Uma das mudanças trazidas pelo Windows 8.1, disponível agora para desenvolvedores e lançada ao público em 17 de outubro, é o retorno do botão Iniciar. A versão inicial do Windows 8, lançada em outubro passado, omitiu controversamente o botão Iniciar e o Menu Iniciar, grampos do sistema operacional da Microsoft desde o Windows 95. Enquanto muitos usuários querem que a Microsoft traga de volta o menu Iniciar completo, o retorno do botão Iniciar no Windows 8.1 é um compromisso que a empresa espera aumentar a adoção de seu novo sistema operacional.
Infelizmente para a gigante do software Redmond, é impossível agradar a todos. Alguns usuários preferem a experiência da área de trabalho do Windows 8 sem o botão Iniciar e adotam a filosofia de design que levou a Microsoft a abandonar o botão e o menu em primeiro lugar.
Um desses usuários é Sergey Tkachenko, da WinAero, que foi aos fóruns da Neowin quarta-feira para anunciar o lançamento do “StartIsGone”, um utilitário que remove o botão Iniciar do Windows 8.1.
StartIsGone é um pequeno utilitário nativo que fica na área de notificação da barra de tarefas do usuário e permite que o usuário desative o botão Iniciar. Uma vez ativado, o botão Iniciar desaparece e os itens restantes da barra de tarefas fixos do usuário mudam para a esquerda para preencher a lacuna, assim como aparecem na versão inicial do Windows 8. Os usuários ainda podem passar o cursor do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela para acesse as funções do botão, mas não ocupará um slot potencialmente valioso na barra de tarefas da área de trabalho.
O botão Iniciar deve ser desativado toda vez que o computador reiniciar, mas a preferência de que o StartIsGone seja executado automaticamente durante a inicialização pode lidar com o processo, garantindo que os puristas que gostam de Sinofsky nunca vejam esse botão Iniciar de maneira covarde.
O StartIsGone já está disponível gratuitamente no WinAero nas versões de 32 e 64 bits. Se você achar o utilitário útil, sempre poderá optar por doar via PayPal para apoiar os esforços de Sergey.