Anonim

Por solicitação do YouTube, instalei o Microsoft Windows for Workgroups 3.11. Eu disse no vídeo que não entraria em detalhes de como consegui fazê-lo funcionar no Virtualbox. A razão pela qual eu disse isso é porque isso resultaria em um vídeo de uma hora.

No entanto, posso explicar como fiz isso por escrito aqui - e sei que alguém por aí encontrará essas informações úteis.

Antes de continuar, alguns de vocês provavelmente estão se perguntando por que eu me incomodei em fazer isso em primeiro lugar. Fiz porque considerava um desafio. Há algo de divertido em fazer com que softwares ou hardwares realmente antigos funcionem na Internet moderna, e é por isso que os entusiastas de computadores antigos o fazem em primeiro lugar. Eu não mexo com o hardware real (embora eu possa), mas me importo com o lado da virtualização de software.

1. O Virtualbox antigo funciona, o novo Virtualbox não.

Se você tentar instalar o MS-DOS - não importa o Windows 3.1 - na aquisição "pós-Oracle" do Virtualbox, ele falhará. A solução é usar uma versão do Virtualbox quando ela ainda era desenvolvida e produzida apenas pela Sun Microsystems. A versão que usei foi a 3.1.8 e sim, ainda está disponível para download no site Virtualbox.

Observe também que o FreeDOS tem exatamente o mesmo problema que o MS-DOS nas versões mais recentes do Virtualbox - ele trava. Não é culpa do DOS, é culpa do Virtualbox. Use uma versão mais antiga.

2. Pacotes de software muito necessários estão disponíveis.

Uma grande variedade de pacotes de drivers e software especificamente para o WFW 3.11 está aqui (e também para o DOS). Embora seja verdade que eles foram projetados originalmente para o VMware, eles funcionarão no Virtualbox. Os drivers de rede, o Super VGA "corrigido" para obter 800 × 800/4 bits (o mais alto possível no Virtualbox com essa configuração), a pilha de 32 bits TCP / IP da Microsoft para drivers WFW e CD-ROM e assim por diante.

3. Usei imagens de CD para inserir o software no WFW.

Como não consegui fazer com que a rede do Windows funcionasse perfeitamente do WFW para o Windows 7, o que fiz para inserir o software no WFW foi gravar imagens ISO usando o ImgBurn e depois montá-las virtualmente no WFW via Virtualbox. Foi assim que consegui instalar o mIRC, o Netscape 4.0 e o MSIE 5.0.

A edição de 16 bits do mIRC está aqui.

A edição de 16 bits do Netscape está aqui.

A edição de 16 bits do MSIE 5.0 está aqui.

4. Considere isso um projeto; levará tempo para concluir.

Meu objetivo pessoal era fazer com que o MS-DOS 6.22 / WFW 3.11 funcionasse junto com a conectividade real à Internet real - e tive sucesso, para que isso possa ser feito.

Se você é louco o suficiente para fazer o MS-DOS 6.22 / WFW 3.11 funcionar de maneira semelhante, o vídeo prova que sim, você pode fazê-lo.

Se você pegar um hardware de PC antigo real e fazer a mesma coisa, acredite ou não, seria muito mais fácil porque tudo o que você tem seria suportado em nível nativo.

Supondo que você tenha uma configuração de hardware "adequada", que por exemplo seria:

  • Intel 486 DX2 / 66MHz
  • 32MB RAM
  • Vídeo de 1 MB (talvez um cartão Trident antigo?)
  • Áudio Soundblaster 16
  • Placa de rede 3Com Etherlink III (os drivers ainda estão incrivelmente disponíveis)
  • 100MB HDD
  • Teclado conectado ao PS / 2 e mouse conectado ao PS / 2
  • Qualquer monitor compatível com VGA

… Essa instalação será instalada com o MS-DOS 6.22, WFW 3.11 com a pilha TCP / IP da Microsoft e permitirá navegar facilmente na Internet.

Como mostrado no vídeo, qualquer navegador da Web que você usa ficará muito contente com a falha. Porém, coisas super básicas, como bate-papo no IRC e documentos simples (supondo que você tenha o Microsoft Office 4.0 ou o WordPerfect 5.2 em algum lugar), a configuração é utilizável - mesmo que limitada.

Retro: janelas para grupos de trabalho 3.11