Do lado dos computadores antigos, a única coisa que qualquer computador pode fazer desde os anos 80 até agora é atuar como um terminal serial.
A experiência do terminal serial
O que você está fazendo ao dedicar um computador a tarefas de terminal serial é que basicamente não é mais um computador naquele momento. Toda a computação verdadeira é feita no lado do servidor, e a caixa que você está usando nada mais é do que um ponto de acesso e não algo que pode fazer as coisas por conta própria.
O que você pode fazer através da conexão de terminal serial é usar qualquer coisa baseada em texto. Alguns aplicativos que você usaria normalmente são:
- Lynx, elinks ou minicom (navegação)
- Mutt, Pine (e-mail)
- irssi (para IRC)
O que atua como servidor?
Qualquer computador que você possa usar, que possa executar o Linux, conectar-se à Internet e possuir uma porta serial à qual seu computador antigo pode ser conectado via cabo de modem nulo.
Quantos anos você pode ir?
Muito velho.
Um dos meios mais populares de terminal serial é com o Apple II usando o ADTPro. Instruções grotescamente detalhadas estão aqui para isso.
Aqui está um exemplo disso em ação (se você quiser pular para a parte em que ele realmente mostra o computador fazendo suas coisas, vá para 6:25 no vídeo):
Onde obtenho instruções para configurar um servidor Linux para aceitar uma conexão de um terminal serial?
Tudo o que você precisa saber está aqui:
http://www.vanemery.com/Linux/Serial/serial-console.html
Onde obtenho cabos ou placas?
Se você conectar o IBM Compatible ao IBM Compatible, cartões como este e cabos como este estarão prontamente disponíveis.
Contudo..
Dependendo da caixa vintage que você está tentando conectar, você pode literalmente ter que criar seu próprio conector serial a partir do zero ou encomendar um de outras pessoas que fabricam componentes seriais de computadores vintage especializados.
De um modo geral, se a caixa for compatível com IBM PC, ela possui uma porta serial pronta para uso, mesmo que seja uma IBM 5150 de 1981.
De que software eu preciso em um terminal DOS?
Para aqueles que se lembram dos dias do BBS, você está basicamente fazendo exatamente a mesma coisa que fez naquela época, exceto que está se conectando localmente em vez de usar uma linha telefônica.
No PC do terminal, você instala o sistema operacional MS-DOS ou DR-DOS. Se você não possui uma cópia disso, não se preocupe, o FreeDOS também funcionará.
Depois disso, você precisa do software do terminal.
Surpreendentemente, o ftp.simtel.net ainda possui um monte de softwares de terminal DOS que você pode baixar e usar em um ambiente DOS. Aqui estão os endereços:
- ftp://ftp.simtel.net/pub/simtelnet/msdos/commprog/
- ftp://ftp.simtel.net/pub/simtelnet/msdos/telix/
Alguns dos programas terminais mais populares para o DOS eram Telix, Qmodem e Procomm - no entanto, não tomam isso como evangelho. Use qualquer aplicativo de terminal que se adapte ao seu gosto.
LEMBRE-SE TAMBÉM: Se sua caixa antiga estiver executando o Windows antigo, o Terminal e o HyperTerminal se conectarão facilmente por serial.
Por exemplo, se você possui, digamos, um Toshiba Satellite antigo com Windows 95, esse laptop possui uma porta serial e o Win95 possui o HyperTerminal. Se o seu servidor Linux estiver pronto para aceitar conexões seriais, conecte o cabo nulo do modem entre as duas máquinas e siga em frente.