Com os preços das TVs 4K (também conhecido como UHD) continuando a cair, mais e mais consumidores estão atualizando para a tecnologia de maior resolução. Mas muitos de vocês (inclusive nós) ainda possuem Blu-ray 1080p players conectados aos nossos novos monitores 4K. Certamente, essas novas TVs fazem um bom trabalho na conversão de conteúdo em 1080p, mas nada supera o conteúdo nativo na largura de banda total!
O formato Blu-ray UHD atende ao desejo de conteúdo 4K nativo, e os players Blu-ray UHD estão no mercado há pouco mais de um ano. Começando por cerca de US $ 300 e incluindo opções como o Xbox One S, os consumidores estão finalmente começando a ver uma escolha quando se trata de filmes UHD baseados em disco em casa. Mas, apesar dessas opções, muitos de nós decidimos esperar a popular marca Oppo entrar no mercado. Agora, essa espera acabou, com o recente lançamento do Oppo UDP-203 Ultra HD / Blu-ray player por US $ 549.
Embora o preço seja mais alto do que parte da concorrência, o Oppo oferece bastante funcionalidade por esses US $ 549:
- Processamento de áudio e vídeo que tornou a Oppo um item básico entre aqueles que são particularmente interessados em seu entretenimento. A Oppo projetou um processador quad-core personalizado para o processamento de vídeo e eles usam um DAC de 32 bits e 8 canais da AKM para suportar áudio de nível audiófilo.
- Carregamento rápido de disco usando um mecanismo a laser otimizado.
- HDR / Dolby Vision, o UDP203 suporta o formato HDR10 e suporta Dolby Vision através de uma atualização de firmware.
- Upscaling é o que colocou a Oppo no mapa nos primeiros dias da HDTV. A nova peça leva isso a um novo nível, com a capacidade de aumentar o tamanho dos seus discos Blu-ray para 4K.
- Para o audiófilo, há suporte para áudio sem perdas
- Todos os mais recentes formatos surround são suportados
- 7.1 Saída analógica
- Integração com IR, RS-232, sistema de controle IP de terceiros e comandos HDMI CEC. O player também suporta Trigger In and Out, para que você possa ligar e desligar automaticamente outros dispositivos conectados a ele, para a máxima conveniência.
Configuração
A configuração do nosso Oppo UDP-203 foi fácil e, a par do processo de instalação de outros equipamentos A / V comuns. Pegamos nosso antigo aparelho Blu-ray Oppo e o colocamos no lugar. Tivemos que trocar todos, exceto o cabo Ethernet. O cabo HDMI só precisa ser trocado se não for certificado como alta velocidade. Como o Oppo inclui um na caixa, apenas usamos o que acompanha o jogador. Como nosso receptor tem certificação HDMI 2.0 e HDCP 2.2, conectamos o UDP-203 diretamente a ele, pois ele pode passar pelo sinal 4K em toda a sua glória de resolução total. Mas se você tiver uma situação em que não tenha um receptor compatível com os padrões mais recentes, poderá usar a saída HDMI 1.4 no Oppo para enviar seu áudio para o receptor, enquanto a segunda saída HDMI 2.0 enviará o sinal de vídeo 4K diretamente para sua TV. Essa é uma daquelas dores de cabeça comuns para os consumidores com a proteção moderna contra cópias, mas pelo menos fornece uma opção para os usuários aproveitarem o conteúdo 4K sem precisar comprar um novo receptor.
Para nossos testes, usamos duas TVs: uma que era 4K, mas não suportava High Dynamic Range (HDR) e outra que suportava 4K e HDR. Toda a cadeia é descrita abaixo:
Oppo UDP203 ---> Yamaha RX-850A -> TV Vizio UHD de 70 polegadas da série P
Oppo UDP203 -> LG 65UH6150
O Vizio foi usado para testar o conteúdo HDR em TVs que não suportam HDR e o LG foi usado para toda a experiência.
