Anonim

Em 2013, vimos como criar um disco de RAM no OS X e executamos alguns benchmarks que revelavam um desempenho incrível (também criamos e comparamos um disco de RAM no Windows). Os discos de RAM certamente têm suas limitações - são relativamente pequenos para não interferir na operação normal do sistema, são voláteis e todos os dados armazenados neles serão excluídos quando o Mac reiniciar ou perder energia e aparecerem no OS X como imagens de disco e não unidades físicas, o que pode limitar a compatibilidade com alguns aplicativos - mas o desempenho é simplesmente de tirar o fôlego.

Nosso último teste de disco RAM já faz alguns anos, tendo sido realizado em um iMac de 27 polegadas com memória DDR3 PC3-10600 (1333Hz). Estávamos curiosos sobre como as coisas mudaram desde então, e decidimos experimentar os discos RAM mais uma vez, desta vez usando os Macs mais recentes da Apple: o Mac Pro 2013 e o MacBook Pro 2014 com Retina Display.

Nosso 2013 Mac Pro é o modelo de 6 núcleos 3, 5 GHz, equipado com 64 GB de PC3-15000 DDR3 ECC RAM (1866 MHz) da Crucial. O MacBook Pro é o modelo de 15 polegadas a 2, 5 GHz com 16 GB de RAM DDR3 de baixa tensão soldada (1600 MHz). Usamos o DiskTester para executar um grande teste seqüencial de leitura e gravação, tentando determinar o desempenho máximo em megabytes por segundo. Para uma comparação, também testamos o armazenamento flash interno de cada sistema para ver como os dois se comparavam.

Se você não conhece os discos RAM, leia nosso primeiro artigo, link acima, para obter mais informações. Se você já conhece os conceitos, continue lendo para ver nossos benchmarks. Começaremos com o disco de RAM do Mac Pro 2013:

O 2013 Mac Pro possui armazenamento flash baseado em PCIe extremamente rápido, mas não compete com a velocidade de um disco de 32 GB de RAM. O armazenamento flash interno atinge cerca de 1.200 MB / s de leitura e apenas 800 MB / s de gravação, mas o disco RAM atinge o máximo de 4.800 MB / se de 5.100 MB / s. 5.1 Gigabytes por segundo . Agradável.

Vamos dar uma olhada no MacBook Pro de 2014. Estávamos especialmente ansiosos para testar este Mac por causa de sua RAM soldada. Lamentamos repetidamente a perda de memória substituível pelo usuário na linha de produtos da Apple (especialmente para desktops), mas a RAM soldada supostamente oferece uma vantagem de desempenho. Vamos ver como se sai:

O SSD do MacBook Pro de 2014 não é tão rápido quanto o Mac Pro de 2013 (é limitado a 2 pistas PCIe versus 4 pistas no Mac Pro), mas ainda apresenta números respeitáveis, com leituras máximas de cerca de 825 MB / se gravações de 730MB / s. Mais uma vez, no entanto, o disco RAM o impressiona. Mais interessante, porém, é que o disco de RAM do MacBook é ainda mais rápido que o do Mac Pro, apesar de uma pequena desvantagem de frequência. As leituras para o disco RAM do MacBook são aproximadamente as mesmas, 4.800 MB / s, mas as gravações são notavelmente mais rápidas, a 5.800 MB / s.

Tudo isso é apenas acadêmico, é claro. O usuário médio, em primeiro lugar, nem tenta e, em segundo lugar, se o fizer, quase certamente não notará a diferença entre 5, 1 GB / se 5, 8 GB / s. Mas se você tem alguns aplicativos ou bancos de dados avançados que podem realmente usar todo o rendimento da transferência, ou se apenas dorme melhor sabendo que esse poder está sob o capô do seu Mac, lembre-se de que o MacBook Pro de 2014 certamente pode se manter com o carro-chefe 2013 Pro, pelo menos em termos de desempenho de memória.

Revisando discos ram com o 2013 mac pro e 2014 macbook pro