Anonim

Sou usuário da Garmin GPS desde 2005. A primeira vez que comprei foi um Garmin StreetPilot i3 pelo qual paguei US $ 400. Sim com certeza. Na verdade, eu ainda o possuo (e consegui atualizar os mapas para o conjunto de 2013 com um pouco de falsificação), mas o que uso hoje em dia é um Garmin nüvi 40LM. O "LM" para os interessados ​​é o "Lifetime Maps", o que significa que as atualizações do mapa são gratuitas durante a vida útil da unidade.

Eu possuía três StreetPilots. Meu primeiro, como mencionado acima, foi o i3. O segundo foi um StreetPilot c340, enorme com um conector muito volumoso. O último antes de ir para o nüvi land foi o StreetPilot c580 - sem dúvida o melhor da série “c”, já que qualquer modelo que começou com c5 tinha revestimento de brilho solar na tela (a série “c” mais antiga 'não) e o volume do alto-falante era bastante aperfeiçoado. O c580 também foi muito rápido no que diz respeito ao roteador e à navegação, além de ter uma capacidade bastante aprimorada de obter um sinal de GPS rapidamente em comparação com os modelos c3xx anteriores.

Para mim e para outros usuários iniciantes de GPS no meio dos anos 2000, o StreetPilot da série “c” foi nosso primeiro gosto de usar o GPS em uma tela que poderia ser lida corretamente na posição do motorista sentado. A série “i” (como o meu i3), embora boa, tinha uma tela que para a maioria das pessoas era pequena demais e também não era uma tela sensível ao toque. O "c", por outro lado, tinha uma tela de 3, 5 polegadas com aspecto padrão. Embora isso não pareça muito agora (um nüvi 50LM de 5 polegadas pode ser comprado barato hoje em dia), acredite em mim quando digo que foi uma melhoria literalmente enorme em relação à tela de 1, 7 polegadas da série “i”.

Uma nova maneira de dirigir

O GPS para muitos mudou a maneira como dirigimos. Certamente mudou a maneira como eu dirijo. No momento em que o GPS do veículo começou a se tornar uma coisa normal, havia aqueles que gritavam alto que todos nós nos transformaríamos em bagunças sangrentas, porque estaríamos olhando a tela do GPS o tempo todo, em vez da estrada.

O GPS nunca foi o problema no que diz respeito à segurança na direção. O telefone celular falando e mandando mensagens foi, e ainda é. É por isso que o foco para a segurança na direção mudou para o uso adequado do telefone celular em vez do GPS, porque o fato é que o GPS do veículo é, por definição, um auxiliar de direção e um telefone celular não é usado para falar. ou texto enquanto dirige.

Descobertas de coisas novas

Muitas pessoas que usaram o GPS pela primeira vez descobriram rapidamente que geralmente existem muitas maneiras de chegar a lugares em vez de sempre usar a rodovia ou a interestadual, e isso tornou a condução divertida novamente. Além disso, muitos acharam o uso do GPS muito útil para encontrar as rotas mais econômicas a seguir. Da maneira como a maioria das pessoas usa o GPS para dirigir, elas seguem a rota sugerida pelo GPS apenas para testar se o que ele diz de fato economiza combustível e, posteriormente, modificam a rota um pouco para maximizar a economia de combustível.

Encontrar lugares por ponto de referência agora era opcional

Antes do GPS, a maneira como a maioria das pessoas instruía outras pessoas a conseguir lugares era pelo mapeamento da Internet ou pela maneira tradicional de “pegar a estrada para a saída X e procurar o ponto Y”.

Você pode imaginar a alegria de um usuário de GPS sabendo que pode apenas digitar um endereço e o GPS os navegará até lá sem ter que confiar em sinais ou pontos de referência (especialmente útil para dirigir à noite).

Você ainda pode usar o Garmin StreetPilots mais antigo hoje?

Sim. Só porque um conjunto de mapas GPS é antigo não significa que não pode ser usado. No entanto, há algumas coisas muito importantes a saber se você decidir usar uma das unidades mais antigas.

A atualização do conjunto de mapas é muito difícil e algumas unidades mais antigas nem conseguem lidar com dados modernos do mapa

Como eu disse acima, encontrei uma maneira de "falsificar" em uma atualização de mapa de 2013 para o meu StreePilot i3. Essa unidade específica possui um cartão microSD removível. O cartão original tinha apenas 128 MB. Troquei isso com 2 GB e coloquei todo o mapa dos EUA nele.

O que eu descobri, porém, é que o processador lento no i3 realmente não foi projetado para acessar tantos dados. Como teste, tracei uma rota da Flórida para a Nova Inglaterra, e demorou muito tempo para calcular isso. Eu nem me atrevi a tentar traçar uma rota de teste da Flórida para a Califórnia, porque provavelmente teria travado a unidade.

Nos modelos mais antigos da série "c", como o c310, c320 e c330, sim, você pode encher um mapa moderno com algumas falsificações (e não, não me pergunte como, o Google é seu amigo), mas não fique surpreso se a unidade ficar um pouco satisfeita com você com a quantidade de dados do mapa inseridos nela.

As séries c340 e c5xx podem lidar com praticamente todos os dados do mapa que você pode lançar até onde sei.

A série c3xx tem problemas para obter um sinal de GPS em determinados ambientes

Quando a série StreetPilot c5xx foi introduzida, ela vinha com a tecnologia SiRF, que permitia captar um sinal muito melhor. Nenhuma das séries c3xx tem isso e não há nada que você possa fazer sobre isso.

Quando você dirige em ambientes urbanos, o c3xx perde seu sinal facilmente. Se você colocar um c3xx em uma minivan, a gaiola de segurança da van impedirá que o c3xx receba um sinal forte. É assim que as coisas são. Você pode contornar isso usando a antena externa GA 25MCX (usa suporte magnético, sem necessidade de perfuração); é compatível com todos os StreetPilots das séries "c" e "i".

É necessária uma montagem “saco de feijão”

Nem se preocupe em usar o suporte de sucção da janela em uma série “c”, porque em um curto período de tempo ele cairá e mergulhará no chão. O tipo de montagem necessário para o "c" é chamado de montagem por atrito. Você pode encontrá-los no eBay.

Eu recomendaria apenas "ressuscitar" uma dessas unidades mais antigas para aqueles que já possuem uma

Não há realmente nenhuma razão para usar um c3xx ou c5xx mais antigo, a menos que você já tenha um (ou alguém tenha lhe dado um) e queira tirar proveito disso.

Lembre-se de que, em comparação com qualquer Garmin da série nüvi, o StreetPilot é enorme, possui um processador mais lento e não possui muitos recursos. Tudo sobre o nüvi é melhor. Você pode ressuscitar um StreetPilot mais antigo, se desejar, mas esteja ciente das limitações.

Sexta-feira retro: série “c” garmin streetpilot