Anonim

É sabido que a luz que emana da tela do computador pode causar cansaço visual durante o dia, mas você sabia que também pode causar problemas de sono à noite? Um volume significativo de pesquisas revelou que a luz azul fria comum às telas de nossos dispositivos de computação "pode ​​interromper o sono ou agravar os distúrbios do sono, especialmente em crianças e adolescentes", quando usada à noite. Isso é uma má notícia para aqueles que preferem, ou são obrigados, a queimar o óleo da meia-noite na frente de seus computadores.

Médicos e pesquisadores levantam a hipótese de que o uso de monitores com temperaturas de cores mais quentes configuradas para coincidir com a hora do dia pode contrariar os efeitos negativos que as telas com luz de fundo podem ter no cansaço visual noturno e nos ritmos circadianos normais. Os usuários de Mac e Windows podem fazer isso eles mesmos ajustando a calibração de cores de suas telas de desktop e laptop, mas isso pode ser um processo manual demorado, exigindo que os usuários definam uma temperatura de cor mais quente à noite e depois voltem a uma cor mais fria temperatura no dia seguinte.

Uma solução melhor para reduzir o cansaço visual e minimizar o risco de interromper o ciclo do sono é o f.lux, software gratuito disponível para OS X, Windows e Linux. O f.lux ajusta automaticamente a temperatura da cor da tela do seu computador com base no local e na hora do dia, elevando a tela de 6500K a tão brilhante quanto 1200K quase todo vermelho.

Os usuários podem personalizar o f.lux para corresponder às suas preferências, com predefinições definidas pelo usuário para cenários de dia, pôr do sol e hora de dormir. No entanto, simplesmente abaixar a temperatura de cor da tela não será adequado para todas as tarefas de computação; portanto, também existem modos personalizados, incluindo um "Modo de filme" que aumenta a temperatura por 2 horas para fornecer cores mais precisas enquanto assiste a filmes, e um modo "Câmara escura", que inverte a tela para um esquema de cores vermelho sobre preto em alto contraste.

Além desses modos personalizados, os usuários podem "configurá-lo e esquecê-lo" quando os parâmetros iniciais forem definidos. O f.lux ajustará automaticamente a temperatura da cor em segundo plano à medida que o dia avança, reduzindo as chances de fadiga ocular e ciclos de sono interrompidos. Embora seja impossível transmitir completamente a aparência de uma tela com ajuste de temperatura de cor sem vê-la pessoalmente, a imagem abaixo simula uma temperatura de cor mais quente (direita) para a configuração padrão (esquerda):

Aqueles que estão acostumados com as configurações padrão da tela podem se surpreender ao iniciar o f.lux. A temperatura mais quente da cor é chocante a princípio, quase feia. Porém, após alguns minutos de uso, seus olhos se ajustam ao novo ponto branco e ao tom de cor e você se acostuma rapidamente ao novo visual. À noite ou em ambientes escuros, a temperatura de cor mais quente é realmente mais fácil para os olhos e, depois de usar o f.lux por algumas horas, você ficará chocado com a aparência "azul" artificial de sua tela quando você sai do aplicativo ou aumenta a temperatura da cor volta ao valor padrão.

O benefício dos ajustes automáticos do f.lux é que você nem percebe a mudança na temperatura de cor da tela. Embora você possa alterar manualmente a temperatura da cor em intervalos imediatos e dramáticos, se for deixado por conta própria, o f.lux reduzirá lentamente a temperatura da cor à medida que a noite cai e o dia se aproxima do fim, movendo-se apenas alguns graus por vez ao longo de vários horas. Ao usar o f.lux, frequentemente terminamos nosso trabalho no final do dia e encontramos a temperatura da cor vários milhares de graus mais quente do que quando começamos, mas nunca notamos a mudança, pois ela ocorreu de maneira tão gradual.

Claro, f.lux não é para todos. Aqueles que dependem da precisão das cores para o seu trabalho, como fotógrafos, editores de vídeo e artistas gráficos, preferem manter telas e temperaturas de cores adequadamente calibradas. Mas a melhor parte do f.lux é que ele não faz alterações permanentes no sistema; toda a magia da temperatura da cor está contida no próprio aplicativo. Isso significa que você pode sair do aplicativo a qualquer momento para retornar aos valores padrão do monitor ou desinstalar completamente o aplicativo se não gostar, sem precisar redefinir nenhuma das configurações de vídeo do computador.

Como um aplicativo gratuito com amplo suporte à plataforma, não há realmente nada a perder ao tentar o f.lux. Como mencionado, pode levar algum tempo para você se acostumar com uma temperatura de cor mais quente no seu PC ou Mac, mas os benefícios potenciais para o sono, a fadiga ocular e a saúde são fortes demais para serem ignorados. Então pegue o f.lux e tente. Seus olhos vão agradecer.

Salve seus olhos e melhore seu sono com f.lux para OS X e Windows