Anonim

A maioria dos usuários conhece o Microsoft Windows por um de seus principais nomes de versão - por exemplo, Windows XP, Windows 7, Windows 10 - mas é importante observar que cada versão principal do Windows é subdividida em vários números de compilação, para suportar determinadas plataformas de hardware ou para acomodar atualizações menores de segurança e recursos que ocorrem durante a vida útil de uma versão principal do Windows. Esses números específicos de compilação do Windows são ainda mais importantes hoje, pois a Microsoft prometeu continuar desenvolvendo o Windows 10 indefinidamente, com certos números de compilação sinalizando marcos no desenvolvimento do sistema operacional.
Apesar da crescente importância do número de compilação do Windows na era do Windows 10, esse número não é facilmente visível para usuários com uma instalação padrão do Windows 10. No entanto, ainda existem várias maneiras rápidas e fáceis de ver o número de compilação em qualquer versão do Windows 10, se você souber onde procurar. Aqui estão os dois melhores métodos para encontrar o número de compilação do Windows 10.

Método 1: Menu 'Sobre o Windows'

A Microsoft há muito inclui no Windows uma ferramenta útil que revela a maioria das informações cruciais que os usuários precisam saber sobre a versão e o licenciamento da cópia do Windows instalada em seu PC. A parte lamentável é que essa ferramenta está escondida em um local onde usuários comuns não pensariam em procurar.
A ferramenta é chamada winver e, quando executada, inicia um menu rotulado Sobre o Windows que fornece a versão exata da edição do Windows atualmente instalada, seu número de compilação específico e o nome do usuário ou organização licenciado.


Para acessar o winver no Windows 10, use a Cortana ou a pesquisa no menu Iniciar para pesquisar o winver . Selecione-o na lista de resultados e você verá o menu Sobre o Windows aparecer. Em nossa captura de tela de exemplo, o winver nos diz que estamos executando o Windows 10 Pro, Build 10586.14, que é a versão mais recente disponível ao público do Windows 10 na data da publicação desta dica. Também podemos ver que esta cópia do Windows é licenciada, sem surpresa, para o TekRevue .


Se você preferir iniciar o winver manualmente, encontrará o winver.exe localizado em C:> Windows> System32 .

Método 2: linha de comando

Se você preferir a linha de comando - por exemplo, em uma situação em que está acessando um PC remotamente - também poderá determinar o número de compilação do Windows 10 usando os comandos ver ou systeminfo ( nota: você também pode digitar “winver” no Prompt de Comando e iniciará o menu Sobre o Windows mostrado acima). Começando com o comando anterior, basta digitar ver no prompt de comando, pressione Enter e você verá sua versão do Windows e o número da compilação aparecer na linha subseqüente.


Como alternativa, você pode digitar systeminfo para receber não apenas o número de compilação do Windows 10, mas também uma série de informações sobre o seu PC e seu hardware, como a configuração atual da rede ou até a data de instalação original do Windows.


Observe, no entanto, que esse segundo método é potencialmente menos útil porque omite as pequenas atualizações (os números à direita do ponto decimal) no número da compilação fornecido pela ferramenta winver . Um exemplo perfeito de por que isso é importante é a recente atualização cumulativa da atualização de outono do Windows 10. O número da versão original da atualização de outono era 10586.0, mas após a instalação da atualização cumulativa, esse número aumentou para 10586.14. Somente o método winver forneceu essas informações extras, enquanto as opções da linha de comando mantiveram o mesmo identificador "10586". Portanto, o método winver acima é provavelmente o melhor e mais fácil para a maioria dos usuários.

Dica rápida: como encontrar o número de compilação do Windows 10