Você provavelmente já ouviu falar de sites como o KeepVid, onde pode fazer o download direto do arquivo FLV de qualquer vídeo do YouTube que assiste, inserindo o URL do vídeo. Você não precisa fazer isso. Você também pode usar o cache de arquivos local do Firefox. Sim, demora um pouco mais, mas a vantagem é que você não precisa confiar em outro site apenas para baixar vídeos. Depois, você pode assistir ao vídeo usando o FLV player de sua escolha (eu pessoalmente uso o WinAMP).
Observe antes de continuar: Sim, entendo que existem aplicativos disponíveis que farão o mesmo que o instruído abaixo; no entanto, é melhor fazer isso manualmente, em vez de confiar em um aplicativo que em algum momento não funcionará mais.
Etapa 1. Localize o URL do cache do navegador Firefox.
Digite about: cache na barra de endereços e pressione enter.
Serão exibidas três listagens, como dispositivo de cache de memória, dispositivo de cache de disco e dispositivo de cache offline.
Você deseja prestar atenção ao dispositivo de cache em disco . O diretório de cache será listado lá. Será algo assim e será muito longo:
C: Documents and SettingsLocal SettingsApplication DataMozillaFirefoxProfiles.defaultCache
Etapa 2. Abra um Windows Explorer e carregue o diretório de cache
Nota: o Windows Explorer não é o mesmo que o Internet Explorer.
Enquanto ainda estiver no Firefox, destaque todo o diretório de cache e copie.
Clique em Iniciar e em Executar , digite explorer e clique em OK .
Um Windows Explorer aparece, geralmente aterrando em Meus Documentos primeiro.
Na barra de endereços do Explorer, cole no diretório de cache.
Quando carregado, será semelhante a este:
Quando você vir isso, clique em Exibir e em Detalhes .
Em seguida, clique em Exibir , depois em Organizar ícones por e , em seguida, em Modificado para que o arquivo mais recente seja listado na parte inferior da lista de arquivos. (Se você quiser que ele seja listado na parte superior, basta clicar em Exibir / Organizar ícones por / modificado novamente.)
Se parece com isso:
Antes de continuar, se você estiver perguntando: "Por que não clicar em Listar entradas de cache em about: cache?", O motivo é que não há como classificar arquivos de cache no Firefox, mas com o Explorer você pode.
Deixe essa janela do Explorer aberta como está e volte ao Firefox.
Etapa 3. Vá para o YouTube e carregue um vídeo.
Vou usar este vídeo como exemplo.
Quando você carrega o vídeo, há uma barra vermelha na parte inferior do player do YouTube, como visto acima. Aguarde até que esta barra esteja completamente preenchida da esquerda para a direita. Quando estiver, isso indica que o vídeo foi completamente baixado localmente.
Etapa 4. Obtenha o FLV e armazene-o onde quiser.
Volte para o Windows Explorer e pressione F5 para atualizar.
Supondo que sua lista de arquivos possua os arquivos mais recentes listados na parte inferior primeiro, o arquivo mais recente será o vídeo. Será um arquivo um tanto grande comparado a outras entradas de cache. O vídeo vinculado acima deve ter um tamanho de 4.606 KB e ser semelhante a este:
Nota importante: o nome do seu arquivo provavelmente será diferente do que é mostrado aqui.
Clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Renomear . Renomeie o arquivo como desejar e adicione a extensão .FLV no final. (Se isso não funcionar, clique em Ferramentas e, em seguida, em Opções de pasta , clique na guia Exibir e desmarque a opção "Ocultar extensões para tipos de arquivos conhecidos".)
Clique com o botão direito do mouse no arquivo novamente após renomear, Recortar , minimize tudo até ver a área de trabalho e cole o arquivo diretamente na área de trabalho.
Se tudo der certo, você baixou seu FLV localmente na área de trabalho.
Para qualquer outro vídeo do YouTube carregado no seu navegador, siga o exemplo. Carregue o vídeo, vá para o diretório de cache no Explorer, F5 para atualizar, procure o arquivo maior mais novo, renomeie, recorte e cole na área de trabalho ou em qualquer outro lugar que você queira que o arquivo vá.
Isso funciona para outros sites de vídeo também?
Sim. Qualquer site que use o formato FLV (o que a maioria deles usa) terá o próprio arquivo de vídeo baixado localmente no seu cache para visualizá-lo no seu navegador. Quando isso acontece, basta ir ao diretório conforme descrito acima e pegar o seu FLV lá.