Anonim

Nos primeiros dias da computação doméstica, os dois tipos mais usados ​​de monitores eram aparelhos de televisão e monitores monocromáticos. Eu vou falar sobre aparelhos de TV primeiro.

Na década de 1980, as TVs eram mais baratas que os monitores. Tudo o que você precisava para fazer sua computação foi adquirir o aparelho de TV mais barato que pudesse encontrar, conectar seu computador à televisão através da porta TV OUT integrada a um comutador de sinal de RF, mudar o canal na TV para o canal 3 ou 4, deslize o interruptor na caixa para aceitar a entrada do computador e você estará pronto para prosseguir.

As resoluções padrão nos computadores domésticos de 8 bits eram baixas, portanto, caracteres e gráficos podiam ser vistos com facilidade. No Commodore VIC-20, a resolução padrão era 176 × 176, o TRS-80 256 × 192 e Atari 320 × 192. Qualquer uma dessas ou outras resoluções de computador de 8 bits mostrava grandes caracteres na tela.

Usar uma TV também era a maneira mais barata de calcular em cores. No início dos anos 80, as TVs coloridas estavam vendendo a preços baixos naquele momento, então não havia realmente necessidade de um verdadeiro monitor de computador para a maioria das pessoas.

Foi somente quando você entrou no reino do PC que você realmente precisava de um monitor de computador. O Commodore 64 exibia 40 colunas, que eram facilmente legíveis em um aparelho de TV. Um PC IBM, por outro lado, exibia 80 colunas, e isso era extremamente difícil de ler na televisão porque você atingia o limite do que um NTSC de 525 scanline poderia fazer. Nesse ponto, você precisava de um monitor real.

Monocromático, ao contrário da crença popular, não significa "somente preto e branco". Quando se refere a um monitor, significa literalmente "uma cor exibida". Essa cor era branca, cinza, âmbar ou verde. A maioria dos monitores antigos exibia a cor âmbar ou verde, sendo o verde dominante, daí o “monitor de tela verde”.

Os verdadeiros monitores de duas cores em preto e branco estavam apenas nos primeiros computadores Apple Macintosh; eles tinham pequenas telas de 9 polegadas que literalmente só podiam exibir preto e branco. E sim, era um verdadeiro "e" porque exibia preto e branco ao mesmo tempo. Não, não era em escala de cinza, pois os primeiros Macs não faziam cinza. Qualquer “sombra” criada era feita adicionando pequenos pontos ou linhas para dar a aparência de uma sombra.

Você pode emular a antiga experiência monocromática?

Não, porque os sistemas operacionais modernos não permitem. No entanto, você pode definir facilmente suas configurações de cores como zero para recriar a experiência da escala de cinza , que é próxima o suficiente do monocromático.

Embora o software de controle de exibição seja diferente dependendo da placa de vídeo que você possui, veja como recriar uma experiência em escala de cinza usando o Catalyst Control Center da AMD (anteriormente ATI):

No Catalyst Control Center, expanda o menu do seu monitor. Dependendo da conexão física, ele estará em "Meus painéis planos digitais" ou "Meus monitores VGA":

Clique na configuração apropriada e arraste a configuração "Saturação" para zero:

Você verá instantaneamente tudo no modo de escala de cinza quando fizer isso.

Alguns de vocês podem realmente apreciar a capacidade de "entrar em escala de cinza" periodicamente. Funciona melhor ao digitar documentos e e-mails quando você deseja menos distrações.

Retro sexta-feira: monitores monocromáticos