Anonim

Minha opinião sobre o CEO da Apple, Tim Cook, cresceu significativamente nos últimos anos desde que assumiu o controle de uma das empresas mais importantes do mundo. Depois de enfrentar o desafio durante um período difícil e difícil, ele manteve a Apple apontada na direção certa, apesar de alguns erros no caminho. Essa tendência continuou na manhã de segunda-feira, quando, com a ajuda de um excelente desempenho do vice-presidente da Apple, Craig Federighi, a empresa de Cook fez um discurso histórico da WWDC, cujas implicações completas moldarão a Apple e o setor nos próximos anos.

Mas, no meio de todo esse progresso e sucesso, o Sr. Cook continua me confundindo, perdendo tempo, ocasionalmente, com estatísticas e números sem sentido e muitas vezes enganosos, exercícios que costumam ser insignificantes na concorrente Microsoft. Eu já falei sobre essa prática no passado e continuo esperando a cada passo que passa na Apple que ele finalmente supere esse absurdo. Infelizmente, a palestra de segunda-feira da WWDC não viu minha esperança cumprida.

No início da palestra, o Sr. Cook elogiou a taxa de adoção do OS X Mavericks. Lançado em outubro passado, o sistema operacional está, segundo a Apple, rodando em 51% de todos os Macs atualmente em uso. É uma taxa de adoção fantástica para um sistema operacional de desktop e é algo que o Sr. Cook e seus funcionários devem se orgulhar.

Mas, em vez de deixar as coisas assim, Cook sentiu a necessidade de experimentar a "frenemy" Microsoft e seu notório sistema operacional Windows 8. Como Cook explicou com um sorriso, o Windows 8 tem uma base de instalação de apenas 14% de todos os PCs com Windows atualmente em uso, apesar de estar no mercado um ano inteiro a mais do que o Mavericks. Quão triste para a pobre Microsoft , o Sr. Cook sugeriu o riso da multidão.

Como afirmações semelhantes que Cook fez nos últimos meses, no entanto, a verdade da comparação não faz sentido, e apenas alguns minutos de pesquisa revelam uma estatística que os executivos da Apple nunca reconheceriam: Em termos de uso bruto, o Windows 8 sopra o SO X fora da água .

Logo antes de fazer a comparação com o Windows, o Sr. Cook forneceu alguns dados interessantes sobre o estado do uso do Mac. Com 40 milhões de downloads do OS X Mavericks e uma base de instalação do Mavericks de 51%, a base geral atual de instalação do Mac é de 78, 5 milhões. Novamente, se o Sr. Cook tivesse simplesmente parado por aqui, não haveria problema, mas ele continuou com uma comparação com o Windows.

Cook estava aproximadamente correto em sua avaliação do estado da adoção do Windows 8. Com base nos dados do NetMarketShare, em maio de 2014, o Windows 8 pode ser encontrado em cerca de 14% de todos os PCs atualmente executando o Windows. Mas com uma participação de mercado geral de cerca de 1, 5 bilhão, os PCs com Windows representam quase 91% de todos os computadores em uso no mundo. Em termos simples, isso significa que o Windows 8, amplamente considerado um "fracasso" por críticos e concorrentes, está sendo usado em cerca de 210 milhões de PCs em todo o mundo . Isso é mais de 5 vezes a base de instalação do Mavericks e mais de 2, 5 vezes a base de instalação de todos os Mac atualmente em uso .

Também é importante notar que o Windows mantém essa liderança, mesmo que não compartilhe o preço "gratuito" do OS X Mavericks. Além disso, os dados do NetMarketShare monitoram o compartilhamento do sistema operacional de computadores que estão realmente em uso e conectados à Internet. Enquanto isso, a Apple mediu o Mavericks em termos de "cópias instaladas", o que pode ser uma estatística maior que o número de Macs com o Mavericks atualmente em uso (aqui no TekRevue , por exemplo, baixamos e instalamos o Mavericks pelo menos 20 vezes desde seu lançamento público à medida que construímos e recriamos sistemas de teste, executamos a solução de problemas e configuramos máquinas virtuais, mas apenas quatro Macs executam ativamente o sistema operacional). Não está claro como a Apple está medindo exatamente isso, mas todas essas advertências dizem que o Windows 8 tem uma base de instalação comparativamente grande, apesar de vários fatores que não estão a seu favor.

