Anonim

Anteriormente, vimos como você pode usar o comando shutdown através do Prompt de Comando do Windows para desligar e reiniciar os PCs conectados remotamente. Depois de entender como o comando funciona, o uso do comando shutdown e seus vários parâmetros é relativamente rápido e fácil, mas se você se conectar frequentemente ao mesmo PC remoto, poderá economizar tempo criando seu próprio arquivo em lotes de desligamento ou reinicialização. Aqui está como.
Para aqueles que não estão familiarizados com o conceito, os arquivos em lotes (também conhecidos como programas ou scripts em lotes ) são arquivos de texto não processados ​​que contêm uma ou mais instruções da linha de comando. Um usuário pode criar um arquivo em lotes digitando os comandos desejados em ordem e, em seguida, o computador executará cada comando em sequência quando o arquivo for executado. Os arquivos em lote podem simplificar bastante tarefas repetitivas, permitindo que os usuários criem instruções potencialmente complexas da linha de comando apenas uma vez e depois executem repetidamente os comandos conforme necessário com apenas um clique.
Existem vários usos para arquivos em lote, mas hoje estamos focados em criar um arquivo relativamente simples que desligue ou reinicie nosso PC Windows conectado remotamente com as opções e parâmetros desejados. Para começar, primeiro reserve um minuto para revisar como o comando shutdown funciona, incluindo seus parâmetros principais.
Em seguida, enquanto estiver conectado ao PC remoto, crie um novo documento de texto em branco no Bloco de Notas (nota: você pode criar seu desligamento ou reiniciar o arquivo em lotes em qualquer computador e depois transferi-lo manualmente para o PC remoto, mas criando-o diretamente no PC remoto salva uma etapa).
Com o documento em branco do Bloco de notas aberto, crie seu comando de reinicialização ou desligamento. Em nosso exemplo, queremos que nosso arquivo em lotes reinicie nosso PC remoto, force o fechamento de todos os aplicativos abertos e reinicie imediatamente sem demora. Com base nos parâmetros de comando apropriados para o comando shutdown, digitaremos o seguinte no nosso documento do Bloco de notas:

shutdown -r -f -t 0

Para recapitular, o comando shutdown é usado para desligar e reiniciar um PC com base no parâmetro correto. Nesse caso, usar -r informa ao comando que queremos reiniciar. O parâmetro -f informa ao comando para forçar o fechamento de aplicativos em execução, o que impede que erros ou programas impeçam inadvertidamente o PC remoto de executar o comando de reinicialização. Por fim, o parâmetro -t instrui o comando a executar a reinicialização com um atraso de zero segundo ( 0 ).
Você pode personalizar o comando shutdown como desejar, como desligar o PC remoto em vez de reiniciá-lo ( -s em vez de -r ), adicionar um atraso de tempo, exibir uma mensagem personalizada antes de desligar e muito mais. Você também pode combinar comandos de desligamento junto com nomes ou endereços específicos de computadores para reiniciar ou desligar vários PCs ao mesmo tempo.


Quando terminar de criar seu comando de desligamento, vá para Arquivo> Salvar e navegue para um local conveniente para o seu arquivo em lotes. Em seguida, selecione o menu suspenso Salvar como tipo e selecione Todos os arquivos . Por fim, atribua um nome ao arquivo em lotes na caixa Nome do arquivo e termine-o com uma extensão .bat . Em nosso exemplo, nomearemos nosso arquivo em lote como Remote Reboot.bat e o colocaremos na área de trabalho do nosso PC remoto.


Agora você pode fechar o Bloco de Notas e, se estiver pronto, testar o arquivo em lotes clicando duas vezes nele para executá-lo. Se o comando shutdown foi formatado corretamente, você verá o PC remoto reiniciar ou desligar com os parâmetros e opções designados. Depois de verificar se o arquivo em lote funciona conforme o esperado, você pode duplicar e modificar o comando conforme necessário para PCs remotos adicionais.
Observe também que estamos usando um arquivo em lotes para automatizar o comando shutdown no contexto de um PC remoto, mas esse comando e o próprio arquivo em lotes funcionarão em qualquer PC com Windows no qual é executado (ou em qualquer PC em rede designado pelo -m parâmetro), incluindo o seu PC local. Este artigo também focou na execução do arquivo em lotes por meio de uma GUI da área de trabalho remota, mas você também pode iniciar um arquivo em lotes pela linha de comando.

Desligue ou reinicie rapidamente um PC remoto com um arquivo em lotes personalizado