Reinicializações ocasionais e loops de reinicialização não são inéditos nos smartphones novos e antigos da Samsung. E, embora o Android 5.0 Lollipop seja um sistema operacional bastante estável, o seu Galaxy J2 pode ter problemas em algum momento.
Continue lendo para aprender sobre os problemas mais comuns e como você pode tentar resolver o problema sozinho.
O que está causando o problema?
1. Dados incompatíveis ou corrompidos
Uma alteração de firmware pode levar a reinicializações ocasionais ou a loops de reinicialização. Isso acontece quando caches de dados antigos são incompatíveis com o novo firmware. Esse tipo de inconsistência confunde o sistema operacional, o que pode acionar redefinições indesejadas do sistema.
2. Aplicativo de terceiros com buggy
Um aplicativo incompatível, corrompido ou com bugs também pode acionar a redefinição do telefone. Pode não ser importante se você estiver usando o aplicativo ou se ele for executado em segundo plano no momento da redefinição.
3. Problemas de hardware
Os problemas de hardware são muitos para listar e muito difíceis de diagnosticar. Se as correções de software não funcionarem, seu melhor caminho é levar o Galaxy J2 a um centro de serviços para um diagnóstico completo do hardware.
Executando o telefone no modo de segurança
A execução do telefone no Modo de Segurança impede que o sistema execute qualquer aplicativo ou serviço não essencial. Isso pode lhe dar uma boa idéia do que está causando o loop de reinicialização. Aqui está como você entra no Modo de Segurança no Galaxy J2:
- Reinicie ou ligue o telefone
- Mantenha pressionada a tecla Aumentar volume quando o logotipo da Samsung aparecer
- Aguarde o menu de manutenção geral aparecer
- Selecione Modo de segurança na lista
- Pressione o botão liga / desliga para acessar o modo de segurança
Se você pode usar o telefone sem reiniciar quando estiver no modo de segurança, a causa pode ser a versão do firmware ou um aplicativo de buggy.
Exclusão de aplicativos não essenciais
Se você estiver reiniciando apenas ao executar aplicativos específicos, considere desinstalá-los.
- Toque no ícone Aplicativos na tela inicial
- Localize e toque no ícone Configurações
- Toque no ícone Aplicativos
- Abra o gerenciador de aplicativos
- Localize e selecione o aplicativo desejado
- Toque nele e depois toque na opção Desinstalar
Se o problema desaparecer, você pode tentar reinstalar os aplicativos e verificar se eles funcionam melhor na segunda vez.
Excluindo dados em cache
A exclusão de dados em cache libera memória também, não apenas o espaço de armazenamento. Aqui estão as etapas que você precisa seguir:
- Toque no ícone Aplicativos na tela inicial
- Localize e toque no ícone Smart Manager
- Localize e toque em Armazenamento
- Toque em EXCLUIR
Isso remove dados em cache de aplicativos e sites, incluindo dados em cache de aplicativos mais antigos que você não possui mais. Isso deve corrigir alguns problemas de reinicialização.
Remoção da bateria
Usar o truque de puxar a bateria é algo que você ainda pode usar no Galaxy J2, em oposição aos smartphones mais recentes da Samsung. Os modelos mais recentes simulam isso apenas através da função de redefinição suave.
Para puxar a bateria, remova a tampa traseira, remova as travas de segurança da bateria e remova a bateria. Aguarde alguns minutos antes de recolocá-lo e ligar o telefone.
Isso deve ajudar a solucionar pequenas falhas de software, algumas das quais podem estar causando a reinicialização do telefone.
Uma palavra final
Como último recurso, você também pode tentar redefinir a fábrica no menu de manutenção geral, o mesmo usado para acessar o Modo de Segurança. No entanto, lembre-se de que isso exclui todos os aplicativos não essenciais, redefine todas as configurações para o padrão e apaga todos os dados pessoais do telefone.
Também não é um método garantido para impedir um loop de reinicialização, principalmente se o problema vier de um hardware.