Quase todos os laptops, tablets e desktops multifuncionais agora incluem microfones embutidos, adequados às necessidades da maioria dos usuários. Mas um enorme mercado de microfones USB baratos apareceu para atender àqueles que procuram um pouco mais de qualidade e funcionalidade para chamadas pelo Skype, gravações de podcast e entrevistas. Uma adição recente a este mercado é o Meteorite, um pequeno microfone condensador USB da Samson Technologies, uma empresa conhecida principalmente por equipamentos e acessórios de áudio de última geração. Tivemos a oportunidade de revisar o meteorito e descobrimos que ele oferece uma atualização notável em relação aos microfones embutidos. Continue lendo para descobrir se você deve adicionar o Meteorito Samson à sua bolsa de equipamentos.
Conteúdo e configuração da caixa
O Samson Meteorite vem embalado em uma pequena caixa de papelão e plástico contendo o microfone esférico, o cabo USB de 3 pés e o suporte magnético. O suporte magnético permite que o usuário posicione o meteorito no ângulo ideal para praticamente qualquer ambiente de gravação. Você pode usar o microfone sem o suporte, mas sua forma esférica facilita a rolagem na mesa, o que provavelmente prejudicará a qualidade da gravação e apresentará ruídos indesejados.
Como o Meteorite é um dispositivo USB plug-and-play, não há drivers ou outros acessórios necessários. O único outro item que acompanha o microfone na caixa é um guia de início rápido simples, que a maioria dos usuários considera desnecessário.
Uma vez conectado ao seu computador (testamos o microfone com um MacBook Pro de 15 polegadas de 2011 com o OS X Mavericks), o Meteorite é reconhecido imediatamente pelo OS X ou Windows e drivers universais são instalados, se necessário. A partir daí, é apenas uma rápida viagem às configurações de áudio do sistema operacional para configurar o Meteorito como a entrada padrão.
Especificações técnicas
Fora da caixa, a primeira coisa que você notará sobre o meteorito de Samson é que ele é minúsculo . O primo menor do bem-revisado microfone Meteor de Samson, o Meteorite faz check-in com cerca de duas polegadas de largura e 2, 5 polegadas de altura (50 mm x 67 mm), pesando apenas 0, 26 libra (118 g). Isso o torna ideal para gravação portátil, pois pode caber facilmente em uma mala de viagem, bolsa ou até no bolso.
Olhando para o desempenho do meteorito, você encontrará um microfone unidirecional com um padrão cardióide. Isso o torna ideal para gravar voz, como chamadas VoIP, podcasts ou narrações de vídeo. Os recursos de gravação de música do microfone também são anunciados pela Samson, mas você deve limitá-lo a instrumentos únicos localizados diretamente na frente do microfone, como um solo de guitarra, pois o padrão cardióide não funciona bem com um amplo palco sonoro.
O diafragma de 14 mm do meteorito pode lidar com uma resposta de frequência de 20Hz a 20kHz com um nível máximo de pressão sonora (SPL) de 120dB e uma amostra e taxa de bits máximas de 48kHz / 16 bits. O Meteorito também é alimentado por barramento, exigindo uma porta USB capaz de fornecer 50mA a 5V, fornecida pela maioria dos computadores e tablets modernos.
Design e uso
Como seu antecessor, o Meteor, o Samson Meteorite tem um visual retrô. Envolto quase inteiramente em cromo brilhante, o microfone parece um dispositivo que você encontraria no arsenal de Dick Tracy. Pessoalmente, acho a estética do meteorito atraente e charmosa, mas este é um microfone que certamente se destacará, apesar de sua estatura diminuta.
Depois de conectar o cabo USB ao seu PC ou Mac, uma pequena luz azul na face do Meteorito permite que você saiba que a energia está fluindo. À medida que você grava, a luz azul pisca em vermelho se a entrada for muito alta, um recurso útil que pode ajudá-lo a fazer ajustes em tempo real para evitar distorções.
Testamos o Samson Meteorite principalmente com um MacBook Pro, mas também o conectamos brevemente ao nosso PC de teste executando o Windows 8.1. Nos dois casos, não tivemos problemas em reconhecer o microfone pelo sistema operacional e pelos aplicativos compatíveis com a entrada de áudio. Especificamente, experimentamos o uso do Meteorite com Skype, FaceTime, Adobe Audition e Final Cut Pro.
Em termos de qualidade de áudio, o Meteorite é notavelmente melhor que o microfone embutido no Thunderbolt Display de 27 polegadas conectado ao nosso MacBook. O padrão cardióide, o diafragma maior e a melhor resposta de frequência proporcionaram uma gravação mais clara, suave e abrangente.
