Anonim

Andar pela sala enquanto arrasta uma máquina a vácuo de sucção de ar não é tão divertido. O que é divertido é possuir um robô que faz toda a aspiração para você. Acho que a maioria das pessoas já está familiarizada com o Roomba, mas há um novo concorrente aspirando a atenção das pessoas - a Neato Robotics. A Neato Robotics vai limpar o iRobot Roomba? Para comparar os dois, examinarei os melhores aspiradores robóticos (ou robovacs) de cada marca, incluindo o iRobot Roomba 880 e o Neato Botvac D85.

Para começar, vamos dar uma olhada no design e na forma desses dois aspiradores de pó.

desenhar

Na maioria das revisões, o design tem pouco impacto, mas quando se trata de aspiradores robóticos, o design tem muito a ver com desempenho. Espera-se que os Robovacs limpem embaixo das camas e mesas, no escuro e até em espaços apertados.

Roomba 880: formato redondo; Diâmetro de 13.9inches; 3, 6 polegadas de altura; pesa 8.4 libras.

Duas visualizações do aspirador de robô iRobot Roomba 880 (Crédito da imagem: Amazon)

Botvac D85: em forma de D; 12, 7 polegadas de comprimento x 13, 2 polegadas de largura x 3, 9 polegadas de altura; pesa 9 libras.

Várias vistas do vácuo do robô Neato Botvac D85. (Crédito da imagem: Neato Robotics)

O Roomba é redondo, enquanto o Botvac é mais em forma de D. Como tal, o design redondo do Roomba permite manobrar facilmente pela sala, mas o formato D do Botvac permite limpar paredes e bordas com facilidade. Para ter uma escova grande para uma limpeza eficaz, os robovacs redondos geralmente colocam a escova em algum lugar no meio. Infelizmente, faz com que a força de vácuo real fique longe das paredes, sem falar nos cantos. Felizmente, o robovac em forma de D permite que um pincel grande se encaixe sem mantê-lo longe de paredes. No final, o design é definitivamente uma vitória para o D-Shape do Botvac 880 com design CornerClever ™.

Navegação

Pense em sua casa como uma grande pista de obstáculos repleta de móveis, eletrodomésticos, vasos preciosos e pessoas. Os Robovacs enfrentam o desafio de mudar de casa com todos esses obstáculos usando apenas meros algoritmos. O Roomba e o Botvac têm suas próprias maneiras de navegar eficientemente pela casa. O Roomba chama de iAdapt® Responsive Navigation Technology, enquanto o Botvac é chamado LaserSmart ™ Mapping and Navigation System. É importante observar que a navegação não afeta apenas a velocidade de um robovac, mas também a quantidade de espaço que ele pode cobrir.

A tecnologia de navegação responsiva iAdapt® do Roomba permite que o robô faça várias tarefas:

  • Localize Sujeira e detritos usando sensores ópticos e acústicos. Isso permite ao Roomba caçar sujeira ao ar livre ou mesmo debaixo de um sofá.
  • Limpe completamente a sujeira difícil de remover. Detecta áreas com excesso de sujeira e é aí que aplica seu Método de limpeza com passagem persistente. É um padrão de vaivém diretamente na área suja, exatamente como você faria em um aspirador de pó manual.
  • Siga as paredes para uma limpeza completa. Ele usa a vassoura lateral para varrer os cantos.
  • Evite enroscar-se cuspindo franjas e cabos de carpete que possam causar emaranhamento.
  • Evite escadas e falésias usando sensores.
  • Bata suavemente através de móveis, paredes e quebráveis ​​como vasos.
  • Determine um obstáculo suave dos difíceis. Ele sabe a diferença entre barreiras sólidas, como paredes, de paredes macias, como cortinas, saias de cama e saias de sofá. Ele passa por eles e limpa cuidadosamente debaixo das camas, sofá e mesas.

Dito isto, o LaserSmart ™ Mapping and Navigation do Botvac é mais sábio na minha opinião. Antes de entrar em ação, a tecnologia usa sensores a laser para escanear e mapear a casa. Ele permite que o vácuo planeje uma limpeza metódica e completa, para que ele possa fazer seu trabalho o mais rápido possível. Pode até mudar de um cômodo para outro sem perder um lugar. Além disso, ele sabe onde está e se lembra de onde já esteve. Ele volta automaticamente para a estação de carregamento quando a bateria está fraca e, em seguida, volta exatamente ao mesmo local em que parou antes do carregamento, para continuar a limpeza. Agora isso é esperto. Além disso, o Botvac sabe como evitar um penhasco, e apenas toca suavemente objetos para evitar quebrá-los. A única coisa é que, diferentemente do Roomba, ele tende a sugar franjas e cordões que podem causar emaranhamento e não podem ser determinados obstáculos suaves.

