O número de dispositivos alimentados por USB em nosso arsenal parece aumentar a cada mês e, portanto, estamos constantemente procurando maneiras melhores de manter todos esses gadgets, eReaders, smartphones e tablets carregados, principalmente durante a viagem. A empresa alemã de acessórios para computadores Inateck nos enviou uma amostra de revisão de seu novo carregador de viagem USB de 4 portas, e passamos a última semana testando-o. Leia para descobrir se este acessório barato deve encontrar uma casa na sua mala de viagem.
visão global
A Inateck oferece uma variedade de carregadores USB de várias portas, mas o que estamos vendo hoje é o UC4001, um dispositivo de 30 portas e 4 portas. O carregador vem embalado cuidadosamente em uma pequena caixa de papelão e inclui apenas um pequeno manual além do próprio carregador.
O dispositivo é feito de plástico branco moldado liso, com linhas limpas e uma sensação durável. As portas USB se alinham perfeitamente com suas aberturas e uma pequena luz brilha em uma agradável cor azul quando é conectada. Como mencionaremos mais adiante, este é um dispositivo relativamente barato, mas a qualidade da construção parece de primeira qualidade.
Embora relativamente compacto, o carregador é um pouco profundo, o que pode causar problemas em termos de posicionamento. As dimensões são 90 x 80 x 35 mm (3, 5 x 3, 1 x 1, 3 pol) para altura, profundidade e largura, respectivamente.
Diferentemente do carregador Anker de 5 portas que analisamos no início deste ano, o carregador Inateck possui um plugue embutido que é montado diretamente em uma tomada padrão. Isso representa uma espécie de troca em comparação com dispositivos como o Anker, que usam um cabo de alimentação separado. Por um lado, o Inateck é mais compacto e fácil de transportar, mas por outro lado, as opções de posicionamento são limitadas ao local das tomadas elétricas de sua casa, escritório ou quarto de hotel, o que nem sempre é conveniente.
Porém, um grande problema com o design do Inateck pode ser um fator decisivo para alguns usuários. O plugue embutido está posicionado na parte superior do dispositivo, o que significa que a massa do dispositivo fica abaixo da tomada e deve ser suportada apenas pelos pinos do plugue.
Em situações em que a tomada está nivelada com a parede, a parte inferior do carregador pode ser adequadamente sustentada pela própria parede. Em cenários onde esse não é o caso - para tomadas que se destacam da parede ou, no nosso caso, quando conectadas a um protetor contra sobretensão montado na lateral de uma mesa - a parte inferior do dispositivo fica livre e a tensão do os pinos da tomada na tomada não são suficientes para impedir que o dispositivo gire para dentro com a aplicação de força relativamente moderada. Isso resulta, na melhor das hipóteses, na unidade saindo desconectada e caindo ou, na pior das hipóteses, saindo apenas parcialmente desconectada e expondo os pinos de metal ativos.
Essa falha pode ser atenuada em versões futuras do produto, alterando a posição do plugue da parte superior do carregador para o centro, mas, como está agora, os proprietários deste dispositivo sem uma parede plana para suportá-lo não desejarão para deixá-lo conectado a locais onde ele pode se soltar acidentalmente. Não nos leve a mal, o carregador é resistente quando conectado e deixado sozinho (em outras palavras, não vai cair sozinho), mas o design atual o torna vulnerável a se desconectar em alguns cenários com apenas um pouco de força inadvertida.
Uso
Supondo que o carregador permaneça conectado à tomada, os usuários encontrarão um dispositivo confiável que executa exatamente como prometido. Das quatro portas do carregador, duas são marcadas como "Super Chargers" e fornecem os 2, 4 ampères necessários para carregar iPads e outros dispositivos de alta potência em velocidade máxima. As duas portas restantes, marcadas como "Universal", fornecem uma saída padrão de 5V / 1A, adequada para a maioria dos smartphones, eReaders e outros pequenos gadgets.
Isso contrasta com carregadores como o mencionado Anker, que direciona de forma inteligente a amperagem apropriada conforme necessário para todas as portas, permitindo que os usuários conectem um dispositivo a qualquer porta e carreguem a toda velocidade. Como mencionaremos em um momento, no entanto, há uma pequena diferença de preço em jogo e, para aqueles que possuem apenas dois ou menos dispositivos de alta potência como iPads, as portas dedicadas do Inateck funcionarão perfeitamente.
Conforme indicado anteriormente, o carregador Inateck suporta uma saída total de 30 watts, o que deve ser bom para a maioria dos cenários de uso, considerando o limite de quatro portas do dispositivo. Testamos o carregamento simultâneo de um controlador para iPhone 5s, iPad Air, Kindle Paperwhite e PS4. Todos os dispositivos reconheceram o carregador imediatamente e carregaram na potência máxima sem problemas. Como esperado, o carregador aquece um pouco sob carga total, mas nunca atingiu uma temperatura que causou preocupação.
As próprias portas USB têm um nível apropriado de "aderência", permitindo fácil inserção e remoção de plugues de cabo USB, mas tensão suficiente para garantir que nunca caiam inadvertidamente, o que é um fenômeno que testemunhamos em alguns carregadores de qualidade inferior.
Quando você termina de carregar seus dispositivos USB, o plugue de energia embutido se dobra no corpo do carregador e desliza facilmente na bolsa ou no bolso para uso em qualquer lugar. Embora a durabilidade a longo prazo deva ser testada ao longo de meses e anos, durante nosso período de revisão, levamos o carregador para o escritório todos os dias e ele se sustentou muito bem, sem sinais de desgaste.
Valor
Embora tenha um preço de tabela de US $ 33, o carregador Inateck atualmente é vendido a um preço de apenas US $ 14. Isso se compara ao carregador Anker que mencionamos ao longo desta revisão, que custa cerca de US $ 25.
O Anker oferece alguns recursos exclusivos no Inateck, como cinco portas versus quatro, e a capacidade de direcionar alta amperagem para qualquer porta, mas por quase metade do preço, muitos usuários que desejam obter o carregamento USB de várias portas o mais barato possível ser bem servido pelo carregador Inateck.
Conclusões
Se você ainda estiver carregando adaptadores de carregamento separados para cada um dos seus dispositivos USB, é hora de comprar um carregador de várias portas. O carregador USB Inateck de 4 portas e 30 W é uma opção compacta e portátil que pode ajudá-lo a simplificar suas necessidades de carregamento móvel.
Se você planeja manter o carregador conectado a uma tomada que esteja encostada na parede (e, assim, evitar a situação de torque descrita acima), provavelmente fará bem com este dispositivo barato. Se, no entanto, você planeja conectar o carregador a um protetor contra sobretensão ou tomada elevada, convém levar em consideração o problema de torque, especialmente se o dispositivo for conectado perto de crianças ou animais de estimação que possam tentar desalojá-lo. Nesse caso, um carregador que utiliza um plugue padrão, como o Anker, pode ser o caminho a percorrer.
Hoje, você pode adquirir o carregador USB Inateck de 4 portas e 30W via Amazon. A Inateck também vende uma variedade de outros carregadores USB, que você pode encontrar no site da empresa.