Atualmente, quando o pensamento da TV de alta definição vem à mente, o 4K é rapidamente pensado. No entanto, a Samsung deu uma olhada no mundo além com 8K, e a Samsung acabou de mostrar um dos primeiros monitores “Real 8K” do mundo na CES 2016.
Se você está pontuando por pixel, o conjunto 8K da Samsung tem uma resolução de 7.680 x 4.320, para mais de 33 milhões de pixels - quatro vezes o que você obtém em 4K. É difícil compreender o quanto é melhor, mas por que não?
O aparelho (modelo UN98S9) também é equipado com uma “interface” de 8K para receber sinais de 8K, embora a Samsung não especifique exatamente qual é a porta. Os conectores HDMI atuais podem suportar 8K, mas apenas até 24 quadros por segundo. Existe um novo padrão chamado SuperMHL para lidar com sinais de 8K até 120 fps, mas até agora nenhum produto o possui.
É claro que, por ser uma TV Samsung, a tela é curvada e apresenta toda a tecnologia mais recente de sua linha SUHD de 2016 - pontos quânticos para uma melhor cor, HDR para mais precisão em cenas com grande contraste e um hub de TV inteligente para interagir com outros dispositivos.
Certamente, a resolução de 8K em uma TV de consumo está além do exagero. Os especialistas em telas dizem que mesmo as TVs de 1080p já são telas de "retina" (o que significa que o olho humano não consegue discernir pixels individuais) em distâncias e tamanhos normais de visualização. E se formos para 8K, os problemas de obstrução de conteúdo e largura de banda com os quais ainda estamos lidando para 4K acontecerão novamente.
Dito isso, o sucesso do 4K significa que provavelmente chegaremos a 8K em algum momento, mas a integração se o formato estiver definitivamente daqui a muitos anos - talvez mais de uma década.
Nenhum preço ou data de lançamento do conjunto de pixels da Samsung, mas provavelmente no final do ano, se houver.
Fonte: Mashable