Do ponto de vista do desempenho, o Botvac é melhor. Com a capacidade de limpar sistematicamente, ele faz o trabalho com mais rapidez e eficiência. No caso do Roomba, ele também faz um bom trabalho, principalmente para garantir que o robovac evite problemas ao navegar pela sala durante a limpeza.

Escova e Aspiração

No entanto, nenhuma das opções acima importa até agora, se o vácuo não puder executar sua tarefa principal - limpeza. O tipo de escova usada e a tecnologia empregada geralmente determinam o desempenho de limpeza de um robovac e até o nível de ruído.

O Botvac D85 utiliza um novo tipo de pincel com lâminas em espiral. São lâminas de precisão que se saem bem na remoção de pêlos de animais e humanos do carpete. O Botvac também vem com um pincel combinado. A escova combinada torna o aspirador mais silencioso, mas ainda eficaz. Além disso, a Neato empregou seu sistema SpinFlow Power Clean, marca registrada, para aumentar a eficiência do Botvac usando uma combinação de pincéis de precisão e sucção potente. Madeira, ladrilho ou carpete, o Botvac limpa todos eles e limpa silenciosamente.

O Roomba, por outro lado, não usa escovas (exceto as varredoras laterais). Em vez de um par de escovas como extratores, ele usa dois degraus de borracha que contra-rotam entre si. Estes são chamados de extratores de força aerodinâmica ™. O fluxo contra-rotação evita que se enrole e a borracha efetivamente agarra sujeira e detritos. Também emprega algo chamado Acelerador de fluxo de ar para aumentar a força de vácuo diretamente da superfície do piso. Além disso, o Roomba possui um motor a vácuo de alta potência que fornece melhor potência do ar. Suga pêlos de animais, sujeira e detritos com facilidade e eficiência.

Por fim, o Roomba tem um desempenho melhor nessa categoria e o design sem escova do iRobot facilita a manutenção do aspirador de pó. Embora seja mais barulhento que o Botvac, uma casa mais limpa vale o sacrifício na minha opinião.

Com que frequência eles limpam?

A resposta curta é - isso depende de suas preferências. Ambos têm várias opções para você escolher. O Roomba permite criar uma programação usando um plano de sete dias por semana, ou você pode pressionar o botão "Limpar" para uma limpeza no local. Você pode até limpá-lo apenas em um determinado local onde haja sujeira pesada. Após a limpeza ou quando a bateria está fraca, ela volta automaticamente ao HomeBase ™ para acoplar e recarregar. A única coisa que resta a fazer é esvaziar a lixeira e notifica quando você deve fazer isso.

O Botvac funciona da mesma maneira. Ele limpa em sua programação predefinida ou no local. E, como mencionei anteriormente, ele sabe de onde parou, caso precise voltar ao seu cais para carregar.

Preço

O preço pode ser um fator determinante a partir daqui. Vimos os dois colidirem um com o outro e eu diria que é uma competição bastante acirrada. O Roomba 880 é vendido por US $ 699 (disponível na Amazon) e o Botvac D85 é vendido por US $ 599 (MSRP por site da Neato; lançado recentemente).

Pensamentos finais

Se eu estivesse escolhendo, daria uma chance ao Neato Robotics Botvac D85. É uma economia de US $ 100 e ainda limpa de forma sistemática, completa e eficiente. Ele sabe navegar pela casa, comer poeira e usa um formato em D para limpar os cantos. No entanto, o Roomba é uma marca comprovada e tem características que vale a pena considerar fortemente. Possui método de limpeza de passagem persistente, extratores anti-emaranhados Aero-Force ™ e recurso de passagem suave. Em última análise, a escolha é sua - você experimentaria um aspirador de pó robô? Por favor, deixe-nos saber sua opinião postando um comentário abaixo ou iniciando uma nova discussão em nosso fórum da comunidade.

Revisão do vácuo do robô: neato botvac vs. irobot roomba