Linhas estranhas que aparecem em todo o monitor não são novidade. Você pode ver muitos deles, ou apenas um. Eles podem ser horizontais ou verticais. Às vezes, existem tantos deles que você mal consegue ver nada no visor. Outras vezes, é apenas uma ou duas.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Se você vir linhas vermelhas verticais na tela do monitor, geralmente não há motivo para entrar em pânico. Na maioria das vezes, é devido a algum problema benigno de software que você pode corrigir facilmente. Mesmo que seja um problema de hardware, uma visita ao técnico de reparo do computador deve ser suficiente.
Antes de tomar qualquer outra ação, é bom determinar a causa do problema. Este artigo o guiará pelo processo de solução de problemas e ajudará a determinar se o problema está relacionado ao hardware ou software.
Verifique a causa do problema
Linhas vermelhas verticais geralmente indicam um problema com seu driver ou outro software. A melhor maneira de garantir que não seja um problema de hardware é inserir as configurações do BIOS. Como o BIOS não faz parte do seu sistema operacional, também não faz parte do software do seu computador.
Para entrar no BIOS, siga estas etapas:
- Reinicie o seu computador. Antes de o sistema iniciar a inicialização, você verá uma tela.
- Na tela, você verá qual tecla deve pressionar para entrar no BIOS. Essa chave pode variar dependendo do fabricante do computador. Se você não conseguir encontrá-lo na tela, procure-o na internet.
- Depois de entrar no BIOS, verifique se as linhas vermelhas ainda aparecem.
Se as linhas vermelhas não estiverem mais lá, o problema está no seu software. No entanto, se as linhas ainda estiverem lá, é um problema de hardware. Isso significa que algo está errado com o seu monitor.
E se for um problema de software?
Se o problema estiver relacionado ao software, na maioria das vezes o driver o está causando. Isso geralmente acontece se o computador e a placa gráfica não estiverem conectados o suficiente. Além disso, isso pode significar que o driver está desatualizado ou não pode lidar com as resoluções de tela.
Atualizando drivers de vídeo
A melhor maneira de avançar é atualizar os drivers de vídeo. Para fazer isso, você deve:
- Clique com o botão direito do mouse no botão 'Iniciar' no canto superior esquerdo da tela.
- Clique em 'Gerenciador de dispositivos'.
- Encontre 'Adaptadores de vídeo'. Pressione na seta à esquerda para expandir a lista.
- Clique com o botão direito na sua placa gráfica e pressione Propriedades.
- Selecione a guia 'Driver' na parte superior.
- Clique na opção 'Atualizar driver'.
Isso instalará a versão mais recente do seu driver de GPU. Quando você reinicia o computador, as linhas vermelhas devem desaparecer.
Remoção de drivers de vídeo
Se as linhas vermelhas permanecerem, você deve primeiro tentar remover o driver completamente. Para fazer isso:
- Siga as etapas de 1 a 5 do guia anterior e selecione “Desinstalar dispositivo”.
- Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da área de trabalho e selecione "Configurações de vídeo".
- Role para baixo até chegar à seção 'Resolução'.
- Defina a resolução para 800 × 600 ou 1024 × 768.
- Reinicie o computador.
As linhas vermelhas devem desaparecer.
Observe que isso significa que você não terá mais os drivers da placa de vídeo. Você precisará baixá-los novamente. É por isso que é bom escrever o nome do modelo da sua placa de vídeo.
Se as linhas vermelhas persistirem, pode haver um problema de hardware.
E se for um problema de hardware?
Se você possui um computador desktop e um monitor, um monitor pode estar causando o problema. A melhor maneira de verificar se o seu monitor é o culpado é conectar o computador a outro monitor que esteja funcionando e ver se as linhas vermelhas também aparecem nele.
Se o fizerem, o problema pode estar no cabo de conexão ou na sua placa gráfica. No entanto, se as linhas desaparecerem, substitua o monitor.
Se você possui um laptop, é necessário abrir o painel frontal e acessar a tela. Em seguida, você pode mexer na tela para ver se consegue encontrar o problema.
Você também pode tentar substituir o cabo de fita. Um vai para a porta da sua tela e o outro para a porta na placa-mãe. Geralmente, um cabo de fita com defeito pode atrapalhar a exibição do monitor.
Não mexa muito sozinho
Se você nunca abriu um laptop sozinho antes, é melhor levá-lo a uma oficina. Dessa forma, você não arrisca mais danos e os técnicos de reparo do computador podem descobrir qual é o problema. É sempre melhor deixar isso para os especialistas do que levar o assunto para suas próprias mãos.