Anonim

Você já achou difícil criar boletins ou folhetos, mesmo com o software de escritório caro que você comprou? Eu sei que o Word simplesmente não pode lidar com layouts de página complexos. A Microsoft criou o MS Publisher apenas por esse motivo, e isso facilita muito a criação de projetos de publicação. Mas o Publisher é caro, então eu o cobri com a correção de freeware. O Scribus pode lidar com todas essas tarefas com facilidade e, como software de código aberto, é continuamente atualizado e expandido. O que é o Scribus? O Scribus é uma ferramenta altamente versátil e útil para editoração eletrônica. Rastreando suas raízes de volta ao Linux, o Scribus foi portado para OS2, Mac OS e Windows. Todos podem desfrutar do Scribus, independentemente da plataforma de computação. Então, vamos dar uma olhada neste aplicativo matador de Linux, na minha máquina Windows.

Para quem não conhece a editoração eletrônica, é o processo de criar todos esses documentos ricos em imagens, como revistas, folhetos, boletins informativos que dependem de flash e criatividade para parecer atraente para um público de massa. Revistas que eram apenas páginas brancas e texto em preto seriam chamadas de livros! Assim, com o Scribus, vamos adicionar um toque especial e interesse aos nossos documentos. Se você nunca usou aplicativos de editoração eletrônica, não há problema, nem eu. Mas quando se trata de ajudar, o Scribus está bem preparado. Admito que o Scribus tem muita coisa acontecendo, não apenas na interface, mas enquanto você vasculha as dezenas, senão centenas de opções e ajustes ocultos nos menus. Para entender tudo, acesse o excelente tutorial do Scribus Wiki. Este passo a passo do processo de criação de revistas ajudará imensamente a você se familiarizar com as ferramentas que o Scribus oferece. Em apenas algumas horas, você estará descartando documentos profissionais como há anos. Concedido, porém, nuances sutis de técnicas avançadas levarão muito mais tempo para dominar.

Anotarei aqui algumas coisas que você encontrará nos readmes de instalação, mas sejamos honestos, nem todos levam tempo para lê-los completamente. O Windows precisará de um download de terceiros chamado Ghostscript. Esse pequeno script garante que o Scribus possa manipular arquivos EPS e, mais importante, imprimir e PDFs. Sim, você pode exportar seus documentos para PDF com bastante facilidade. Observe também que o Scribus é aparentemente exigente com fontes de freeware. Não tive problemas com fontes padrão do Windows, mas se você tiver uma coleção de fontes da Web, elas podem ou não funcionar corretamente. Vamos dar uma olhada em algumas das ferramentas que você encontrará no Scribus, e há muitas.

Como mencionei anteriormente, segui o tutorial do Scribus e achei muito útil. Ao ler, aprendi sobre a maioria dos principais recursos do Scribus. O primeiro passo para criar um documento é o planejamento adequado. Passe algum tempo longe do computador para detalhar uma página para o seu layout e depois volte para ativar o Scribus. A janela Novo Documento é um lugar importante para começar; é onde você configura layouts de página e dimensões para trabalhar. Esses itens devem ser escolhidos com cuidado; pois eles afetarão todas as etapas futuras que você executar no seu trabalho.

Minha criação foi uma espécie de capa de revista fictícia. Coloquei minha imagem de fundo pela primeira vez em seu quadro, que obviamente cobria a página inteira. Você pode se perguntar como pode ter certeza de que seu quadro está ajustado corretamente, bem como editar a imagem ou o texto. É aqui que entram as propriedades. Segundo o Scribus Wiki, este é o "coração e a alma" do Scribus. E, de fato, cada camada, objeto, pedaço de texto, imagem, forma, linha, o que você tem, pode ser ajustado individualmente através da caixa Propriedades. Usando as várias guias (veja a captura de tela abaixo); XYZ, Forma, Texto, Imagem, Linha e Cores, dentro da caixa, você pode mover o objeto para qualquer posição exata, até o milésimo milímetro. Usando as opções de cores, eu poderia aplicar centenas de tons e níveis de opacidade aos meus objetos em um flash, que são atualizados em tempo real, para que eu pudesse ver minhas alterações rapidamente, sem abrir e fechar a caixa de propriedades. Também é útil, bloquear objetos no local quando você terminar com eles, mesmo que temporariamente, evitando alterações acidentais enquanto trabalha em outro lugar no documento.

Embora o Scribus não substitua um processador de texto dedicado, ele possui algumas ferramentas básicas para manipular o texto no seu documento. O “Editor de matérias” pode lidar com todas as funções de edição de texto que você encontrará no Microsoft WordPad, como fontes, alinhamentos, negrito / itálico etc. Você também pode inserir texto de exemplo para preencher uma caixa de texto se precisar verificar sua aparência. O que significa "Lorem Ipsum", afinal?

Para concluir, o Scribus é muito bem feito e possui um rico software de editoração eletrônica. Se você tem alguma necessidade desse tipo de programa, mas não deseja desembolsar nenhum programa de marca caro, experimente o Scribus em www.scribus.net

Ah, e aparentemente 'lorem ipsum' veio das obras de Cícero. Tenho certeza que você estava curioso.

Scribus: para boletins e brochuras