Nas duas baias da frente, posso carregar uma unidade de disquete ou uma unidade de CD-ROM que lê apenas CD-R e CD-RWs.
O adesivo na frente indica que a unidade foi construída para ser compatível com o Windows 98, Windows NT Workstation 4.0 ou Windows 2000.
A escolha dos sistemas operacionais que eu tinha ao reinstalar o sistema operacional era o Windows 2000 ou qualquer número de distribuições Linux leves. Decidi usar o Windows 2000, mas apenas porque sei exatamente como instalá-lo corretamente - e é sobre isso que vou falar.
A instalação do Windows 2000 no Latitude levou várias horas, e a razão disso é que você precisa percorrer alguns obstáculos para atualizar tudo, incluindo:
- Saber onde baixar o IE6 SP1 e instalá-lo antes de tentar executar o Windows Update, porque não funcionará com o IE5 padrão.
- Sabendo que sim, o Windows Update ainda funciona. O suporte foi oficialmente descontinuado pela Microsoft, mas os downloads automáticos ainda estão disponíveis atualmente para tudo o que a MS tinha até o momento em que o suporte oficial terminou.
- Sabendo que você literalmente terá que instalar mais de 100 atualizações - e é aí que entram as 'várias horas' relacionadas à instalação.
- Sabendo que para uma Dell você precisará acessar o site support.dell.com, digitar o número da etiqueta de serviço e obter os drivers apropriados - e saber como instalá-los.
Há mais envolvimento, mas na maioria das vezes é necessário ajustar as coisas aqui e ali. O ponto é que demorou muito tempo para terminar tudo.
Na verdade, eu não recomendo usar o Windows 2000, a menos que haja alguma razão para você precisar dele. O meu foi que eu posso vender o notebook mais tarde, e o Windows é uma venda melhor em um laptop comparado ao Linux, quando publicado em um site como o eBay ou o Craigslist. E mesmo que eu decida não vendê-lo, queria uma instalação 100% "concluída" do Win2000 antes que a Microsoft puxasse as atualizações offline - o que acontecerá em algum momento.
No entanto, aqui está o pontapé: Se eu tivesse escolhido usar um Linux leve, como o Xubuntu, é isso que teria acontecido:
- O tempo de instalação teria sido reduzido em mais da metade.
- Todo o hardware seria detectado na primeira execução e eu não precisaria procurar nenhum driver ou download de software específico apenas para fazer as coisas funcionarem.
- Quaisquer atualizações baixadas teriam terminado muito mais rapidamente.
- O número total de reinicializações teria sido no máximo 3 antes da instalação ser concluída.
- Não há ajustes após a instalação, porque tudo já está otimizado.
Estou dizendo que instalar o Linux é realmente mais fácil que o Windows antigo? Isso é um absoluto sim.
Caramba, mesmo se eu estivesse instalando o Windows XP, o Linux ainda teria sido a melhor escolha apenas para colocar as coisas em funcionamento o mais rápido possível.
Quando confrontado com a opção de usar o Windows 2000 / XP ou Linux em um notebook mais antigo, se você não pretende vendê-lo, o Linux é a melhor escolha. Sempre. É mais recente, possui software melhor, melhor gerenciamento de energia (muito importante se a bateria não aguenta muito tempo) e faz o trabalho com estilo.
Lembre-se também de que você tem uma opção de navegador muito mais moderna no Linux, em comparação com o Windows 2000. No Win2000, sua única opção moderna é o Firefox. No Linux, você pode usar o Google Chrome / Chromium, Firefox ou Opera. Sendo o navegador o software mais importante nos computadores atualmente, isso é realmente importante.