Por exemplo, um dos criadores de Super Mario Bros. até observou que o embaçamento de um CRT era uma grande consideração ao projetar o jogo originalmente - e que a nitidez das telas de hoje torna os lugares onde eles tentaram "enganá-lo" devido a limitações tecnológicas destacam-se como um polegar dolorido.
Outro exemplo é o jogo Counter-Strike (lançado em 1999), que funciona perfeitamente em um CRT com resolução de 800 × 600. Por experiência pessoal, posso dizer que sim, o jogo parece muito mais real quando no metrô.
Infelizmente, o conhecimento pelo qual o CRT deve se tornar um pouco perdido é uma arte, então, aqui estão minhas recomendações pessoais sobre o que usar e por que usar o seu equipamento de jogos de PC antigo.
Tamanho
O melhor tamanho para um CRT é 17 polegadas na diagonal. Nem mais nem menos.
Razão # 1: Peso
Os CRTs não começam realmente a ficar realmente pesados até você ultrapassar a marca de 17 polegadas. Em média, um 17 pesa entre 13 e 18 kg. Tenha 19 anos ou mais e estará em um território de 22/30 kg com facilidade.
Razão # 2: profundidade
Quanto maior o tubo, mais profundo ele vai. Uma regra geral é que, qualquer que seja o tamanho na diagonal, será o quão profundo será, o que significa que o monitor de 17 polegadas geralmente terá 17 polegadas de profundidade.
Razão # 3: fator de encarar uma lâmpada
Você está olhando diretamente para uma fonte de luz ao visualizar um monitor. Com os CRTs, você está olhando para uma superfície de vidro altamente refletiva, que na verdade não é muito diferente de olhar para uma lâmpada. Os monitores de 17 polegadas não emitem tanta luz quanto os maiores de 17 anos e, portanto, serão mais fáceis para seus olhos.
Razão # 4: ignorando a borda
Com um CRT de 15 polegadas, você notará a fronteira. Com um 17, você não poderá e poderá mergulhar melhor no jogo. Com 19 anos, você vai lidar com muita luz, como mencionado acima, o que afastará a experiência de jogo.
Razão # 5: fator de desfoque de movimento
Todos os CRTs desfocam naturalmente sempre que algo se move rapidamente na tela. Os 19 para a maioria das pessoas ficam borrados demais - especialmente se você está acostumado a LCDs, o que provavelmente é. Os 17, por outro lado, não fazem com que sua visão viaje tanto nos olhos e não causam dor de cabeça.
Marcas
Sony Trinitron
Este é sem dúvida o melhor monitor de CRT já feito. A tecnologia Trinitron é incrível e oferece uma imagem muito boa. No entanto, é muito importante notar que você sempre verá duas linhas horizontais muito fracas nos 'terços' da imagem. Isso é normal , pois faz parte do funcionamento do Trinitron. É fácil ignorar as linhas, dado o quão sombrias elas são.
A única desvantagem do Trinitron é que você está trocando cores por nitidez. A cor ficará um pouco mais opaca em comparação com outros CRTs, mas a imagem é excelente.
Uma outra nota secundária: os Trinitrons geralmente iniciam com um ruído alto "BRRRRMM". Essa é a auto-desmagnetização (desmagnetização); faz isso quando alimentado a frio e é uma grande razão pela qual eles duram tanto quanto duram.
Viewsonic
A marca Viewsonic do monitor CRT teve, sem dúvida, a melhor representação de cores em comparação com qualquer outro CRT. Muitos designers gráficos da época juravam pelos monitores da Viewsonic por esse motivo. Não era apenas a cor vibrante, mas também verdadeira.
Philips
A marca Philips do CRT é um monitor de cavalo de batalha. Embora seja verdade que eles eram tipicamente "frios" (como um pouco "severos" com seu blues), como monitor de jogos ele se comportou admiravelmente. A nitidez da imagem estava quase no mesmo nível dos Trinitrons.
Samsung
Esse é o CRT multifuncional e geralmente o mais fácil de encontrar, se estiver procurando por um monitor do tipo tubo. Você pode até encontrar uma nova caixa, se procurar bastante. Os CRTs da Samsung têm um sólido histórico de vida útil muito longa e excelente representação de cores. Sua única desvantagem é que eles, como muitos outros CRTs, são um pouco leitosos porque realmente não conseguem fazer um bom preto.
Cor da caixa
Regra geral: escolha a massa.
A maioria dos monitores CRT possui duas cores de revestimento. "Massa" e "Massa leve". Obviamente, esse não é o nome oficial das cores, mas é o que elas parecem. Sonys e Viewsonics são de cor pastosa, a Philips e a Samsung são de cor clara.
Geralmente, recomendo evitar CRTs de cor preta, porque geralmente é verdade que o dinheiro gasto para fabricá-los foi colocado na caixa e não nos eletrônicos. Pergunte a quem já teve um monitor preto da Dell. Oh, o horror. Afinal, os casos de CRT preto nunca foram baratos. Como dito acima, vá para a massa.
Se, por qualquer motivo, você precisar de um monitor CRT preto, pinte-o. Eu não estou brincando. O revestimento levará a tinta muito bem, desde que não seja muito grossa. A tinta deve ser um pouco mais grossa que a água, mas não muito mais do que isso. Não pulverize, pois a tinta entrará nas fendas / furos de ventilação. Use o pincel de um modelador.
Alto-falantes embutidos?
Evite CRTs com alto-falantes embutidos. Eles soam horríveis e adicionam volume inútil ao chassi.
Como configurar o seu sistema operacional com um CRT?
Essa é bem básica - não use suavização de fonte, também conhecida como fontes sem serrilhado, ou ClearType no Windows.
A tecnologia de renderização de fonte sem serrilhado foi projetada para LCDs e não CRTs. Você deseja intencionalmente fontes "em bloco" em um CRT, pois isso resultará na melhor legibilidade.