Anonim

Em outubro passado, comprei um receptor A / V Pioneer Elite VSX-90 7.2 canais para minha sala de estar. Eu estava procurando por algo que me permitisse mudar o conteúdo de 4K para a minha UHDTV Vizio P-Series 4K. O receptor foi capaz de fazer isso e fornecer um som de boa qualidade, mas nunca fiquei satisfeito com sua confiabilidade. Às vezes, ele não ligava, exigindo uma redefinição física, e levava 8 segundos para trocar de entrada. Depois de meses de frustração com o receptor Pioneer, finalmente desisti e decidi substituí-lo.

Uma das marcas que considerei substituir o Pioneer era a Yamaha. Eu não comprava um receptor Yamaha há algum tempo, mas estava interessado na linha Aventage da empresa e decidi que o RX-A850 tinha todos os recursos que eu procurava a um preço razoável (US $ 900 na data deste Reveja). Ele precisava suportar HDCP 2.2, 4K, HDR e, o mais importante, precisava soar bem! Embora não seja necessário para minhas necessidades pessoais, o RX-A850 também oferece suporte ao Dolby Atmos (se você precisar do suporte ao DTS: X, precisará mudar para o RX-A1050, que custará US $ 300 a mais).

O RX-A850 passou as últimas semanas alimentando a configuração de home theater da minha sala de família. Continue lendo para ver os recursos, o processo de configuração e o desempenho do receptor.

Características e especificações

Links Rápidos

  • Características e especificações
  • Configuração
  • atuação
  • Configurações
  • Filmes
  • Música
  • Odds & Ends
  • Conclusão

O Yamaha RX-A850 possui os seguintes recursos e especificações principais:

  • 7.2 Canais
    • Potência de saída nominal (1kHz, acionada por 2 canais): 110 W (8 ohms, 0, 9% THD)
      Potência de saída nominal (20Hz-20kHz, acionado por 2 canais): 100 W (8 ohms, 0, 06% THD)
      Potência de saída efetiva máxima (1kHz, acionada por 1 canal): 160 W (8 ohms, 10% THD)
    • Potência dinâmica por canal (8/6/4/2 ohms): 130/170/195/240 W
  • Painel frontal de alumínio e tecnologia anti-ressonância
  • Suporte de áudio multiroom sem fio MusicCast
  • Bluetooth®, Wi-Fi integrado e Wireless Direct para transmissão de música sem fio
  • Serviço de streaming de música AirPlay®, Spotify®, Pandora® e aplicativo AV Controller
  • DSD 2, 8 MHz / 5, 6 MHz, FLAC / WAV / AIFF 192 kHz / 24 bits, Apple® Lossless 96 kHz / 24 bits de reprodução
  • YPAO ™ - RSC com medição multiponto
  • Suporte para Dolby Atmos®
  • Suporte de áudio multi-zona (Zone2)
  • Entrada Phono para reprodução de vinil
  • Altifalante traseiro virtual surround para reproduzir conteúdo de 7.1 canais com um sistema de 5.1 canais
  • HDMI 2.0a: Suporte completo 4K Ultra HD com passagem de 4K60p, HDCP2.2, HDR Video e BT.2020

Configuração

A instalação era bem simples, com um processo que será familiar para aqueles que trabalharam com receptores A / V no passado. Simplesmente conecte seus alto-falantes e componentes às portas correspondentes na parte traseira do RX-A850, depois adicione energia e inicie a ferramenta de calibração automática da Yamaha, chamada “YPAO”.

A passagem inicial pela tela de calibração verificou problemas de fase e, no meu caso, tudo foi bom. O software de calibração passou a medir a acústica da sala. Os resultados foram bons, mas eu sempre gosto de ajustar o som ao meu gosto. Aumentei o nível do som surround e do subwoofer e concluí o processo em cerca de uma hora, o que incluía o unboxing. Os menus são simples de navegar e eu não precisava configurar o Wi-Fi, pois tenho uma conexão Ethernet para o nosso sistema de entretenimento.

atuação

Embora não tenha sido meu primeiro produto Yamaha, o RX-A850 foi minha primeira experiência com a linha Aventage A / V, então entrei nesse processo de revisão esperando algumas coisas boas no desempenho do áudio. Segundo a Yamaha, o Aventage utiliza peças e design de qualidade superior:

O AVENTAGE traz som de nível de estúdio e aprimoramentos sofisticados de vídeo para sua casa, com atenção incomparável aos detalhes em design, engenharia e fabricação. Todo caminho elétrico, cada parte, cada peça, foi repensada e redesenhada, se necessário, para alcançar a excelência total do desempenho ao longo da série. Os materiais foram testados minuciosamente e os melhores foram selecionados para maximizar o desempenho da reprodução de áudio / vídeo.

