Com aproximadamente 974 milhões de contas, o Twitter é um dos serviços mais populares do mundo. Mas um número surpreendentemente grande dessas contas não participou da atividade principal do serviço. De acordo com um relatório recente da empresa de rastreamento Twopcharts, 44% de todas as contas atuais do Twitter nunca enviaram um único tweet.
Os números do Twopcharts podem enganar - afinal, muitas contas falsas de "spam" no Twitter twittam constantemente, enquanto usuários "reais" podem obviamente se beneficiar do serviço como observador passivo dos tweets de outros - mas eles se correlacionam com os próprios números do Twitter para demonstrar que um grande número da vasta base de usuários da empresa não se envolve com o serviço regularmente.
Por exemplo, o Twitter relata que mediu 241 milhões de usuários ativos nos últimos três meses de 2013. Mesmo com uma ampla definição de "ativo" (um usuário que efetua login pelo menos uma vez por mês), isso representa apenas 25% da empresa total da conta total.
Embora os usuários passivos ou ocasionais do Twitter ainda sejam uma parte importante do serviço, a baixa taxa de engajamento ativo não é uma boa notícia para a empresa, que enfrentou dificuldades este ano depois de apresentar um forte desempenho após sua abertura de capital em novembro. Os usuários ativos não têm mais probabilidade de continuar usando o serviço no futuro, seus tweets e retweets são cruciais para gerar receita com anúncios para a empresa.
O Twitter se recusou a responder oficialmente aos dados do Twopcharts, mas a empresa tomou medidas visíveis recentemente para incentivar um envolvimento mais ativo de seus usuários. No ano passado, o Twitter alterou a formatação do tweet para fazer com que as imagens anexadas aparecessem alinhadas com o feed do usuário e seguiu este ano lançando notificações pop-up em sua interface da Web, além de um novo layout de perfil semelhante ao Facebook.
As duas últimas mudanças são novas demais para ter um efeito mensurável no uso, mas a empresa espera, sem dúvida, que eles dêem aos usuários novos e existentes um motivo para verificar o serviço novamente e, de preferência, ficar com mais de um tweet ou dois. Tempo.