Recebi uma pergunta na área do PCMech Premium que perguntou se o Windows 7 apresentaria um Adicionar / Remover aprimorado que desinstalaria completamente os programas em comparação com o XP. Minha resposta foi fácil, e expliquei o porquê. Entro em detalhes sobre isso.
Primeiro, direi que os programas que deixam o lixo para trás definitivamente não são apenas para Windows . No Mac, é mais ou menos necessário ter o App Zapper. No Linux, há o BleachBit. Em outras palavras, nenhum sistema operacional está a salvo da porcaria deixada para trás por programas de terceiros.
A questão, porém, é: por que isso acontece em primeiro lugar?
Existem três respostas básicas.
Resposta 1: Quanto mais coisas o programa "ligar", mais difícil será desinstalar.
Na pergunta que recebi originalmente, o exemplo citado foi o Adobe Reader. Este software é famoso por deixar um monte de lixo para trás por causa de todas as coisas em que ele se prende.
Na instalação, o Reader é um programa independente. Mas em uma instalação "expressa", ele se conectará ao Internet Explorer, Firefox e possivelmente ao Microsoft Office. Isso é um monte de coisas que o Reader colocou em suas garras e, portanto, mais difícil será sair .
Resposta 2: Não fechando os programas antes da desinstalação (erro da parte do usuário).
Você sabe quantos programas afirmam "Feche todos os seus aplicativos antes de instalar". O mesmo é correto para a desinstalação também. Alguns programas são "inteligentes" o suficiente para dizer: "Ei! Você! Feche suas coisas antes de desinstalar para que eu possa sair daqui com segurança!" No entanto, muitos programas não fazem isso.
Exemplo: Java.
A grande maioria de nós usa Java apenas no navegador da web. Se o navegador estiver em execução enquanto você desinstala, as chances são altas de que algo irá estragar.
Resposta 3: Código de baixa qualidade.
Se um programa de terceiros instalar incorretamente, ele será desinstalado incorretamente. Código de porcaria é um código de porcaria, puro e simples, e nenhum sistema operacional pode corrigi-lo magicamente.
O que você pode fazer quando se estraga com a desinstalação de um programa
Instale-o novamente para desinstalá-lo novamente
Embora isso pareça ridículo, isso funciona na grande maioria das vezes. Você instala algo, decide que não gosta e desinstala. O procedimento de desinstalação apresenta um erro. Oh-oh. Então você executa um programa "mais limpo" para se livrar dele. Isso também não funcionou. Agora você está preso a isso por toda a vida?
Não.
A instalação do programa novamente normalmente soluciona qualquer problema que tenha, permitindo desinstalá-lo corretamente na segunda vez.
Feche todos os programas primeiro
Feche o (s) navegador (s). Feche o seu antivírus temporariamente. Feche qualquer outra coisa que você tenha aberto. Tudo isso. Faça se você sente que precisa ou não. Depois disso, desinstale.
Usando um limpador? Reinicie após a desinstalação de um programa antes de executá-lo.
Você instala um programa. Esse programa se conecta a muitas coisas. Você desinstala esse programa. No entanto, o sistema operacional ainda pensa que você o instalou devido à sessão atualmente carregada. Então você reinicia. Na sessão recém-criada, o sistema operacional "sabe" que ele desapareceu completamente. Nesse ponto, você executa o programa de limpeza e não antes.
O programa usa complementos ou plugins?
Por maiores que sejam os complementos / plugins, eles podem deixar para trás uma tonelada de lixo. O Firefox é um bom exemplo disso. O processo de desinstalação não remove todos os complementos inseridos nele, nem os arquivos de configuração específicos para esses complementos. Você precisa primeiro desinstalar tudo isso antes de remover o próprio programa do navegador.
Evite atualizar programas se as versões estiverem muito afastadas
Digamos que, por qualquer motivo, você esteja executando uma versão antiga do OpneOffice, versão 1. Você vê a versão 3.1 e decide que é uma boa ideia atualizar.
Na verdade não.
Você estava na versão 2 do OO, então eu diria que vá em frente com a atualização. Mas a partir da versão 1, não. Muito velho. As chances são altas de que algo irá atrapalhar.
O que acontece com versões antigas de software é que as novas versões que estão significativamente à frente em termos de versão geralmente não são instaladas "limpas", causando problemas mais tarde.
Regra geral prática: se o programa em questão tiver duas versões principais à frente em relação ao número da versão, é melhor desinstalar o antigo e executar uma instalação inicial do novo (a menos que o programa em questão seja especificamente compatível com uma atualização de algo dois lançamentos ou mais por trás).
Qual é o pior programa que você teve dificuldade para se livrar?
Você conseguiu desinstalá-lo ou ainda está lá? Você acha que foi seu erro ou recomenda que as pessoas fiquem longe do programa X como uma praga? Deixe-nos saber nos comentários.