Anonim

Agora, a palavra "tecnologia" costumava significar qualquer coisa que uma pessoa usasse para facilitar sua vida de alguma maneira. A certa altura, garfos, colheres e facas eram considerados tecnologia em virtude dessa definição. O termo assumiu um significado diferente nos últimos dias, no entanto. Em vez de carros, garfos, facas ou até eletricidade, estamos começando a ver a palavra "tecnologia" como representando todos os tipos de aparelhos eletrônicos.

Gadgets que, no final do dia, são muito mais importantes do que você imagina.

Muitas pessoas sonham com o dia em que os cyborgs se tornam realidade … sem perceber que já está aqui. Pense nisso. Quantos de vocês saem de casa sem o telefone, o laptop ou o MP3 player … ou todos os itens acima? Quantos de vocês se sentiriam como se uma parte estivesse faltando se o fizessem? Seja honesto - seus aparelhos chegaram ao ponto em que são essencialmente uma extensão do seu próprio corpo.

Os computadores controlam praticamente todas as facetas da nossa sociedade, de uma maneira ou de outra. Nossa sociedade moderna se desenvolveu e moldou-se em torno dos dispositivos disponíveis para nós. Redes de comunicação massivas abrangem a amplitude do globo, conectando-nos instantaneamente com pessoas do outro lado do mundo. Nós texto. Nós falamos. Nós twittamos. Sem pensar, fazemos compras com nossos cartões de débito e crédito, e os sistemas de computador de nosso banco removem a moeda digital de nossa conta digital. Nossa sociedade funciona com tecnologia. Agora, pergunte-se - o que aconteceria se um dia essa tecnologia simplesmente não existisse mais?

Provavelmente, a sociedade entraria em colapso, se por um motivo - perderíamos computadores … e, mais importante, a Internet.

A rede é a força vital de nossa sociedade e os sistemas de computadores juntos formam o coração. Pense nisso - a web agora não é apenas o nosso principal meio de comunicação, mas também fornece acesso a … bem, tudo. No meu caso, se a Internet simplesmente parasse de funcionar um dia, eu ficaria sem emprego. E haveria outros piores do que eu.

Os bancos usam servidores para armazenar informações financeiras. Os governos usam computadores para rastrear dados confidenciais sobre como o país é administrado. Os cientistas usam supercomputadores para realizar pesquisas e executar simulações. Os computadores são usados ​​para executar todos os tipos de sistemas automatizados. A moeda digital e os pagamentos (cartões de débito e transações on-line) estão sendo usados ​​com mais frequência do que a moeda física. Praticamente tudo, e agora tudo está armazenado no disco rígido de um computador.

Destruir a tecnologia eletrônica do mundo resultaria essencialmente em algo muito próximo de uma redefinição social. Perderíamos o acesso às finanças. Ficaríamos fora de contato com os amigos. O entretenimento digital simplesmente não existiria mais. Quarenta anos, talvez mais, de nossa civilização acabariam … se foram.

Passamos a confiar tanto na tecnologia que tomamos como garantido. Entramos em nossos computadores e navegamos na Internet sem considerar o quão complexa é a tecnologia por trás de toda a experiência. Você pode imaginar como alguém da idade média pode reagir vendo até o laptop mais básico e barato de hoje? Ou como um estudioso da Grécia Antiga pode ver videogames ou telefones celulares? E, no entanto, usamos apenas tudo isso, da mesma maneira que podemos usar nossas pernas para caminhar ou nossos pulmões para respirar - quase sem pensar.

Algo assim pode estar mais próximo do que você pensa.

Já aumentamos passivamente nossos corpos e mentes com a tecnologia. Já somos ciborgues figurativos. Pode muito bem chegar o dia em que nos tornamos ciborgues literais, aprimorando-nos com tecnologia avançada. Dizem que os escritores de ficção científica escrevem o que sabem - que seu trabalho está mergulhado na alegoria moderna e em pensamentos e medos contemporâneos. É de admirar que a ficção científica tenha tantos humanóides robóticos?

Isso não é necessariamente uma coisa ruim, veja bem. Não estou tentando ser um traficante de medo aqui ou apresentar a marcha da tecnologia como algo diferente de incrível. Estou apenas tentando fornecer um pouco de perspectiva, lançar um pouco de luz sobre a realidade e, no processo, talvez ajudar as pessoas a apreciar um pouco mais o quanto elas confiam nessa pequena caixa preta em cima da mesa.

Créditos da imagem: Flickr, Quilting sword,

O papel que a tecnologia desempenha em nossas vidas