Anonim

Normalmente, não escrevo artigos de nicho para a PCMech, mas este é um pelo menos alguns de vocês provavelmente acharão útil. Isso tem a ver com o trabalho com dados de estações de trabalho de sintetizadores de música antigos via MIDI, usando um processo chamado dump exclusivo do sistema ou dump SysEx, para abreviar.

Não há como usar estações de trabalho de sintetizador e não ter um sabor nerd sério - especialmente quando se lida com sintetizadores mais antigos dos anos 80 e 90.

O que você está prestes a ler abaixo é basicamente o mais geeky da música-tecnologia. A única maneira de ficar mais nerd é corrigir manualmente os sons analógicos à mão.

~ ~ ~

O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) foi definido no início dos anos 80 como um método padronizado para o transporte de dados entre instrumentos musicais digitais. No entanto, não foi até meados da década de 90 que todos os fabricantes começaram a "falar a mesma língua", por assim dizer.

Durante o período do início dos anos 80 até meados dos anos 90, você teve que lidar com formatos proprietários. Korg tinha deles, Roland deles e havia outros jogados na mistura. O ponto é que nenhum deles era intercambiável.

Se isso não bastasse, muitas estações de trabalho de sintetizador não vinham com unidades de disquete embutidas, então você foi forçado a comprar cartões de memória ridiculamente caros, que mantinham apenas poucos dados de 16 a 32K ou gastar dinheiro com um universal externo unidade de armazenamento.

Duas empresas fabricaram unidades de armazenamento universal. O primeiro foi o irmão, e o modelo do que eles fizeram para a tarefa me escapa. O segundo foi o Alesis DataDisk :

O DataDisk é uma peça brilhante de hardware de música digital porque reconhece qualquer MIDI que você joga nele e salva, por isso é verdadeiramente universal. Você pode conectar um Korg, Yamaha, Kurzweil, Roland ou qualquer outra coisa via MIDI, instruir o DataDisk a aguardar o recebimento de dados, instruir a estação de trabalho de sintetizador a enviar e o DataDisk recebe e salva alegremente em disquete. E é claro que ele enviará os dados de volta para a estação de trabalho de sintetizador quando você o instruir. Eu possuo pessoalmente uma dessas unidades e tive que entrar em uma guerra de lances no eBay apenas para obtê-la (isso me custou mais de US $ 100, caso você esteja se perguntando). O DataDisk é uma unidade de rack 1U ridiculamente simples, porque por dentro não há quase nada em hardware, mas o trabalho que faz faz tudo valer a pena.

No entanto, há um enorme problema com o DataDisk - ele usa um formato proprietário. Embora seja verdade, ele aceita qualquer disquete e formato para 720K (alta densidade OK aqui, mas ainda formata para dupla densidade), nenhum disco formatado pelo DataDisk lê em um PC sem software especial que nem garante que funcione.

O que isto significa é que seus dados de sintetizador estão literalmente presos em um disquete e, se a unidade do DataDisk falhar, bem, é isso; os dados não estão mais acessíveis. E não, trocar a unidade de disquete não é tão fácil quanto em um PC. Não por um tiro longo.

"Deve haver um método universal de software para fazer o mesmo trabalho, certo?"

Sim, existe e é chamado MIDI-OX.

Quem usa hardware MIDI está familiarizado com os adaptadores USB MIDI padrão; estes são baratos e prontamente disponíveis. Esses adaptadores são chamados de interfaces MIDI 1 × 1.

Se você possui um desses, tudo o que você precisa depois é do software para receber o SysEx Dump, e o MIDI-OX funciona maravilhosamente nesse sentido.

O sintetizador agora vintage que possuo é um Ensoniq SQ-1 Plus, fabricado em 1990.

Esta é uma excelente estação de trabalho de síntese FM, mas não possui unidade de disquete. No entanto, ele pode enviar / receber dados SysEx facilmente.

A maneira como consegui enviar / receber dados usando o MIDI-OX foi fazer o seguinte:

Salvando um dump SysEx no seu PC com MIDI-OX

1. Escolha a interface apropriada.

Minha interface 1 × 1 é chamada de USB Uno, como reconhecida pelo Windows 7. Fácil o suficiente para selecionar via Opções > Dispositivos MIDI :

2. Inicie o SysEx View / Scratchpad

Isso é acessado em Exibir > SysEx . A janela está em branco porque nada foi recebido ainda:

3. Configure o MIDI-OX para aguardar um despejo manual.

4. Envie os dados da estação de trabalho sintetizador.

Esta é a parte em que você vai ao sintetizador e instrui-o a enviar seus dados. Não sei explicar como isso é feito porque cada sintetizador de estação de trabalho é diferente - mas se você possui uma estação de trabalho sintetizada e está familiarizado com o transporte de dados MIDI, já sabe como iniciar um envio de dados.

Os dados são recebidos:

Você clica em Concluído quando a transferência é concluída (lembre-se, este é um despejo manual) e a janela do SysEx fica cheia dos dados que acabou de receber:

5. Salve os dados como um arquivo SYX.

Bastante fácil:

Enviando Dados Carregados de Volta para a Estação de Trabalho Sintetizador

Felizmente, isso é muito mais fácil do que receber e salvar.

1. Carregue o arquivo SYX e envie.

Isso pode ser feito diretamente da janela principal do MIDI-OX. Clique no segundo ícone da esquerda para enviar um arquivo SYX:

Não há etapa 2. É isso.

Lidando com saturação de buffer

Esse é o único problema que você pode encontrar. Os dispositivos MIDI mais antigos são realmente mesquinhos com a quantidade de dados que estão dispostos a aceitar de maneira interativa.

Se você receber um erro de saturação, configure os buffers (e verifique se o Pass SysEx também está ativado na parte inferior aqui):

O tamanho padrão para a entrada e saída é 256 bytes. Mude para 128:

As velocidades de transferência serão um pouco mais lentas, mas os erros de saturação desaparecerão.

Notas finais

O que você acabou de ler acima é o que eu acredito ser a maneira mais fácil (“Você chama isso fácil ?!”) de receber dados de um sintetizador MIDI mais antigo em um arquivo que pode ser salvo e que você pode arquivar. Quer você esteja enviando dados de som / patch, dados de sequência / padrão ou o que você tem, o MIDI-OX o aceitará como um despejo bruto e também o enviará de volta ao sintetizador sem problemas.

Vou dizer a você desta maneira - o Ensoniq SQ-1 Plus é um animal um tanto obscuro de 1990. O MIDI-OX conseguiu trabalhar com ele sem problemas e trabalhou na primeira tentativa.

Se, por exemplo, você tem um Korg M1 antigo (do qual você provavelmente já ouviu falar) em que a unidade de disquete está bloqueada, mas o restante ainda funciona bem, conecte o MIDI, use o MIDI-OX para enviar / receber dados e tudo vai funcionar muito bem.

Digamos que, no momento, o hardware da estação de trabalho sintetizador mais antigo não tenha problemas de hardware. Você sabe que eventualmente o fará. Com o MIDI-OX, você pode carregar todos os dados antigos e arquivá-los no seu PC. Pode levar algum tempo, mas você ficará muito agradecido por os arquivos estarem no seu PC, em vez dos disquetes antigos que podem desenvolver erros de leitura a qualquer momento.

Retro sexta-feira: usando midi-ox para despejos de sysex