Anonim

O gerenciador de exibição ou "gerenciador de login" é uma ferramenta que inicia o servidor de exibição do seu sistema. Você não deve misturar a área de trabalho em si e o gerenciador de exibição, pois este último é responsável apenas por aceitar seu nome de usuário e senha e exibir o nome de usuário.

A maior parte do trabalho que o gerente de exibição realiza passa despercebida, e muitas vezes você verá apenas a parte "greeter" (janela de login) da ferramenta. É por isso que nem sempre é fácil escolher o melhor.

, examinaremos dois gerenciadores de desktop muito populares, SDDM e GDM, para ajudar você a decidir qual deles melhor combina com você.

O que é o GDM?

O GDM é o gerenciador de exibição padrão do Gnome e é compatível com o X e o Wayland. Com o GDM, você pode usar o X Window System sem a necessidade de editar o arquivo de configuração ou executar qualquer ação na linha de comando. Para alguns, essa é uma escolha melhor do que o gerenciador de exibição XDM padrão do X, que requer que você edite a configuração.

Este gerenciador de tela possui ótimos recursos. Ele suporta log automático, sessões personalizadas, login sem senha e ocultar listas de usuários. Até a versão 2.38.0, o GDM suportava vários temas de design. No entanto, todas as instâncias posteriores não suportam o recurso.

O programa também possui um conjunto de componentes interessantes. Por exemplo, o seletor é uma ferramenta que escolhe um host remoto para gerenciar uma exibição remotamente na exibição anexada. Ele também possui um módulo de autenticação conectável (PAM) e X Display Manager Control Protocol (XDMCP)

É importante observar que o Ubuntu recentemente mudou completamente para o Gnome e usa o gerenciador de desktop GDM3 por padrão. Se você planeja usar o Ubuntu, provavelmente é melhor usar o GDM, pois pode haver mais esforços de desenvolvimento para torná-lo o mais compatível possível.

O que é o SDDM?

O SDDM é um gerenciador de exibição recente que também é compatível com o Wayland e o X. O KDE, uma comunidade internacional de software livre, escolheu o SDDM dentre todos os outros gerenciadores de exibição como um gerenciador de exibição padrão no KDE Plasma 5.

O fato de o KDM escolher como seu próprio gerenciador de exibição comprova a confiabilidade dos SDDMs. Além do KDE, Fedora e LXQt, os desenvolvedores também escolheram o SDDM como um gerenciador de exibição padrão.

Este software é compatível com o tema QML. Embora isso geralmente seja um ponto positivo, aqueles que não são qualificados o suficiente com a QML podem achar difícil personalizar a interface. No entanto, as outras opções de configuração são simples.

Para configurar o SDDM, você só precisa editar um arquivo ( etc / sddm.conf ). A edição deste arquivo permite ativar ou desativar o login automático, decidir quais usuários aparecerão na janela de login (greeter), escolher um tema e ativar o Num lock. Se você é um usuário do KDE, pode encontrar um editor de configuração do SDDM nas configurações do sistema, o que pode facilitar essas modificações.

GDM vs. SSDM: Frente a frente

O GDM e o SSDM têm suporte para X e Wayland e são gerenciadores de exibição confiáveis. Um deles é confiável pelo Ubuntu, enquanto o outro recebe o apoio do KDE, Fedora e LXQt.

Quando se trata de recursos, o SSDM pode ter uma interface de usuário um pouco melhor. Ele fornece suporte para vídeos, arquivos GIF, áudio e animações QML. A interface de usuário do GDM é muito mais simples e se integra perfeitamente a outras distros do Gnome, mas não tem estética.

No lado positivo, o GDM é muito mais fácil de personalizar. Você só precisa saber quais arquivos são personalizáveis ​​e pode fazer muito com ele. É fácil mudar de ambiente, mas você sempre precisa usar o Gnome se quiser que ele funcione bem.

Além disso, o GDM funcionará bem com qualquer área de trabalho, o que não é o caso do SDDM. Isso ocorre porque o SDDM não inicia o chaveiro do Gnome quando você faz login, enquanto o GDM o faz por padrão.

Veredito

No geral, o SDDM atualmente é um pouco melhor classificado que o GDM, mas não há grandes diferenças entre os dois. Depende principalmente da sua habilidade em uma certa linguagem de marcação (QML no caso do SDDM) e se você prefere ou não um gerente fácil de personalizar (no caso dos GDMs). Ambos funcionam muito bem e são os gerenciadores de exibição de gráficos padrão de algumas das distribuições Linux mais populares.

Então, qual recebe o aceno de você e por quê? É SDDM ou GDM? Compartilhe suas escolhas nos comentários abaixo.

Sddm vs. gdm - qual gerenciador de desktop é para você?