A Microsoft realmente deseja que você use a Cortana, o assistente digital interno do Windows 10. Na verdade, eles querem que você use a Cortana tanto que o incomodam com notificações, mesmo que você nunca tenha tocado a Cortana. Embora certamente não seja ideal que a Microsoft faça isso por padrão no Windows 10, a boa notícia é que você pode pelo menos desativar as notificações da Cortana, independentemente de usar ou não o recurso.
Primeiro, se você receber uma das notificações da Cortana enquanto ela ainda estiver em sua Central de Ações, poderá desativar rapidamente as notificações da Cortana passando o cursor sobre a notificação, clicando no ícone de engrenagem pequena e selecionando Desativar notificações da Cortana .
Se você ainda não tem uma notificação da Cortana em espera, pode desativá-la a qualquer momento, indo para Configurações> Sistema> Notificações e ações . Role para baixo até a seção Receber notificações desses remetentes e localize a entrada para Cortana.
Você pode clicar no botão de alternância para desativar completamente as notificações da Cortana ou clicar no ícone da Cortana para ver configurações adicionais.
Essas configurações permitem limitar as notificações da Cortana se você não quiser desativá-las completamente. Por exemplo, você pode ocultar os banners de notificação, mas ainda assim permitir que eles apareçam no Action Center, desativar os sons das notificações da Cortana ou priorizar como eles aparecerão no Action Center.
Cada alteração que você fizer entrará em vigor imediatamente; não é necessário sair ou reiniciar para salvar suas alterações. Observe também que desativar as notificações da Cortana não desativa a própria Cortana. Você pode continuar usando todos os outros recursos de assistente de voz e pessoal da Cortana, apenas não receberá nenhuma notificação do serviço. Isso deve ser bom para a maioria das pessoas, mas lembre-se de ativar as notificações da Cortana novamente, se você confiar nela para itens como lembretes e rastreamento de pacotes.