O novo iPad mini com Retina Display está provando ser um enorme sucesso, com muitos revisores e compradores iniciais praticamente não encontrando compromissos entre ele e seu irmão maior, o iPad Air. O mini roda o mesmo processador A7 e é anunciado como tendo todo o desempenho do iPad de quinta geração, apenas em um pacote menor. Mas há uma área em que o iPad mini fica aquém e pode ser um problema crítico para alguns usuários: gama de cores.
Conforme observado pela AnandTech , o novo Retina mini mantém a mesma gama de cores relativamente inexpressiva do seu antecessor não-Retina. Isso contrasta com o iPad Air, que possui cobertura sRGB líder da classe. E não é apenas devido ao tamanho menor da tela; outros tablets na faixa de tamanho do mini - como o Google Nexus 7, NVIDIA Tegra Note 7 e Kindle Fire HDX - oferecem uma reprodução de cores notavelmente melhor.
A AnandTech afirma que a Apple acredita que seus clientes “profissionais” preferirão o iPad Air maior e mais caro, enquanto os consumidores, com menor probabilidade de se preocuparem com a precisão das cores, preferem o mini:
Suspeito que a justificativa aqui é que a Apple provavelmente vê o iPad maior como melhor para os fotógrafos / aqueles que se preocupam com a reprodução de cores, mas é uma pena que essa seja uma troca que existe entre os dois iPads, especialmente porque a Apple é boa com sRGB cobertura em quase todos os outros monitores.
É verdade que os consumidores médios provavelmente não serão afetados pelo problema. Em nossa experiência com os dois produtos, o iPad mini realmente parece um pouco aborrecido quando comparado diretamente ao iPad Air. Mas, quando examinados por si só, apenas fotógrafos e profissionais de mídia perceberão qualquer falha na exibição do mini. Todos os outros estarão focados no aumento dramático da resolução em relação ao modelo de primeira geração.
No final, se você deseja obter um tablet de 7 a 8 polegadas, o iPad mini é uma escolha clara, mesmo que não possa cobrir completamente o espectro sRGB. Mas se você ainda estiver dividido entre o iPad Air e o mini, esse pode ser um pequeno motivo que pode virar a balança a favor do irmão mais velho do mini.