Com a apresentação de quinta-feira do novo iMac de 27 polegadas com o Retina 5K Display, a Apple agora oferece displays de qualidade "Retina" em todas as categorias de produtos: telefone, tablet, laptop e desktop. Embora o benefício de uma tela Retina varie bastante dependendo do tamanho geral do painel e da distância dos olhos do usuário comum durante o uso, ficamos curiosos sobre como a tela do novo Retina iMac em comparação com outras telas Retina em termos de densidade de pixels.
Abaixo está uma lista que compilamos de todos os monitores Retina da Apple, voltando à primeira aparição da tecnologia no iPhone 4. Observe que omitimos produtos da mesma família que ofereciam resolução idêntica aos seus antecessores, como o iPhone 4S.
Como você pode ver, o novo Retina iMac oferece a menor densidade de pixels, medida em pixels por polegada, de qualquer tela Retina até o momento. Por outro lado, o iPhone 6 Plus possui quase o dobro da densidade de pixels do Retina iMac, e uma melhoria de aproximadamente 23% em relação ao iPhone 4, 5 e 6, que compartilham a mesma densidade de pixels graças a falhas de resolução que correspondem ao aumento da tela Tamanho.
Não nos entenda mal, o Retina iMac oferece um grande salto na densidade de pixels em relação à sua versão não Retina (218 ppi vs. 109 ppi), e os usuários terão dificuldade em perceber a diferença entre as telas dos iPhones e Retina iMac enquanto usa ambos a uma distância normal. Mas se você se aproximar da tela do iMac, ela não parecerá tão boa quanto o seu iPhone, e essa é apenas a realidade de uma análise de custo-benefício ao produzir telas grandes de alta resolução.