Anonim

O onipresente Nintendo Entertainment System, comumente abreviado como NES, lançou toda uma nova geração de jogos nos anos 80 e é um console que muitas pessoas ainda desfrutam até hoje - incluindo pais e filhos. Possuir um é ótimo, existem muitos jogos excelentes para ele e, felizmente, existem alternativas de clones de console NES (como este) se você não quiser lidar com o hardware original de meados dos anos 80.

Conseguir um NES ou um console clone e os jogos são fáceis, mas é um erro jogar os jogos em uma televisão moderna. Por quê? Porque os jogos não foram projetados para eles. Para todos os efeitos, uma tela moderna é "boa demais" para aqueles jogos antigos de 8 bits.

Existem basicamente duas regras a serem seguidas com um NES em relação à tela:

  1. Use uma tela do tipo tubo.
  2. Use uma tela pequena.

Conecte seu NES a um pequeno CRT e você obterá a melhor experiência de jogo possível.

Existem dois tipos de telas que funcionam absolutamente perfeitas com um NES. Um não é tão fácil de encontrar e o outro é ridiculamente fácil de adquirir.

Opção 1: Monitor de Vídeo Commodore 1702

Este monitor de 13 polegadas é uma combinação feita no céu para um NES. A primeira conveniência vem do fato de as portas de vídeo / áudio estarem bem na frente . O NES é monofônico; portanto, o vídeo / áudio é conectado, e sim, você pode até usar cabos de áudio com conector RCA simples para o vídeo e o sinal ainda será transmitido corretamente.

O 1702 tem uma imagem mais nítida em comparação com uma TV comum e é muito difícil de matar. Não apenas isso, mas o alto-falante embutido é responsivo, claro e alto.

Os jogos NES parecem absolutamente perfeitos em um 1702.

Opção 2: qualquer TV de tubo de 13 polegadas

Uma TV de 13 polegadas é do tamanho certo para um console NES. Embora não tenha uma imagem tão nítida quanto a 1702, ainda faz o trabalho corretamente.

É recomendável que você compre uma TV combinada que inclua um videocassete (mostrado acima) ou um DVD player. Eles também costumam ter as portas de vídeo / áudio bem na frente (também vistas acima) e têm alto-falantes melhores que a média por causa do espaço extra no chassi.

A única desvantagem é que, se o videocassete ou DVD falhar, bem, não há muito o que fazer lá, pois eles são incrivelmente difíceis de trabalhar por causa do tubo colocado em cima dele. A TV ainda funcionará no entanto.

A maior vantagem aqui é que uma TV de 13 polegadas pode ser captada quase sem valor e também costuma estar em perfeitas condições. Você pode encontrar essas pequenas TVs facilmente no craigslist por 20 dólares ou menos, ou pode até conhecer alguém que lhe dará uma gratuitamente!

Por que 13 polegadas? Por que não maior?

Existem algumas boas razões para isso.

  • A resolução padrão de um NES usando NTSC é 256 × 224. PAL é 256 × 240. Você não precisa de nada maior que 13 polegadas para ver claramente as coisas nos jogos da NES. As fontes são muito legíveis e não serão um problema para serem visualizadas com clareza.
  • É fácil de pegar e se movimentar. Você pode até ter a instalação no chão para as crianças brincarem e isso não seria um problema (exceto talvez pelos cabos que você deve prender adequadamente).
  • É pequeno o suficiente para armazená-lo na maioria dos armários quando não estiver em uso. Se você tiver realmente sorte, algumas TVs de 13 polegadas têm até malas de transporte macias que você pode guardar quando decidir guardá-la.

Notas finais

Esse tipo de configuração é destinado apenas a sistemas de jogos de 8 bits dos anos 80 especificamente . Os consoles como o NES, o Sega Master System e o Turbo Grafx 16 funcionarão perfeitamente em um tubo de 13 polegadas, usando cabos existentes disponíveis no estilo RCA, disponíveis em qualquer loja de departamento.

Consoles mais antigos que o NES

Os consoles de 8 bits anteriores do final da década de 1970 (Atari 2600, Intellivision, Odyssey etc.) requerem hardware extra. Ou seja, um destes:

Os consoles mais antigos que o NES possuem áudio e vídeo transmitidos por um único sinal VHF e é a única maneira de conectar o sistema de jogo. A parte em que o console antigo se conectaria é o conector RCA "GAME" no topo. A parte em que diz “TO TV” à esquerda é onde você conecta o coaxial à televisão ou usa os conectores de garfo VHF se o aparelho tiver os parafusos - embora eu não usasse os garfos porque o sinal é notavelmente pior comparado ao coaxial.

Na maioria das configurações, você precisa definir intencionalmente o canal na TV ou 3 ou 4 para que o sinal seja transmitido e então você pode começar a reproduzir.

Você pode encontrar essas pequenas caixas de interruptores em brechós ou no eBay pesquisando especificamente a chave de sinal de videogame.

Consoles mais novos que o NES (16 bits e acima)

Os consoles de 16 bits como o Super Nintendo Entertainment System, Sega Genesis e Sony PlayStation One parecem uma porcaria em um aparelho de 13 polegadas. A resolução é mais alta, as fontes serão menores e ficarão "difusas" facilmente.

O mínimo para o console de 16 bits é uma tela de 15 polegadas. 13 é muito pequeno.

Retro sexta-feira: escolhendo a melhor tela para um sistema de entretenimento nintendo