Anonim

No fundo de nossas mentes, todos sabemos que devemos fazer backup de nossos dados, mas sempre parece algo que cuidaremos amanhã. Os leitores da PCMech podem saber que eu tive minha própria experiência recente com perda de dados e, embora nesse caso específico, nenhum dado insubstituível tenha sido perdido, toda a experiência me deixou extremamente feliz por fazer backup dos meus dados importantes. Além da minha própria perda de dados, recentemente ajudei um amigo que estava tentando obter alguns dados de um disco rígido externo que estava com defeito. Ao sugerir coisas para tentar, descobri que os dados no disco eram a única cópia de seus dados brutos de pesquisa de doutorado e que, se não pudéssemos recuperá-los, isso significaria outros 3 anos na pós-graduação! Enviei-a para um serviço profissional de recuperação de discos e, por meros US $ 2.500 e uma semana de sono perdido, ela recuperou seus dados. Não se coloque nessa situação! Faça backup dos seus dados.

, Compararei e contrastarei três provedores de backup online populares: Crashplan, Carbonite e Backblaze. Continue a ler para saber mais.

Crashplan

Meu provedor de backup on-line favorito, e o que eu mesmo uso, é o Crashplan. Sua principal característica de capacidade ilimitada de backup agora é padrão do setor e seus preços de US $ 60 / ano são competitivos com qualquer outro serviço. Se você possui mais de um computador que deseja fazer backup, o Crashplan oferece um plano familiar que permite fazer backup de dados ilimitados em até 10 computadores por US $ 150 por ano. Quando Crashplan diz que é ilimitado, é exatamente isso que você recebe. Simplesmente não há limitação nem limite de quantos dados você pode fazer backup.

O que realmente diferencia o Crashplan, e o que inicialmente me atraiu para eles, é o quanto eles oferecem gratuitamente. Seu software é gratuito para uso pelo tempo que você quiser. Sem pagar um centavo, você pode ter backup automatizado local e externo, utilizando o software instalado no computador de um amigo ou parente com seu sistema de backup ponto a ponto exclusivo. Eu mesmo usei esse sistema por alguns anos antes de mergulhar e obter uma assinatura paga. Embora eles retenham alguns recursos da versão gratuita do software, é uma ótima maneira de começar a fazer o backup sem problemas. Confira o resumo completo das diferenças entre os planos gratuito e de assinatura aqui.

Além da funcionalidade básica de backup e do sistema de backup ponto a ponto incomparável, o Crashplan possui um grande número de ótimos recursos. Procurando uma versão anterior de um documento antes de você estragá-lo com algumas escolhas ruins na edição? Eles manterão as versões antigas dos seus arquivos indefinidamente. Eles também retêm arquivos excluídos. Preocupado com olhares indiscretos olhando para seus arquivos quando estão na nuvem? O Crashplan oferece várias camadas de segurança e criptografia de arquivos, com a camada superior usando a criptografia 448 Blowfish e uma chave que somente você possui. Isso significa que ninguém, nem mesmo o próprio Crashplan, pode decodificar seus dados sem a sua chave. O Crashplan fará backup de suas unidades externas sem nenhum custo extra e também permitirá que você faça backup em vários destinos, incluindo uma unidade externa local. O Crasphlan apresenta isso como backup de destino triplo: um backup local, um pelo sistema ponto a ponto e outro pela infraestrutura em nuvem.

Embora o backup na nuvem funcione perfeitamente para backups contínuos e restauração de arquivos, a conclusão do seu primeiro backup às vezes pode ser demais para muitas conexões domésticas à Internet. Se isso for um problema para você, o Crashplan oferece uma opção de backup inicial, onde você pode enviar a eles uma unidade externa com seus dados para iniciar o backup com o pé direito. Da mesma forma, no caso de todo o computador falhar, o download de uma TB ou mais de dados nem sempre é uma opção, tanto por causa do tempo que os limites de largura de banda de um provedor de serviços de Internet limitam. Para resolver isso, a Crashplan também oferece um serviço Restore-to-Door, no qual eles enviarão uma unidade com todos os seus dados. Essas opções não são gratuitas, mas podem salvar a vida. O custo da opção de backup inicial é de US $ 125 e o serviço Restaurar para porta é de US $ 165.

Instalar e usar o Crashplan é muito simples e amigável. Você simplesmente diz quais dados deseja fazer backup e cuida do resto. Você pode definir várias opções detalhadas, mas os padrões funcionam extremamente bem.

As restaurações usando o Crashplan são extremamente simples. Você simplesmente seleciona os arquivos que deseja restaurar e a partir de qual período, e os arquivos serão restaurados diretamente no local, com a opção de renomear os arquivos existentes ou em uma pasta de sua escolha.

