Anonim

O aumento maciço de dispositivos habilitados para Internet significa que muitos lares agora têm um modem e um roteador. Onde estávamos conectando um único computador ao modem da Internet, agora precisamos de várias conexões físicas e sem fio para satisfazer nossa necessidade de estar on-line o tempo todo. Isso significa que todos devem conhecer algumas soluções básicas de roteadores e é disso que trata o tutorial de hoje.

Consulte também o nosso artigo Os melhores combos de modem a cabo / roteador

Os roteadores podem ser muito complicados, mas funcionam com princípios simples. Se abordarmos o básico e alguns problemas comuns aqui, esperamos que você consiga solucionar muitos dos problemas que encontramos diariamente. Então, aqui estão alguns cenários comuns para ajudar a manter sua rede doméstica funcionando sem problemas.

Como roteadores diferentes têm interfaces diferentes, é impossível fornecer instruções específicas sobre como fazer alterações. Vou mostrar o que você precisa fazer, mas receio que você descubra como. O manual do roteador ou o site de suporte deve ter as respostas. Geralmente, não gosto de criar tutoriais que não sejam acionáveis, mas a grande variedade de roteadores por aí torna isso impossível.

Se você não conseguir se conectar à Internet

Se você acordar uma manhã e não conseguir se conectar à Internet, algumas verificações básicas podem ajudar bastante.

Primeiro, verifique o dispositivo que você está usando para conectar. É o único que não pode acessar a Internet ou outros dispositivos são afetados? Se for apenas esse dispositivo, reinicie-o e teste novamente.

Se forem todos os dispositivos, verifique seu modem e roteador para garantir que ambos estejam ligados e ativos. Geralmente, ambos exibem luzes brancas ou verdes. As luzes âmbar ou laranja são luzes de aviso e o vermelho geralmente é mais sério.

Se as luzes do roteador ou modem estiverem normais, desligue os dois dispositivos por 10 segundos. Ligue-os novamente, aguarde pelo menos 60 segundos para baixar os arquivos de configuração do ISP e começar a trabalhar. Se todas as luzes estiverem verdes, teste novamente.

Problemas de conexão intermitente

Problemas de conexão intermitente podem ser várias coisas, mas devemos verificar o básico como parte de nossa solução de problemas.

  1. Verifique se a energia do roteador e do modem está segura e não está solta.
  2. Verifique se todos os cabos Ethernet estão seguros e não soltos.
  3. Monitore as luzes de atividade no roteador e no modem. Se a luz de conexão ficar laranja periodicamente no seu modem, é a rede com falha e não os seus dispositivos.
  4. Reinicie os dispositivos acessando a rede.

Nas redes com fio padrão, uma dessas etapas geralmente corrige o problema.

Nas redes sem fio, as conexões intermitentes geralmente são causadas pela configuração do roteador. Faça login no seu roteador e verifique todos os logs. Procure por 'desconexão', 'reset', 'config' e palavras como essa. Reinicie seu roteador se você os vir e monitorar.

Mude o canal sem fio. Na página de configuração sem fio do seu roteador, mude o canal sem fio alguns segundos e teste novamente. Em prédios de apartamentos ou locais onde existem muitas redes, eles podem entrar em conflito, o que pode causar interrupções.

Se você possui um smartphone, existem aplicativos que podem detectar redes sem fio para ver quais canais estão em uso. Considere um destes, avalie quais canais estão em uso e mude o seu para que pelo menos dois canais estejam entre o seu e os outros mais próximos.

Pode acessar a internet, mas não sites

Essa é uma ocorrência muito comum, mas não depende necessariamente do roteador. Esse sintoma geralmente se aplica ao DNS (Domain Name Service) que transforma URLs em endereços IP.

  1. Primeiro verifique se é apenas um dispositivo ou muitos dispositivos que podem acessar a rede, mas não as páginas da web.
  2. Se for apenas um dispositivo, redefina-o. Se for um telefone, reinicie o telefone. Se for um computador, reinicie o computador ou desative a placa de rede e ative-a novamente.
  3. Se houver vários dispositivos, verifique as luzes no roteador e no modem. Reinicie se houver algum problema.
  4. Se você usa o servidor DNS dos provedores, reinicie o modem.
  5. Se você usar DNS de terceiros através do seu roteador, reinicie-o.
  6. Se isso não funcionar, efetue login no dispositivo que controla o DNS e adicione 8.8.8.8 e 8.8.4.4 como endereços DNS e teste novamente. Estes são os servidores DNS do Google. Se o seu já estiver definido no Google, tente 208.67.222.222 e 208.67.220.220 para o OpenDNS.

Alterar o servidor DNS ou atualizar o DNS com uma reinicialização deve corrigir o problema. Caso contrário, a alteração do servidor DNS certamente fará o truque. Dependendo de como você configurou sua rede, o DNS será controlado pelo seu roteador ou modem. Verifique os dois para ver quem está executando as tarefas de DNS.

Conexão sem fio lenta

As conexões sem fio lentas são incrivelmente frustrantes, mas nem sempre significam que algo está errado. Às vezes, muitas pessoas estão tentando fazer muito de uma só vez. Algumas etapas básicas de solução de problemas do roteador devem lhe informar.

Verifique o acesso com fio. Também é lento ou rápido? Se a Ethernet também estiver lenta, o ISP pode estar com problemas. Você pode reiniciar o roteador e o modem para ter certeza.

Entre no seu roteador e veja quantas pessoas estão conectadas. Seu roteador deve ter a capacidade de mostrar dispositivos conectados ou um mapa de rede. Isso também é útil para verificar se alguém está usando sua rede sem fio e não deveria.

Execute as verificações mencionadas acima para verificar e alterar o canal sem fio. Pode haver uma nova conexão interferindo na sua. Mude o canal, se necessário.

Considere mover as antenas ou o próprio roteador. Obter a posição correta do roteador requer prática. Experimente o posicionamento para obter o melhor resultado em todo o edifício. Quanto maior a casa, mais você precisará do centro para colocar o roteador. Incline as antenas para obter a velocidade ideal, se puder.

Solução de problemas gerais do roteador

Se você continuar tendo problemas de rede, mas não conseguir descobrir o motivo, minha dica final para a solução de problemas envolve uma redefinição de fábrica. Isso pode eliminar quaisquer erros de configuração ou firmware que possam interferir na sua rede. É um passo de último recurso e só deve ser tentado depois que você esgotar todas as outras dicas.

Além de redefinir o roteador, ele retornará todas as configurações aos padrões de fábrica. Se você configurou sua rede para suas necessidades específicas, precisará configurá-la mais uma vez. Se você precisar executar uma redefinição de fábrica, pode ser interessante observar todas as alterações feitas antes de fazer isso. Lembre-se também de que o nome de usuário e a senha padrão também retornarão.

Então:

Gire o roteador para poder ver a parte de trás. Você deve ver um orifício embutido em algum lugar chamado Redefinir. Coloque algo longo e fino no buraco, pressione firmemente até sentir o movimento e segure-o por 10 segundos. Solte e deixe o roteador reiniciar. Isso pode levar um ou dois minutos, dependendo se o roteador se atualiza ou não. Teste novamente uma vez totalmente inicializado.

A solução básica de problemas do roteador pode corrigir a maioria dos problemas de rede doméstica e vale a pena experimentar. Pelo menos agora você tem algumas idéias do que fazer se quiser tentar.

O roteador não está funcionando - como solucionar problemas do seu roteador