Anonim

Na edição de novembro de 1982 da InfoWorld , foi anunciado que a Tandon havia desenvolvido uma "minúscula" unidade de micro disquete de 3 ½ polegadas denominada TM35 Microline, fornecendo 875k nos dois lados de um disquete de 3 ½ polegadas. O custo foi declarado "na faixa de US $ 200 a US $ 225". As entregas da unidade ocorreram no primeiro trimestre de 1983.

Nota lateral antes de continuar: Agora você sabe parcialmente por que o Apple Macintosh custou tanto com seu lançamento inicial em 1984, porque, sim, a unidade de disquete de 3 ½ polegadas era uma peça de hardware muito cara na época e contribuiu diretamente para a alta introdução da unidade preço.

O 720k é o que é conhecido como disquete de dupla densidade, ou DD, para abreviar. É chamado assim porque pode codificar aproximadamente o dobro de bits por unidade de tempo em comparação com a densidade única. A maneira como isso ocorre é através de um esquema de codificação de linha chamado Modulation Frequency Modulation ou MFM, para abreviar.

720k não era o tamanho universal do disquete DD de 3½ polegadas. Foi comercializado como capaz de armazenar 1 MB completo, mas não acredito que isso possa acontecer. 720k é o que poderia fazer em sistemas como IBM PC Compatibles e alguns computadores Atari. No Mac, eram 400k de um lado ou 800k de dois lados, dependendo da geração. Em Amiga, ele tinha 880 mil faces.

Embora o disquete de alta densidade de 1, 44 MB, como no HD de 3 ½ polegadas, tenha chegado apenas quatro anos depois em 1987, o DD de 720k permaneceu por um bom tempo. De fato, praticamente permaneceu no mercado até que os disquetes caíssem em desuso com as massas.

Onde os discos DD foram mais usados?

Os discos de 720k foram os mais utilizados em três locais.

Alguns sistemas de computador precisavam deles, como os primeiros Macs, Amiga e Atari ST, para citar alguns.

Muitos jogos para PC foram entregues em discos de 720k. Milhares deles. Foi uma maneira muito fácil para os desenvolvedores de jogos reduzirem os custos simplesmente usando disquetes que possuíam menos. Na verdade, era algo comum para as empresas de jogos optarem por usar dois discos DD em vez de um único disco HD, porque era mais barato em relação aos custos de fabricação.

Os dispositivos que não são computadores domésticos usavam frequentemente unidades DD. Um exemplo em que consigo pensar imediatamente são nas estações de trabalho de sintetizadores de música, como a família de estações de trabalho Ensoniq EPS. Ele possui seu próprio formato de 800k usando discos DD.

Os discos de 720k podem ser usados ​​no Windows 7 hoje?

Esse é o melhor estilo de perguntas e respostas respondidas.

Os disquetes de 720k podem ser lidos e gravados no Windows 7?

Sim - se o disquete for formatado primeiro em um formato que o Windows possa entender.

Os disquetes de 720k podem ser formatados no Windows 7?

Desde o Windows XP, a opção de formatar disquetes de 720k foi eliminada da GUI - no entanto, você pode formatar um disco de 720k usando a linha de comando com opções muito específicas.

O comando é este: FORMAT A: / T: 80 / N: 9

Isso formata 80 faixas com 9 setores por faixa e, sim, funciona.

Um disquete de 1, 44 MB pode ser "enganado" para ser formatado para 720k no Windows 7?

Sim. Coloque um pedaço de fita sobre o orifício do lado esquerdo, como aquele sem a chave de proteção contra gravação, depois coloque na unidade e formate usando o comando acima e você terá um disco formatado em 720k:

Que uso possível isso poderia ter para alguém?

Para entusiastas de computadores antigos, essa é uma informação útil.

Se você possui um PC realmente antigo que não reconhece nada além de discos DD e precisa copiar alguns arquivos dessa caixa antiga, agora tem uma maneira.

Se você possui um Atari ST, a formatação de 720k no Win7, conforme descrito acima, pode ser lida no ST.

Se tentar obter imagens com cópia exata de disquetes de 720k mais antigos, ter outros disquetes de 720k para fazer isso às vezes ajuda bastante.

Retro sexta-feira: o disquete de 720k