Anonim

Os fornecedores chineses da Apple estão novamente sob fogo após a divulgação de informações sobre a morte de um trabalhador menor de idade no outono passado. Shi Zhaokun, de apenas 15 anos, morreu em outubro depois de trabalhar um único mês no fornecedor da Apple Pegatron.

Pegatron, embora expresse simpatia pelas mortes, não admitiu nenhuma irregularidade e relata que suas investigações internas não renderam nada de preocupante

Shi começou seu trabalho na Pegatron em setembro, parte de um novo grupo de contratados para produzir o novo iPhone 5c da Apple. Supostamente armado com registros falsificados alegando que ele tinha 20 anos, o garoto de 15 anos começou uma série de turnos cansativos, de acordo com os registros de trabalho fornecidos por sua família. Os registros mostram que Shi trabalhou quase 280 horas em seu primeiro e único mês com a empresa, muitas vezes trabalhando 12 horas por dia, seis dias por semana.

Em 9 de outubro, Shi teria entrado em um hospital, onde sua família diz que ele morreu alguns dias depois de pneumonia. Com centenas de milhares de trabalhadores, a morte relacionada a pneumonia de um único funcionário de uma empresa como a Pegatron seria normalmente ignorada. Mas a morte de pelo menos outros quatro jovens trabalhadores em circunstâncias semelhantes chamou a atenção de grupos ativistas e vigilantes do trabalho. "Considerando a morte súbita de cinco pessoas e o motivo semelhante das mortes, acreditamos que deve haver algumas relações entre a tragédia e as condições de trabalho na fábrica", disse Li Qiang da organização de defesa do trabalho China Labor Watch.

Embora a Pegatron afirme que o horário de Shi não excedeu os limites estabelecidos pela lei chinesa, as diretrizes de responsabilidade do fornecedor da Apple proíbem os funcionários de trabalhar mais de 60 horas por semana. Isso, é claro, pressupõe que o empregado tenha idade legal para trabalhar em uma linha de produção da fábrica. No caso de Shi, sua verdadeira idade de 15 anos não cumpriu os padrões da Apple e as leis chinesas.

Embora a maioria das empresas de tecnologia contrate grandes fabricantes chineses e tenha sido forçada a abordar questões trabalhistas nos últimos anos, a Apple fez uma exibição pública de seus esforços para garantir condições de trabalho seguras a seus fornecedores. A empresa disponibiliza ao público uma lista completa de seus fornecedores atuais e publica relatórios anuais sobre o estado da saúde, segurança e educação dos trabalhadores em todos os níveis de sua cadeia de suprimentos mundial.

Apesar desses esforços, persistem condições deploráveis ​​de trabalho e supervisão inadequada em muitas empresas chinesas, levando a tragédias potencialmente evitáveis, como a morte do Sr. Shi. A Apple não comentou a situação e Pegatron, embora expresse simpatia pelas mortes, não admitiu nenhuma irregularidade e relata que suas investigações internas não renderam nada de preocupante.

Preocupação renovada após a morte de 15 anos de idade no fornecedor da apple pegatron