Apple e Tim Cook não precisam se aventurar no campo das estatísticas do lixo

Agora, eu posso sentir o sangue fervendo em alguns de vocês enquanto você lê isso. Quem é o cara do $ #! & @? Ele não percebeu que Tim estava apenas tentando mostrar aos desenvolvedores o quão bem-sucedida a plataforma OS X é com a adoção da atualização? Que perdedor! Sim, sim, entendi. Mas eis o seguinte: em termos de um desenvolvedor verdadeiramente independente que está debatendo entre a criação de aplicativos para OS X ou Windows, Cook está tentando enganá-los.

Primeiro, é uma aposta segura que qualquer desenvolvedor que pagou para participar da WWDC já esteja comprometido com as plataformas da Apple; portanto, nesse contexto, os comentários de Cook podem ser desculpados como simplesmente uma brincadeira divertida na grande e maligna Microsoft para o benefício dos maiores fãs da Apple. Mas é absurdo argumentar que o Sr. Cook não está totalmente ciente de que todo o mundo desenvolvido está prestando atenção à WWDC de alguma forma ou forma; portanto, sabemos que muitos desenvolvedores novos e existentes prestam muita atenção à conferência para ajudá-los a decidir o futuro de seus aplicativos e empresas.

Segundo, está claro que o objetivo aberto do Sr. Cook na comparação era dizer a esses desenvolvedores em potencial: “ei, desenvolvam para o OS X porque uma porcentagem maior de nossos usuários está executando as versões mais atuais do nosso software”. bela ilustração da frase “Mentiras, Mentiras Condenadas e Estatísticas”, os dois gráficos de pizza apresentam um contraste surpreendente que faria observadores menos cuidadosos pensarem que o OS X estava comendo o almoço do Windows.

Mas uma porcentagem não tem sentido sem contexto. Eu poderia inserir o Linux no sistema operacional TekRevue , instalá-lo em cinco computadores e afirmar que “100% dos usuários do sistema operacional TekRevue estão executando a versão mais recente!” Apesar dessa estatística impressionante, qualquer desenvolvedor seria tolo em desperdiçar os recursos para criar software para o software. tal plataforma.

E isso não quer dizer que o OS X seja ruim ou que o Windows seja melhor. O Windows 8 tem alguns problemas (embora tenham sido exagerados por muitos na mídia), e o OS X é o sistema operacional mais usado aqui no TekRevue , mas a verdade por trás dos gráficos de Tim Cook é que o Windows 8, a chamada "falha" está sendo usada por mais pessoas em todo o mundo do que todas as versões do OS X combinadas. E se você é um desenvolvedor que decide entre Windows e OS X, seu público será significativamente maior se você se juntar à equipe de Redmond.

É claro que existem muitos outros fatores que os desenvolvedores consideram, além do compartilhamento total de uso, e o OS X fornece toneladas de APIs, ferramentas e tecnologias exclusivas que não estão disponíveis para os desenvolvedores em nenhuma outra plataforma. Então, por que não focar apenas no bem? Vá em frente e elogie Mavericks e iOS, destaque as incríveis ferramentas disponíveis para os desenvolvedores da Apple, compartilhe todo tipo de marketing enganoso que mostra como os dispositivos e softwares da Apple estão mudando o mundo.

Mas pare de se aventurar no campo das estatísticas do lixo. Está abaixo da empresa e de seus executivos, e lança uma sombra desagradável e completamente desnecessária sobre uma série de anúncios monumental.

Verificação da realidade: o Windows 8 ultrapassa os independentes de mais de 5 para 1