Tenho certeza de que ninguém discutirá comigo quando digo que a impressora matricial era um dos periféricos de computador doméstico mais barulhentos e desagradáveis.
Loudness
O volume é fácil de entender. NEEEEAAARRROOW .. NEEEEEEAAAROOW .. NEET NEET, NEEEEEAAARROOW. É um som muito familiar para quem se lembra.
O quão alto a impressora dependia principalmente da contagem de pinos. Se você tivesse uma cabeça inicial de apenas 9 pinos, era lenta e lenta significava que demorava mais tempo para imprimir, o que significa que a impressora fazia mais barulho. E ai de quem tinha a cabeça de impressão a céu aberto que não tinha uma tampa de plástico rebatível por cima, porque eram ridiculamente altas.
Aqueles com impressoras de cabeça de 24 pinos tiveram um tempo mais fácil no departamento de ruído, porque nessa época os OEMs reconheciam o fator de ruído alto-extremo e projetavam a tampa de rebaixamento de plástico rígido, como mencionado acima. Essa capa minimizava bastante o ruído, mas vamos ser sinceros, ainda estava alto.
(Observação: havia impressoras matriciais de 9, 18 e 24 pinos, mas a maioria das pessoas passou dos 18 anos e passou direto das 9 às 24.)
Fatores desagradáveis
O que fez as impressoras matriciais desagradáveis, onde três coisas.
1. O cabo da impressora era enorme
Um cabo de impressora com um conector Centronics em uma ou nas duas extremidades era o cabo mais longo e mais grosso que qualquer proprietário de computador doméstico tinha naquele dia. Para colocar isso em perspectiva, a espessura do cabo é muito semelhante à de um filtro de linha moderno. Cobrá-lo em qualquer lugar com uma configuração de mesa de computador era uma tarefa, na melhor das hipóteses.
2. Estranho, com lugares limitados para colocar a coisa
Você não pode colocar uma impressora matricial no chão, porque o papel e a própria impressora teriam uma camada de poeira em menos de uma semana. Colocá-lo sobre a mesa só era aceitável se você tivesse uma mesa comprida, o que a maioria das pessoas não tinha.
Por esse motivo, o local mais popular para uma impressora matricial estava em cima de um arquivo. Lembre-se de que aquele cabo estupidamente grosso significava que a impressora tinha que ter algum espaço aberto ao redor para onde quer que fosse colocada, de modo que o local da parte superior do gabinete de arquivamento era o "ideal" possível.
3. Papel de alimentação do trator
Esta é sem dúvida a parte mais irritante do uso de uma impressora matricial. Você sabe como, em uma impressora a laser moderna, se você estiver imprimindo um trabalho de impressão grande, digamos 25 páginas, poderá pressionar o botão de impressão, voltar em alguns minutos e o trabalho estará concluído? Bem, você não pode fazer isso com uma impressora matricial. Você precisa "cuidar da criança" para garantir que qualquer trabalho de impressão grande passe por onde o papel não se acumulou nos rolos de alimentação do trator.
Muitos proprietários de impressoras matriciais tentaram o destino com grandes trabalhos de impressão. "Ok, eu imprimi alguns trabalhos de impressão de 20 páginas aqui, e isso não aconteceu, então … vou sair dessa vez enquanto estiver imprimindo e tudo ficará bem quando eu voltar." Havia uma chance de 50/50 de que o seu trabalho de impressão não passasse de uma confusão de papel amassado quando você voltasse. Imagine a alegria de voltar e ver tudo sair bem. Agora imagine a decepção e a raiva de voltar e ver a página 8 de 20 parar, triturar, rasgar e enrugar e ter que fazer tudo de novo.
A melhor impressora matricial foi…?
Este é fácil. Todas as impressoras matriciais de cores de 24 pinos do início dos anos 90 que aceitavam alimentação de folhas alimentada por trator e alimentada por papel comum. A série GSX da Citizen, em particular, tinha alguns ótimos modelos:
No início dos anos 90, as impressoras matriciais tinham avançado o suficiente para onde tinham basicamente todos os recursos de uma impressora jato de tinta, mas ainda usavam a tecnologia matricial.
Informações como essa são realmente importantes para você conhecer os entusiastas de computadores domésticos antigos, porque se você deseja uma impressora matricial "perfeita", não pode fazer melhor do que um cidadão dos anos 90. Previsível, confiável (pelo que é), imprime cores (o melhor que a matriz de pontos pode fazer), a cabeça é completamente coberta para minimizar o ruído o máximo possível e, é claro, tem uma ótima aparência comercial.