A Área de trabalho remota é um recurso do Windows que permite conectar-se de um PC (ou Mac ou dispositivo móvel compatível) a outro PC através da sua rede local ou da Internet. Isso permite a você, por exemplo, acessar seu PC do trabalho de casa, ajudar remotamente um membro da família na solução de problemas técnicos ou verificar um servidor de arquivos do outro lado da casa. Discutimos anteriormente como habilitar a Área de Trabalho Remota no Windows 10 e, embora essas etapas ainda funcionem, a Atualização de Criadores de Queda do Windows 10 introduziu outro método.
Se você estiver executando o Windows 10 versão 1709 ou mais recente, a nova maneira de habilitar e gerenciar a Área de Trabalho Remota é através do aplicativo Configurações. Para conferir, clique no botão Iniciar e selecione Configurações (o ícone de roda dentada na parte inferior esquerda do menu Iniciar). Em seguida, na janela Configurações, selecione Sistema e escolha Área de trabalho remota na lista de opções à esquerda.
Você pode usar a chave de alternância na parte superior da janela para ativar ou desativar a Área de Trabalho Remota, bem como definir suas configurações relacionadas. Isso inclui garantir que o seu PC não entre no modo de suspensão quando a Área de Trabalho Remota estiver ativada (você não conseguirá se conectar remotamente se o PC estiver inativo ou desligado) e permitir que ele seja detectável na rede local para que você possa se conectar sem saber o endereço IP do PC remoto.
Essa tela também lembra o nome do seu PC, que você pode usar para conectar em vez de um endereço IP. Mas lembre-se de que você pode alterar o nome do seu PC para algo mais fácil de lembrar do que o nome padrão atribuído durante a instalação do Windows. Por fim, enquanto o usuário administrador do PC terá acesso automático à Área de Trabalho Remota quando estiver ativado, você pode usar a seção Contas de Usuário para designar usuários autorizados adicionais, conforme desejado.
Se você já conhece o funcionamento da Área de Trabalho Remota, encontrará todas as opções relevantes agora em Configurações, mas ainda pode usar o método antigo, se preferir, pelo menos por enquanto. Observe, no entanto, que a Microsoft está removendo lentamente as interfaces herdadas a cada atualização do Windows 10, portanto, pode ser uma boa ideia começar a se acostumar a gerenciar a Área de Trabalho Remota no aplicativo Configurações.
Uma nota final para os novos na Área de Trabalho Remota: as etapas descritas aqui devem ser executadas no PC ao qual você deseja se conectar . Portanto, por exemplo, se você deseja conectar-se remotamente ao seu PC comercial a partir de casa, execute estas etapas para ativar a Área de Trabalho Remota no seu PC comercial . A Área de Trabalho Remota não precisa estar ativada no PC a partir do qual a conexão remota é iniciada (por exemplo, seu PC doméstico em nosso exemplo).