É altamente improvável que alguém com 30 anos de idade ou menos agora, enquanto escrevo isso em 2012, tenha visto muito menos o Microsoft Word 6.0.
O Word 6 foi a última versão que funcionou no ambiente Microsoft Windows 3.1; foi lançada em 1993, e esta é a versão que realmente colocou o Word "no mapa", por assim dizer. Dito de outra maneira, o Word 6 era o “assassino do WordPerfect”, e esse era o único escritório em todo o mundo quando a Microsoft lançou o pacote Microsoft Office 4.3 (do qual obviamente o Word 6 estava incluído).
Das versões anteriores do Word em que os usuários mais antigos de computadores têm mais falta, o Word 6 geralmente está no topo da lista (sendo o outro o Word 2000). Por quê? Principalmente porque era muito rápido e muito fácil quando você sabia como as coisas funcionavam nele.
O Word 6 é para todos os negócios na forma como opera. Nenhum personagem de ajuda animado é visto em qualquer lugar e os menus são fortes e decididamente simples. Também há muito pouca capacidade de personalizar a interface, então você teve que lidar com o sistema que recebeu.
A maioria das pessoas que trocaram para esta versão específica do Word já usava anteriormente um editor de documentos no modo de texto no MS-DOS. Obviamente, foi muito bem-vindo para muitos ter uma interface WYSIWYG verdadeira, além de um acesso ao menu muito melhor com um mouse.
Word vs. outros aplicativos de processador de texto
Um debate acalorado com várias décadas de idade neste momento é o WordPerfect vs. Word . Aqueles que se dedicaram ao software WordPerfect odiavam absolutamente o Word com paixão, e alguns ainda o fazem até hoje. O WordPerfect ainda está disponível, é claro, na Corel (agora proprietária do software) e a versão mais recente é o WordPerfect X5. No entanto, a Corel está "puxando uma Microsoft", por assim dizer, oferecendo as desnecessárias versões múltiplas do Standard , Professional e Home and Student Edition quando deveria haver apenas uma versão.
O LibreOffice Writer é o aplicativo mais próximo de como o Word costumava ser
Usar uma versão mais antiga do Word (como na versão anterior ao Word 2003) no Windows moderno é uma má idéia por vários motivos.
Primeiro, os Word mais antigos tendem a ficar felizes com falhas no Windows moderno. O Word 6 foi projetado para ser executado em um Windows de 16 bits e, se você tentar executá-lo em um ambiente Win7 de 64 gerações, o aplicativo será executado rapidamente, mas trava frequentemente. Isso supõe até que o Win7 permita que você instale algo tão antigo.
Segundo, a maneira como os arquivos DOC de gravação do Word mais antigos às vezes não podem ser “entendidos”. No mínimo absoluto, a compatibilidade de documentos geralmente inicia no Word 97 ou Word 2000, que funcionará em PCs, Macs, Linux e editores de documentos baseados na Web. Se você usa o Word 6.0 / 95, terá problemas de compatibilidade.
Terceiro, você deve ter em mente que os aplicativos de processamento de texto no momento em que o Word 6 foi lançado eram extremamente proprietários. Isso significa que os DOCs criados no Word 6 geralmente só funcionam no Word 6 e em nenhum outro lugar.
O que a maioria das pessoas deseja sobre o Word antigo é a interface. O OpenOffice / LibreOffice possui uma interface que remete ao estilo comercial de como o Word costumava ser e cria documentos que podem ser usados em qualquer lugar. No PC, na web e até em seu smartphone em alguns casos.
A última edição do LibreOffice é a 3.4.5, lançada muito recentemente neste mês em 16 de janeiro de 2012. Grande download (191MB), grande conjunto de aplicativos, mas ainda gratuito, ainda incrível, sem interface de faixa de opções e tem a interface que a maioria das pessoas estão muito confortáveis com:
E sim, esse é um dos motivos pelos quais eu sou usuário do LibreOffice.