O menu do usuário avançado do Windows 10 é um menu útil de atalhos relacionados ao sistema. Pode ser acessado clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows 10 ou pressionando o atalho de teclado Win + X.
Um dos itens mais usados no menu Usuário avançado é um atalho para o prompt de comando. Ao acessar o menu, os usuários têm opções para as sessões padrão e administrativa.
Você pode iniciar rapidamente o prompt de comando com apenas três pressionamentos de tecla. Primeiro, pressione Win + X para abrir o Menu do usuário avançado e, em seguida, pressione i ou a para uma sessão padrão ou administrativa, respectivamente. Mas muitos usuários avançados e administradores de sistema agora preferem o PowerShell em vez do prompt de comando.
Substituir o prompt de comando pelo PowerShell
O PowerShell, introduzido como parte do Windows 7 em 2009, pode fazer quase tudo o que o Prompt de Comando, mas também oferece diversos recursos de script e gerenciamento. O PowerShell está incluído no Windows 10 e pode ser iniciado manualmente através do Menu Iniciar. Mas não seria ótimo se você pudesse iniciar o PowerShell no menu do usuário avançado em vez do prompt de comando?
Felizmente, a Microsoft permite que os usuários troquem o PowerShell pelo prompt de comando no menu Usuário avançado com uma opção simples em Configurações. Para fazer essa alteração, inicie as Configurações e vá para Personalização> Barra de tarefas . Lá, encontre a opção Substituir prompt de comando pelo Windows PowerShell no menu quando clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar ou pressione a tecla Windows + X. Isso é bastante descritivo, não é?
Clique no botão de alternância para ativar a opção e feche as Configurações. Inicie o menu do usuário avançado clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar ou pressionando Win + X no teclado. Você verá que o PowerShell substituiu o Prompt de Comando e está disponível nas mesmas instâncias padrão ( i ) e admin ( a ).
Agora, algumas versões do Windows 10 agora incluem o PowerShell como padrão em vez do prompt de comando. Nesse caso, se você achar que o PowerShell é mais complicado do que o necessário, poderá repetir as etapas acima e desativar a opção designada para restaurar o prompt de comando em seu lugar no menu Usuário avançado.
Independentemente de qual opção você escolher, ainda poderá acessar o shell não padrão. Basta iniciar o shell desejado manualmente no menu Iniciar ou na caixa de diálogo Executar. As alterações feitas aqui não desabilitam nem desinstalam nenhuma das opções. Eles apenas designam um como padrão para acesso rápido a partir do menu Usuário avançado.