Anonim

O modem dial-up (também conhecido como faxmodem) era a principal maneira de as pessoas ficarem online em casa nos primeiros dias da conectividade com a Internet. Os modems vieram em dois sabores, interno ou externo. Se interno, o modem tinha um alto-falante pequeno na placa ou usou o Windows para enviar os tons de conexão através dos alto-falantes de áudio. Se externo, o modem possuía seu próprio alto-falante embutido, que geralmente possuía um controle de volume (embora alguns não).

Nunca foi rápido para o uso da Internet

Quando usados ​​para conectividade BBS, os modems eram rápidos porque tudo o que você estava baixando era texto ANSI. Na internet, no entanto, os modems nunca foram rápidos porque você estava baixando muito mais dados binários. Imagens, anexos de email, conteúdo em Flash etc. Tudo isso são dados binários.

Mesmo que você pudesse se conectar na velocidade mais rápida possível (56k), o uso da Internet ainda era lento.

"Winmodem" - o pior dos piores

A grande maioria dos modems baseados em hardware sempre funcionou muito bem, mas alguns OEMs de PC (como a HP) começaram a agrupar seus computadores com o que foi chamado de "Winmodem", como no softmodem; esses softwares exigidos para funcionar e funcionavam apenas no ambiente Windows.

De um modo geral, os winmodems eram notórios por terem uma operação de buggy devido à sua dependência excessiva de software Windows muito específico do fornecedor; é por isso que tantas pessoas os odiavam.

Problemas de linha telefônica

Sua velocidade de conexão foi determinada pelo fato de sua empresa de telecomunicações local ter linhas telefônicas "limpas" ou não, e na maioria das vezes esse não era o caso - principalmente nas áreas rurais.

Na pequena cidade em que cresci, a melhor velocidade absoluta de conexão que consegui adquirir foi de 26400 bits por segundo, independentemente do modem usado. Tentei todas as combinações de conjunto de comandos AT e verificação de erro que consegui obter para uma conexão mais rápida, mas isso foi inútil porque simplesmente não estava acontecendo. 26, 4 kbps foi o melhor que pude obter; permaneceu assim até mudar para a banda larga.

O som da conexão discada

Os tons do modem sempre foram muito "estridentes" - mas muito distintos.

Alguém pegou o ruído moderno do aperto de mão e reduziu-o em 700%, com algum efeito adicional de eco de câmara profunda. Você acha que isso soa como um pesadelo ou a coisa mais legal de todas, dependendo do seu ponto de vista.

Alguém ainda usa dial-up?

Sim, e surpreendentemente mais do que você imagina. Nos EUA, existem muitas áreas rurais que seguem a antiga maneira dial-up de se conectar porque são apenas US $ 10 por mês, o que é muito mais barato que os US $ 50 / mês médios para a banda larga "básica".

Pessoalmente, eu me despedi da conexão discada anos atrás e espero nunca mais precisar usá-la.

Retro sexta-feira: o modem dial-up