, você notará que o indicador de bateria do seu Mac OS agora fornece uma leitura mais precisa do status da bateria - sem mais surpresas perdas de energia.

Redefina o SMC para interromper o aviso de bateria de serviço no Mac

A próxima coisa a tentar é redefinir o SMC (System Management Controller). Este é um chip de hardware que controla algumas configurações de hardware, incluindo o sistema de energia. Embora seja muito confiável, pode ocasionalmente ter problemas que exigem uma redefinição. O processo é direto, mas qualquer personalização nos seus planos de energia ou configurações de hardware também pode ser redefinida. Veja como redefinir o SMC:

  1. Desligue o seu MacBook.
  2. Pressione Shift esquerdo + Ctrl + Option + botão liga / desliga ao mesmo tempo e segure.
  3. Solte todas as chaves ao mesmo tempo.
  4. Ligue o laptop.

O SMC controla os ventiladores, as luzes de fundo e as luzes indicadoras do computador, além de alguns aspectos da tela, portas e bateria. A redefinição forçará o MacBook a voltar às configurações padrão para todas essas coisas. Eu

Se um problema transitório no SMC estava causando o aviso de bateria de serviço, este deveria ser corrigido.

Outras maneiras de resolver o aviso de bateria de serviço no Mac

Se a bateria ainda estiver dentro da contagem teórica do ciclo e você tiver tentado calibrá-la e redefinir o SMC e o aviso de bateria de serviço ainda aparecer, você só terá uma opção: leve-a à Apple Store.

Se já faz menos de um ano que você comprou o seu MacBook, você ainda deve estar na garantia. No entanto, após esse ponto (a menos que você esteja na AppleCare e dentro do período de garantia estendida de três anos), a substituição da bateria custará US $ 129 ou mais.

Como prolongar a vida útil da bateria do seu Mac

Se você planeja manter o seu MacBook em serviço por um longo tempo, manter sua bateria em perfeitas condições deve ser uma prioridade.

É o componente com maior probabilidade de sair e precisar de uma substituição. Aqui estão algumas sugestões para manter sua bateria saudável.

Mantenha seu Mac conectado

Obviamente, é ótimo poder sentar-se com o MacBook no colo no pátio e navegar na web ou escrever seu romance enquanto você aprecia o pôr do sol; o ponto principal de um laptop é que é uma máquina portátil.

No entanto, há, sem dúvida, muitas vezes quando você o tem sentado em uma mesa como qualquer outro computador. Quando você tiver acesso a uma tomada CA, use-a. Isso reduz o número de vezes que o seu MacBook precisa carregar e prolonga sua vida útil.

Evite expor os extremos de temperatura do seu Mac

Os MacBooks funcionam em uma ampla faixa de temperaturas externas, mas 62 ° a 72 ° F é a faixa ideal de temperatura. Sua máquina funcionará bem em temperaturas frias; embora sua bateria não dure tanto tempo, não será danificada pelo frio. No entanto, CARREGAR sua bateria em temperaturas abaixo de zero é muito perigoso - nunca carregue uma bateria de lítio no frio. O calor é outra história; temperaturas superiores a 95 ° F podem danificar permanentemente a bateria e reduzir sua capacidade. Carregar em altas temperaturas causará danos adicionais. O software do seu MacBook deve evitar o carregamento nessas condições ambientais extremas, mas nunca é demais estar ciente.

Armazene seu Mac com meia carga

No armazenamento, a bateria do seu MacBook descarrega, mas muito lentamente. Se você planeja manter o seu MacBook armazenado por um longo período (mais de um mês), carregue-o em cerca de 50% da capacidade antes de fazê-lo.

Deixá-lo armazenado com carga total pode causar perda de capacidade, enquanto deixá-lo armazenado sem carga pode causar perda de capacidade de carga. Se você estiver armazenando o dispositivo por mais de seis meses, ligue-o novamente e recarregue-o em 50% a cada seis meses. Você deve armazenar o seu MacBook em um ambiente seco, onde não exceda 90 ° F.

Se você achou útil este artigo de instruções, poderá encontrar outros artigos de instruções do TechJunkie, incluindo:

  • Os 10 melhores acessórios indispensáveis ​​para o MacBook Pro
  • Como remover a barra de favoritos em um Mac
  • Como desativar os cookies no Mac
  • Mac vs. Windows: qual você deve comprar?

Você conhece outras maneiras de manter a bateria do seu MacBook em boas condições ou como se livrar do Aviso de bateria de serviço? Você já teve algum problema específico com a bateria do seu MacBook ou MacBook Pro? Conte-nos sobre isso nos comentários abaixo.

Aviso de manutenção da bateria no mac - você precisa substituir a bateria?