Anonim

O iMac de primeira geração é uma fera estranha. Este é o Mac que a maioria dos fãs da Apple não reconhece porque é um pouco fedorento.

O mais notável da maldade do iMac de primeira geração é o mouse, rotineiramente rotulado como um dos piores produtos de tecnologia de todos os tempos. Felizmente, ele pode ser substituído com o mouse de sua escolha facilmente.

Mesmo com a “bondade” do monitor CRT, os iMacs de primeira geração parecem realmente legais simplesmente pelo fato de terem um design tão selvagem que ainda se mantém até hoje. A cor “tangerina”, vista à direita, é a mais desejável porque foi produzida menos.

Para sua coleção de computadores retrô, considere comprar uma delas. Não só eles podem ser comprados a preços de liquidação, como também podem ser facilmente carregados com Linux para acomodar a arquitetura PowerPC.

Se você está perguntando "Por que eu me incomodaria com um desses velhos Macs desonestos?", É apenas um pequeno pedaço de conversa de um computador. Você pode obter o estilo da Apple barato em um computador ainda utilizável / funcional, dependendo do modelo adquirido.

Um rápido resumo dos iMacs de primeira geração

Os iMacs antigos tinham uma CPU de 233 MHz, que no mundo de hoje é muito lenta para fazer qualquer coisa com qualquer conveniência.

O melhor iMac de primeira geração é o fabricado em julho de 2001. Ele só vem nas cores "Snow" e "Graphite" e é rotulado como "iMac Special Edition". Ele abriga uma CPU G3 de 700 MHz, possui um HD de 60 GB e uma unidade de CD-RW. Também é capaz de executar o OS X Tiger.

Todas as especificações do iMac '01 Special Edition estão aqui, incluindo uma foto para mostrar como elas são.

Trabalhando em um iMac de primeira geração

Substituir / atualizar itens em um iMac de primeira geração não é tão difícil, mas deve-se notar que, se o iMac nunca foi aberto antes, ao remover a parte inferior, você ouvirá um CRACK bastante alto quando o 'selo' for quebrado - então fique atento a isso.

A RAM máxima que um iMac da Edição Especial pode suportar é de 1 GB. Instruções completas.

Quanto à substituição do disco rígido, isso não é fácil - mas você pode fazer até 128 GB e conectar um disco rígido externo ao FireWire 400. Instruções completas.

Em relação à unidade óptica, se funcionar, deixe como está. Se você deseja DVD, conecte uma unidade USB externa. Por que não substituir? Muito caro. Instruções e informações aqui.

Qual sistema operacional usar se não estiver usando o Mac OS X?

Como dito acima, um Linux projetado para rodar na arquitetura PowerPC. As distribuições Linux mais populares têm essas prontas para download.

Aqui estão alguns links para ler sobre isso:

http://www.debian.org/ports/powerpc/
https://wiki.ubuntu.com/PowerPC
http://lowendmac.com/linux/fedora.html

Em uma nota final, o Mac OS 9 não é recomendado. Esse sistema operacional é geralmente visto como o "Windows 98" dos sistemas operacionais da Apple. Claro, você poderia usar o OS 9 e se dar bem com ele, mas seria muito melhor com o OS X Tiger ou Linux. A computação retro é legal e tudo isso, mas você deseja que sua caixa de computador seja utilizável. Para isso, você precisa usar um sistema operacional que possa se conectar ao restante de suas coisas e ser totalmente compatível com a Internet moderna.

Retro sexta-feira: imac de primeira geração