Na verdade, existem apenas duas reclamações sobre o Crashplan: uma é que elas parecem ter removido as assinaturas de vários anos de suas opções. No passado, você podia obter um desconto bastante alto por se inscrever por até 4 anos por vez, mas agora o preço é de apenas US $ 59, 99 por ano ou US $ 5, 99 por mês, se você não quiser se comprometer com um ano inteiro . Minha outra reclamação é que o Crashplan é executado em Java nos bastidores. Tenho certeza de que muitos de vocês já encontraram problemas de desempenho ou compatibilidade com aplicativos Java no passado - eu sei que sim! Mas, honestamente, nunca notei nenhum problema com o Crashplan há alguns anos.

Carbonite

A Carbonite foi uma das primeiras líderes no mercado de backups em nuvem on-line, e por boas razões. Eles foram os primeiros a oferecer backup online ilimitado para seus arquivos. Ao mesmo tempo, a Carbonite reduziu sua velocidade de backup depois que você fez backup de mais de 200 GB de dados, mas eles removeram essa política em resposta ao feedback do usuário. O preço padrão é de US $ 59, 99 por ano para a opção Básica e US $ 99, 99 por ano para a camada Plus, que adiciona a capacidade de fazer backup de discos rígidos externos e um recurso que a Carbonite chama de backup de Imagem em espelho, que cria uma imagem local de toda a sua unidade, incluindo o sistema operacional. Por US $ 149, 99 por ano, você obtém a camada Prime da Carbonite, que adiciona o "Serviço de recuperação Courier" que enviará seus dados de restauração em um disco rígido para poupar o tempo de baixar todos os dados em caso de um desastre completo. Carbonite é uma boa opção para fazer backup de seus arquivos, eles simplesmente não oferecem muito para se diferenciar de outros serviços.

Backblaze

Backblaze é outro forte candidato. Eles têm os dados ilimitados padrão e a um dos preços mais baixos disponíveis. Mês a mês, o custo é de US $ 5 por mês, mas inscreva-se por um ano e custa apenas US $ 50 ou US $ 95 por dois anos. O backblaze inclui unidades externas sem custo adicional. Eles também incluem a opção de enviar seus dados de restauração em uma unidade por uma taxa, mas nenhuma opção para um backup inicial. Uma coisa que diferencia o Backblaze de outros provedores é o recurso Lost Computer. Isso permitirá que você localize um computador que você perdeu. O Backblaze também inclui uma opção para definir sua própria chave de criptografia pessoal, garantindo que ninguém além de você possa acessar seus dados.

Embora o Backblaze tenha todos os recursos básicos que você deseja a um ótimo preço, existem algumas desvantagens. Ao contrário do Crashplan, que permite restaurar arquivos diretamente do aplicativo, com a opção de restaurá-los no local ou em qualquer outra pasta que você escolher, o processo de restauração do Backblaze é um pouco complicado. Você não pode executar uma restauração a partir do aplicativo. Você deve fazer login na sua conta no site Backblaze, selecionar os arquivos que deseja e aguardar um email notificando que seus arquivos estão prontos. Quando seus arquivos estiverem prontos, você poderá fazer o download de um arquivo compactado que contém todo o caminho da pasta até os arquivos desejados, que você precisará colocar manualmente onde deseja. Isso pode ser bastante entediante, especialmente se comparado ao Crashplan, que faz todo esse trabalho para você.

Outro ponto em que o Backblaze é um pouco ausente é a flexibilidade de especificar quais arquivos você deseja fazer backup. A opção padrão é simplesmente fazer backup de todos os seus arquivos, que o Backblaze anuncia como um recurso sobre outros provedores. Embora isso seja ótimo para muitos usuários, se você quiser ser um pouco mais granular, ficará desapontado. A única maneira de ajustar quais arquivos são armazenados em backup é adicionar exclusões. Também está faltando a retenção de versões antigas de arquivos. O Backblaze mantém as versões antigas por apenas 4 semanas, em comparação com o Crashplan, que as mantém indefinidamente, sem limite. Por fim, o Backblaze fará backup apenas dos seus dados na infraestrutura da nuvem, sem opções para backup local ou ponto a ponto.

Pensamentos finais

Qualquer um desses provedores fará um ótimo trabalho em manter seus dados seguros. Embora existam soluções de bricolage, como copiar periodicamente seus arquivos importantes para uma unidade externa, vale a pena a facilidade e a conveniência que você obtém de um software de backup real e a tranqüilidade de saber que seus dados estão em segurança O armazenamento externo é algo que você simplesmente não consegue de outra maneira.

Você já experimentou algum desses provedores de backup online ou outros? Se sim, o que você achou deles? Sinta-se livre para compartilhar seus pensamentos abaixo ou iniciar uma nova discussão em nosso fórum da comunidade.

Revisão: escolhendo um provedor de backup online