Depois que tudo estava conectado, atualizamos o firmware, que levou cerca de 20 minutos. Depois disso, estávamos a caminho. Os menus são muito básicos, mas funcionais. Existem menus para Música, Fotos, Filmes, Rede, Configuração e Favoritos. O único menu que exploramos, no entanto, é a rede. Ficamos um pouco surpresos ao ver nosso servidor Plex aparecer. Foi uma implementação grosseira via DLNA, mas todo o nosso conteúdo estava lá, mesmo que a reprodução e a navegação fossem um pouco instáveis. O principal objetivo de nossa análise, é claro, é o Blu-ray UHD, então pegamos alguns discos de teste e avançamos.
O Oppo permite que você ajuste alguns parâmetros de vídeo. Para nossa análise, não tocamos em nenhum deles. De fato, as TVs também foram deixadas em seus respectivos modos de filme / cinema, pois sentimos que é assim que a maioria das pessoas assiste suas TVs. Se você tiver um profissional para calibrar suas TVs, provavelmente poderá esperar resultados ainda melhores do que os que experimentamos.
atuação
Nossa avaliação foi realizada com três filmes em Blu-ray UHD: The Magnificent 7 , Independence Day Resurgence e Keeping Up With The Joneses . A propósito, compre a versão UHD de todos os filmes que planeja assistir no futuro, mesmo se você não tiver um reprodutor UHD, pois quase todos incluem também o disco Blu-ray 1080p no pacote.
Primeiro, queríamos estabelecer uma linha de base assistindo a alguns Blu-rays 1080p convertidos através do Oppo UDP-203. Começando com o Vizio, voltamos ao nosso cofre e puxamos o Black Hawk Down . Estávamos realmente olhando as cenas noturnas e, em particular, a cena olhando pelo escopo noturno. Nesses casos, analisávamos quantos detalhes estavam presentes. Não havia como compará-lo com uma versão HDR, mas ficamos surpresos ao perceber que o filme realmente parecia melhor convertido para 4K via Oppo do que em 1080p nativo. Os níveis de preto eram profundos, mas não tão profundos, que você não conseguia ver detalhes. Você pode facilmente descobrir detalhes no rosto das pessoas e ver o suor e a sujeira de um dia de luta. O tiro da visão noturna tinha clareza e uma nitidez que parecia ser aprimorada pelo jogador. Quando examinados de perto, não pudemos ver nenhum artefato como nos velhos tempos de conversão de SD para HD.
Em seguida, passamos para um verdadeiro filme em UHD e carregamos The Magnificent 7 . Para este filme, o UDP-203 teve que ir de HDR para SDR no Vizio. O que vimos foi muito impressionante. O filme foi nítido e detalhado. As cores eram naturais e quentes. Com isso dito, não achamos a melhoria em relação ao Blu-ray 1080p realmente atraente. Nós sentimos o mesmo sobre o Dia da Independência e o Acompanhamento dos Joneses .
O áudio, no entanto, parecia estar em outro nível nos três filmes. Seja Dolby ou DTS, o áudio fez o filme. Tivemos alguns problemas de sincronização labial enquanto assistíamos, no entanto, mas isso parece ser um bug no processador de vídeo do Vizio. Pausar e retomar o filme parece corrigir o problema. A LG tem um processador mais recente e não teve esse problema.
O verdadeiro teste seria com uma TV que suporta HDR. Para isso, mudamos para o LG 65UH6150. Para esses testes, conectamos o Oppo UDP-203 diretamente à TV, sem um receptor no meio. Isso foi puramente o resultado do equipamento, ou a falta dele, disponível e não deve importar desde que você esteja usando um receptor moderno com suporte para 4K e HDR.
O primeiro filme que vimos em HDR foi Keeping Up With The Joneses . Além da notável melhora nos detalhes, não havia muita diferença entre o filme em HDR na LG e o filme em não HDR na Vizio. Havia cenas em que podíamos notar detalhes mais realistas de cores e sombras, mas o disco e o filme simplesmente não eram bons exemplos da experiência HDR.