Você paga um pouco mais pelo Aventage. Um receptor similar da Yamaha que não é da Aventage (o RX-V781) custa cerca de US $ 100 a menos. Além do som "Studio-grade", os receptores têm características quase idênticas.

Configurações

Durante o teste do RX-A850, configurei as principais configurações do receptor da seguinte maneira:

Modo de decodificação : Direto - quero ouvir o áudio exatamente como os mixers pretendiam, sem nenhum processamento de efeitos do receptor.

YPAO Volume: Off - Reduz a faixa dinâmica do seu áudio, o que facilita a audição de diálogos durante cenas com efeitos sonoros altos ou música. Esse tipo de recurso, disponível através de vários nomes diferentes em muitos receptores, pode ser especialmente útil ao assistir conteúdo à noite, permitindo que você aproveite o áudio sem aumentar muito o volume. Na maioria das situações, no entanto, uma ampla faixa dinâmica faz parte da experiência pretendida; portanto, você deseja manter esse recurso desativado.

Processamento de vídeo: Desativado - O RX-A850 pode dimensionar conteúdo de até 2160p a 60Hz, mas descobri que os resultados eram melhores quando todo o dimensionamento de vídeo estava desativado no receptor e o Vizio UHDTV lidava com o dimensionamento.

Modo de decodificação de objeto: Ativado - Veja abaixo mais informações sobre esse recurso.

Filmes

O RX-A850 teve um bom desempenho com filmes, independentemente do formato. Existe energia suficiente para conduzir cenas de ação extremas e, no entanto, o receptor foi capaz de lidar facilmente com as sutilezas dos sons do ambiente, como chuva ou ruídos da multidão.

Não conectei os alto-falantes Atmos, mas ativei o "Modo de decodificação de objetos" na minha configuração padrão dos alto-falantes 7.1. O Modo de decodificação de objeto é o nome da Yamaha para o processamento que permite o suporte a trilhas de áudio baseadas em objetos, como Dolby Atmos. Embora você precise ativar esse recurso para ativar corretamente uma configuração de alto-falante Atmos verdadeira, ele também pode ser ativado para configurações de alto-falante “tradicionais”.

Talvez eu estivesse apenas me enganando, mas parecia que o Modo de Decodificação de Objeto criou um efeito semelhante ao Atmos da minha configuração padrão 7.1, me envolvendo em uma "bolha" de som. O efeito que experimentei pode não ser tão forte em uma sala maior, mas vale a pena testar esse recurso, mesmo que você não esteja pronto ou possa adicionar os alto-falantes Atmos à sua configuração. Independentemente disso, o RX-A850, com seus 100 watts de potência, não terá problemas para encher uma sala de tamanho razoável com som.

Música

Embora a música não seja o principal uso do RX-A850 em nossa sala de estar, eu ouvi algumas críticas. Com faixas estéreo e multicanais, achei o receptor claro e brilhante, independentemente da minha posição na sala, e consegui distinguir claramente e colocar os instrumentos no palco sonoro.

No geral, o som do RX-A850 era bom e uniforme, nunca soando muito claro ou nervoso. Eu até tentei ouvir algumas faixas de áudio digital codificadas em taxas de bits muito baixas para verificar o recurso de aprimoramento de música compactada do receptor. As faixas de baixa qualidade soaram melhor através do receptor, mas por que você faria isso consigo mesmo? Basta ir com MP3 ou AAC de 256 Kbps ou, melhor ainda, sem perdas, e nunca mais falar sobre o aprimorador de música compactada! Com música com qualidade de CD, o RX-A850 realmente brilha.

Odds & Ends

  • A Yamaha oferece um aplicativo gratuito para iOS e Android que pode ser usado para configurar e controlar muitos de seus modelos de receptor em rede, incluindo o RX-A850.
  • O controle remoto do RX-A850 parece barato para a linha Aventage. As letras são muito pequenas e difíceis de ler. Também não há luz de fundo, dificultando o uso em uma sala escura.
  • Somente as três primeiras portas HDMI são compatíveis com HDCP 2.2, portanto, preste atenção ao conectar suas fontes 4K. Muito obrigado à Yamaha por marcar claramente isso no próprio dispositivo.
  • O Bluetooth e o AirPlay são suportados, mas eu tenho dois dispositivos decodificadores conectados, então não fiz muito com esses recursos, além de verificar se eles funcionam.

Conclusão

Em um mundo em que você pode encontrar bons receptores por US $ 500, é bom encontrar um receptor construído com peças de maior qualidade e um design proposital, destinado a aprimorar sua experiência auditiva por pouco mais. Esteja você assistindo a um filme ou ouvindo música, achei o RX-A850 um receptor capaz que vale o preço.

Revisão: yamaha rx-a850 4k a / v receiver