Preparamos um vídeo de demonstração para transmitir melhor a qualidade do meteorito. No vídeo, comparamos o Meteorito com o microfone embutido no Thunderbolt Display e com uma gravação feita com o Heil PR-40. A última comparação não pretende ser uma “luta justa” - o Heil PR-40 é um microfone de gravação de estúdio dinâmico de nível profissional com um preço mais que seis vezes o do Meteorito - mas é o microfone que usamos no dia a dia aqui no TekRevue e esperamos que ele forneça uma espécie de "melhor caso", ajudando você a julgar exatamente o que pode esperar se estiver pensando em acelerar para equipamentos de áudio mais caros.
Confira o vídeo, incorporado abaixo, que compara os três microfones com a leitura de uma passagem do romance de 1917 de Edgar Rice Burroughs, A Princess of Mars . Observe que o áudio no vídeo é intocado, gravado diretamente dos microfones no Adobe Audition e emitido como arquivos AIFF sem perdas para o Final Cut Pro para montagem. A única alteração no áudio ocorreu na conversão final do vídeo para envio ao YouTube. Dessa forma, é possível que você obtenha melhor qualidade dos três microfones com um pouco de pós-processamento, mas a demonstração abaixo fornece a linha de base limpa que você pode esperar por padrão.
Se puder, ouça o vídeo com alto-falantes de alta qualidade para ouvir melhor a diferença. De nossa perspectiva, o meteorito de Samson forneceu um som muito mais claro. Não é nem de longe a qualidade do Heil PR-40, é claro, mas faz com que o microfone do Thunderbolt Display pareça terrível em comparação, pois elimina muito barulho da sala e produz uma gravação mais rica.
Uso do Tablet
Até agora, focamos no uso do Meteorito em um PC ou Mac, mas você também pode usá-lo com o seu iPad, desde que tenha o Kit de conexão de câmera USB da Apple, de US $ 30. Em breves testes, pudemos usar o Meteorite com o FaceTime em nosso iPad de terceira geração e também experimentamos um pouco o GarageBand para iOS. Um Meteorito Samson acoplado a um iPad criaria uma configuração atraente para podcasting móvel, desde que você queira gravar apenas uma ou duas pessoas sentadas diretamente na frente do microfone.
Imagem via Samson Technologies
Não tivemos acesso a um tablet Android durante o período de teste, mas pudemos usar o Meteorite com Windows RT baseado em ARM em um tablet Surface 2, e o processo de configuração e uso foi tão perfeito quanto o Windows 8.1 em nosso tablet. desktop PC. Todo mundo quer tablets pequenos e leves, e as pequenas dimensões e peso do Meteorito o tornam um ótimo companheiro para tablets.
Desvantagens
Apesar da minha impressão geral favorável do Samson Meteorite, existem algumas desvantagens que o impedem de ser um microfone portátil perfeito. O primeiro é o cabo USB integrado. Agora, isso pode não ser uma desvantagem da perspectiva de todos os usuários; alguns podem preferir o cabo integrado que não pode se perder. Mas acho que um cabo destacável, como o encontrado no Samson Meteor, um pouco maior, tornaria o meteorito mais versátil. O cabo de 3 pés incluído do microfone deve ser adequado à maioria dos usuários, mas a opção de usar um cabo que seja exatamente tão longo ou curto quanto eu queira é geralmente preferível à conveniência de um cabo integrado. Esse design também garante que eu possa continuar usando o microfone com um cabo de substituição se o cabo original for danificado; não há tanta sorte com um cabo integrado (a menos que você esteja em reparos de cabos DIY).
A segunda desvantagem potencial é o suporte magnético. Por um lado, é ótimo que o suporte permita que os usuários girem e posicionem o microfone no ângulo perfeito. Por outro lado, no entanto, o suporte se desprenderá facilmente do microfone quando o Meteorito for jogado na sua bolsa, levando a escavações desnecessárias ao redor para encontrá-lo embaixo do restante do seu equipamento. Um design que permitia inclinação e rotação, mas também fixava permanentemente o microfone e ficava junto pode ter sido uma opção melhor.
Conclusão
Ficou claro em nosso tempo testando o Meteorito que ele é notavelmente superior aos microfones embutidos encontrados em laptops e monitores modernos. O design retro pode não ser do agrado de todos, e um cabo USB destacável teria sido apreciado, mas essas são pequenas queixas contra um produto muito bom.
Com um preço sugerido de US $ 60, mas um preço atual de cerca de US $ 40, o Meteorite é uma maneira acessível de melhorar significativamente a qualidade das gravações do seu computador e tablet. O Meteorite não satisfaz usuários sofisticados, mas aqueles que usam frequentemente serviços como Skype e FaceTime, ou desejam começar a gravar podcasts ou vídeos do YouTube, não podem errar ao pegar este microfone, e seu tamanho pequeno facilita para caber em qualquer configuração de desktop ou móvel.
Você pode comprar o Samson Meteorite por cerca de US $ 40 agora em lojas como Amazon e Best Buy. Está disponível nos acabamentos cromado (conforme revisado) e branco.