O próximo foi o Independence Day Resurgence e, infelizmente, esse foi outro disco que não atendeu às nossas expectativas. Há muitas cenas sombrias neste filme e o HDR deveria ter feito uma diferença maior. Os detalhes das sombras realmente não pareciam melhores do que o Blu-ray padrão de 1080p, sem falar na experiência de 4K não HDR.
Finalmente, demos uma olhada no The Magnificent 7 . Tínhamos grandes expectativas para este filme, pois ele parecia realmente bom em uma TV 4K não HDR. Felizmente, o filme, a LG TV e o Oppo UDP-203 não decepcionaram! Os detalhes e a cor eram tão realistas que parecia que fomos transportados para o oeste selvagem. Às vezes nos vimos assistindo aos detalhes e não ao filme. Parecia realmente ter sido apresentado à HDTV pela primeira vez. Os tons de pele foram os mais naturais que já vimos. A barba / barba no rosto de Chris Pratt era tão detalhada que sentimos que ele parecia quase muito preparado para o velho oeste. Os detalhes nas cenas escuras foram mais pronunciados do que no Vizio. De fato, os negros pareciam quase de plasma. A pintura de guerra no rosto da Red Harvest parecia tão boa, mais uma vez, era quase boa demais! Não havia artefatos visíveis que pudéssemos ver, mesmo quando nos aproximamos muito da tela. O UDP-203 produziu uma imagem espetacular e realmente serviu como um bom exemplo do motivo pelo qual você deseja atualizar o seu home theater para as tecnologias mais recentes.
Miudezas
- Os tempos de carregamento do Oppo UDP-203 são muito bons (nada como as longas esperas comuns com os primeiros players de Blu-ray!). Em geral, estávamos na tela em menos de 15 segundos.
- Os menus são simples e fáceis de navegar, mas, sinceramente, você não estará muito neles.
- O controle remoto possui vários botões. A maioria você nunca vai usar. Se você possui um Harmony ou outro controle remoto, pode reduzi-lo ao essencial.
- O Oppo UDP-203 atualmente suporta o formato HDR10. Atualmente, este é o formato HDR mais comum para discos Blu-ray UHD, embora o formato Dolby Vision concorrente esteja ganhando força. A Oppo promete que uma atualização de firmware para adicionar suporte ao Dolby Vision está prevista para o início deste ano. Para nós, isso significa dia do imposto. Vamos ver se a Oppo concorda.
- Para os audiófilos por aí, o UDP-203 pode lidar com praticamente qualquer arquivo que você lançar nele. São suportados o DSD64 / 128 multicanal, bem como o PCM 192kHz / 24 bits em todos os formatos populares. A Oppo sempre se destacou no que diz respeito à qualidade do áudio, e o UDP-203 não é exceção.
- Como muitos dos produtos anteriores da Oppo, o UDP -203 inclui uma entrada HDMI dedicada, permitindo conectar fontes externas, como um console de jogos ou uma caixa de cabos, que podem tirar proveito dos recursos de processamento de vídeo e áudio de alta qualidade do player.
Conclusão
Se você atualizou sua HDTV para um UHD compatível com HDR, estaria cometendo um crime se não atualizasse também o seu aparelho de Blu-ray. Existem algumas opções por aí e, enquanto o Oppo custa um pouco mais, você obtém muito mais. O melhor suporte de reprodução de áudio de qualquer reprodutor UHD do mercado atualmente, associado à capacidade de converter conteúdo em vídeo 4K transmitido pela rede local ou reproduzido pelas entradas USB e HDMI, torna o UDP-203 o reprodutor UHD mais capaz disponível a qualquer preço. O suporte ao Dolby Vision por meio de uma próxima atualização de firmware torna este player praticamente à prova de futuro.
Você pode adquirir o Oppo UDP-203 hoje diretamente no site da empresa ou em revendedores externos como a Amazon.